domingo, junho 25

Elixir da eterna juventude!

Descobri ontem que possuo o tão desejado elixir da eterna juventude. Maravilha! Estava eu e alguns amigos à porta do bar que frequento 3 a 4 vezes por semana quando um porteiro que nunca vi mais gordo me barra a entrada e me pergunta a idade com ar inquisitório. Ao som dos meus 25 anos e com um ar pouco crédulo lá me deixou entrar, sentindo-se algo envergonhado!! Nada disto seria grave se eu, do grupo de amigos que me acompanhavam, não fosse a mais velha. Seguiu-se a risota total e algumas acusações de pedofilia naturais destas situações. O que é certo é que me soube lindamente o "elogio". Cada dia que passa as responsabilidades inerentes à idade começam a pesar e dou por mim, frequentemente, a suspirar pelos meus 16 anos... por uns momentos voltei a essa idade e deu vontade de sorrir. :)

quinta-feira, junho 22

Porque há pessoas que não se esquecem...

Longe de querer fazer deste blog um diário sentimento-confessional, hoje foi um dia único. Envolvida pelas saudades dos miúdos (a minha avó diz que isto passa com os anos de serviço) voltei à escola para matar saudades das minhas cubs. Levei comigo a Maria João e a Joana, uma amiga dela. A João é já presença habitual naquela sala, apaixonada como está por aquelas pestes. A Joana acho que saiu de lá tão tonta como nós. Aqueles miúdos têm qualquer coisa. Das 6 turmas que leccionei este ano nenhuma me tocou assim...
Assim que lá chegámos a aula acabou. O Professor Arménio desistiu de dar a aula e deu-se início à paródia.. jogos de futebol, centenas de fotografias, bulhas para tirar fotos com os meus óculos de sol, amuanços e porrada entre eles e muitos muitos beijos e abraços todos pegajosos com o calor deste primeiro dia de verão. Saimos de lá emocionados. Todos. Eles vão continuar as suas vidas para outra escola e eu e o Arménio ficaremos ali... é a lei da vida e há que deixá-los crescer, por muito que as saudades apertem já e ainda agora de lá saí!
Um beijão aos meus meninos! :)



Como a João é uma homeless em termos de blog, já que o dela é de bola e, pior, rival do meu,
(PIMBAS!! Desculpa, mas tinha de arranjar motivo de falatório!!!!) cedo-lhe aqui um espaço, a contragosto, claro, para que fique um registo do quanto fomos ali felizes hoje! ;)


Sinceramente não sei em que dia foi. [Mas foi num dia lindo!], estávamos em Dezembro já prestes para celebrar a noite de Natal. E foi mesmo isso que os meninos quiseram comemorar juntamente com os pais, professores e intrometidos [Tipo eu :D]
Nessa festa conheci os miúdos mais LINDOS, mais apertáveis, mais tudo que alguma vez pensei em conhecer. Eles não tinham mais que os outros. Mas estes eram especiais. Muito, mesmo. Notava-se só de olhar para aquelas carinhas que sorriam por causa de qualquer pormenor pequeno. Que, apesar de tudo, olhavam a vida duma forma positiva. Muitas vezes sem motivos para tal.
E desse grupo de miúdos, houve um que me encantou. [E juro que não estou a exagerar]! Foi ele, o Cadima! ;) Que miúdo especial! :) Não há mesmo palavras.
E como eu também tenho o direito a ter a minha sorte, vim a saber que era aluno da Ana! Ahaha :P
De vez em quando, ás Quartas lá ia eu. Ansiosa porque ia estar com os meus meninos! Feliz, tudo e mais alguma coisa.
Todas as semanas, tentava voltar a Vilela. Mas o estudo não deixou? :/
Mas não foi isso que impediu que eu continuasse a adorar aqueles miúdos!
Vivi experiências lindas lá. Sempre com o apoio da Ana e do Professor Arménio! [São uns fixes pah! :D]
Nem sempre fui no meu melhor humor para aquelas aulas. Mas os miúdos sempre souberam dar a volta, e pôr-me um sorriso na cara. Quando eu pensava que isso podia ser impossível.
E hoje foi o dia da despedida. :( Vou ter tantas saudades deles. Tantas. Tantas. Tantas.
Gosto mesmo MUITO deles. E, não querendo ser convencida, sei que ganhei um espaço no coração daqueles garotos. A eles um grande Obrigada! :)

De... Miss Sarajevo (U2 e Pavarotti)

You say that the river
finds the way to the sea
And as the river
you'll come to me
Beyond the borders
and the thirsty lands
You say that as river
As river
Love will come
Love
And I cannot pray anymore
And I cannot hope in love anymore
And I cannot wait for love anymore

Mas que m@$/# é esta???

Os admiradores de Siza Vieira que me desculpem, mas... o que raio foi ele fazer ao coração da Invicta???



E havia tantas ideias interessantes... sempre fui adepto da grande fonte luminosa para trazer mais cor e alegria ao centro da Invicta, para fazer daquela zona, de facto, o majestoso salão de entrada da minha cidade! Em vez disso, Siza contribuíu, de uma maneira irremediável, para o acentuamento do estereótipo do Porto: a cidade cinzenta e triste! É degradante, é sofrível, não é o meu Porto!

Que pena, meu Deus... que pena! Com uma beleza arquitectónica ímpar naquele lugar, transformaram-no numa casa mortuária... :(

quarta-feira, junho 21

Mundial de Futebol: é só amor...

Fomos buscar esta foto aos nossos amigos da Bola na Rede...



É amor, amigos... amor!! É por estas e por outros que Mundiais e Europeus deveria ser sempre que um homem quer! Não é Homem; é mesmo homem, o macho! :)

terça-feira, junho 20


És a estrela da alvorada e a madrugada junto ao cais
És tudo o que eu vejo em ti, és a alegria e muito mais
És a minha maçã de Junho, és o teu corpo e o meu
Amo-te mais que à vida, que a vida sem ti morreu
Amo-te mais que à vida, que a vida sem ti morreu

És a erva perfumada, debruada a girassóis
O trago do café quente nas manhãs entre lençóis
És a minha maçã de Junho e a minha noite de Verão
Anda, vem comigo, vamos, dá-me a tua mão
Anda, vem comigo, vamos, dá-me a tua mão

És o encontro na estrada, és a montanha e o pôr do sol
O vinho bebido em festa, és a papoila e o rouxinol
És a minha maçã de Junho e a minha estrela polar
Sem ti eu não tenho norte, sem ti eu não sei amar.
Sem ti eu não tenho norte, sem ti eu não sei amar.

Jorge Palma

Parabéns para ti que me fazes sonhar, sorrir e pensar que o dia de amanhã vale a pena, porque lá estás! :) O grave disto é que cada ano que passa estás mais velho e com pior feitio. ;) O beijo guardo para mais logo. A estas (des)horas e embora contigo longe só queria que soubesses que o meu pensamento está contigo, sempre! :)
PARABÉNS

And the Award for the WORST TV Show goes to...

6 Teen, by SIC Mulher (Gaja)



Absolutamente desolador, profundamente mau, assustadoramente deprimente! É, muito provavelmente, o pior programa de todas as grelhas da TV Cabo! É a prova viva que não basta ter uma cara bonita (até isso é discutível!) para ter sucesso na TV! Os gritos, as infantilidades e a estupidez fútil das apresentadoras dão uma imagem totalmente enjoativa do que é a adolescência!

A fugir a alta velocidade!

segunda-feira, junho 19

Férias! Finalmente entrei de férias! Passei um ano lectivo inteirinho a queixar-me das crianças que me faziam a cabeça em água e que ia chegar aos 40 anos cheia de pólipos e que já não tinha paciência para aturar os filhos dos outros e era por isso que não tinha os meus próprios e que tinha mais que fazer que tentar explicar que as cadeiras têm 4 pernas por algum motivo e que se calhar o facto de o puto estar estatelado no chão teria alguma coisa a ver com o assunto (pausa para respirar). Enfim. O facto é que só passou um fim de semana desde que entrei de férias e já sinto falta das pestes. Só de pensar que agora só em Setembro é que torno a gritar qual Madalena arrependida pelos pecados que eles cometem fico triste...
Mas o que realmente me deixa triste é que agora não tenho qualquer desculpa para não atacar a tese que, moribunda, se arrasta na secretária há meses e que convém ser feita antes que aquela cidade de Itália se torne uma realidade palpável na minha curta existência e me desgrace os planos futuros.
Prevejo, assim, uma inversão de papéis. Agora será a vez da minha querida mãe me explicar que tenho uma mesa linda no quarto, com uma cadeira igualmente catita (com quatro pernas por alguma razão) e que a devo utilizar nos próximos dois meses para trabalhar incessantemente e que gostaria de mever "Mestra" antes de morrer... Gritos se seguirão quando começar a arranjar desculpas para ir ao café, quando alegar que estou demasiado branca e necessito de ir à praia para bem da minha saúde e quando seleccionar as palavras ATÉ AO MEIO DIA e carregar na tecla DEL :)
Acho que vou gostar do meu regresso à vida de estudante (ou não)...

domingo, junho 18

Intimidades...

Para a Ana e Hélio...



Life can be found only in the present moment. The past is gone, the future is not yet here, and if we do not go back to ourselves in the present moment, we cannot be in touch with life...

Thich Nhat Hanh


Para que saibam: eu estou aqui! :)

sexta-feira, junho 16

a máfia reune-se hoje no Porto...
be afraid...
be very afraid =D

terça-feira, junho 13

Fan-tás-ti-co

Posso ter defeitos,
viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo
e que posso evitar que ela vá à falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver,
apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas
e tornar-se um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si,
mas ser capaz de encontrar um oásis
no recôndito da sua alma.

É agradecer a Deus cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica,
mesmo que injusta.

Pedras no caminho?
Guardo-as todas, um dia vou construir um castelo.

Fernando Pessoa

segunda-feira, junho 12

Anita à la South Park


E não é que ficou mesmo parecido!?
Beijinhos para o Bel!!! =D

Mas que mal fiz eu a Deus para os meus vizinhos da frente terem uma bandeira do Brasil na janela?!

Metáforas...

Naquele trilho secreto
Com palavras santo e senha
Eu fui língua e tu dialecto
Eu fui lume e tu foste lenha

Fomos guerras e alianças
Tratados de paz e passangas
Fomos sardas, pele e trança
popeline, seda e ganga

Recordo aquele acordo
Bem claro e assumido
Eu trepava um eucalipto
E tu tiravas o vestido

Dessa vez tu não cumpriste
E faltaste ao prometido
E eu fiquei sentido e triste
Olha que isso não se faz

Disseste que se eu fosse audaz
Tu tiravas o vestido
E o prometido é devido

Rompi eu as minhas calças
Esfolei mãos e joelhos
E tu reduziste o acordo
A um montão de cacos velhos

E eu que vinha de tão longe
(Do outro lado da rua)
Fazia o que tu quisesses
Só para te poder ver nua

Quero já os almanaques
Do fantasma e do patinhas
Do falcão e dos mandrakes
Tão cedo não terás novas minhas...

Carlos Tê

domingo, junho 11

Estádio Almedina!!




Hoje, o Portugal X Angola disputa-se na Almedina - Arrábida (Arrábida Shopping), a partir das 19:30h, com os comentários de Silvino (ex guarda-redes do FC Porto e do SC Espinho) e do árbitro Paulo Paraty!

Apareçam!!

terça-feira, junho 6

Porque a televisão também nos dá momentos assim...

De facto... às vezes, a caixinha mágica ainda é capaz de nos surpreender!

Durante o jantar desta noite, deliciei-me a ver os 10/15 minutos finais de um extraordinário documentário que a :2 transmitiu! Com o título Viver com os Lobos, esta é a história de dois cineastas, Jim e Jamie Dutcher, que investiram 6 anos da sua vida na convivência com uma alcateia.



Durante esse tempo, construíu-se uma comovente relação de amizade e de total confiança entre os lobos e este casal de humanos; foi mostrado um outro lado dos lobos, um lado dócil, de recompensa pela fidelidade, da união familiar! Talvez o ponto mais comovente deste documentário terá sido a autorização franca e maternal que a fêmea alfa deu a Jamie Dutcher para esta filmar a sua ninhada dentro do covil!
O momento de separação deu-se quando os Dutchers tiveram de transportar a alcateia para uma reserva índia; aí, tal como uns pais que se separam dos filhos, foi duro observar a despedida do casal de cineastas da alcateia! Porém, quase 1 ano depois, eles voltaram à reserva índia mas... com medo! Medo de não serem reconhecidos pelos próprios lobos... pura ilusão, foram recebidos com uma apoteótica sessão de lambidelas!

Um documentário absolutamente enternecedor, com a marca de qualidade da :2 e, por isso, o meu muito obrigado enquanto contribuinte deste país pela vossa excelência na programação!

Mais informações aqui!

Os ombros suportam o mundo
Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.

Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.

Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teus ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
provam apenas que a vida prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo
prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou o tempo em que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.

Carlos Drummond de Andrade


Hoje nada faz sentido.

segunda-feira, junho 5

Estamos de parabéns. 40000 visitas em quase 3 anitos. (estamos prestes a fazer aninhos!!!!)
Parabéns a nós. =D

domingo, junho 4

Avaliação dos professores...


As barbaridades continuam... Sou visceralmente contra a avaliação parental do trabalho dos professores. Não porque tenha algo a esconder, os alunos falarão por si, mas porque não reconheço à esmagadora maioria dos pais dos meus alunos, conhecimentos, autoridade ou interesse para tal. O interesse primordial dos pais limita-se às boas notas dos filhos e a uma existência na escola calma, pacífica, sem recados para casa, reuniões de pais e chamadas à escola por mau comportamento do filho.
Na instituição para onde trabalho, esta "prospecção de opinião" é já feita e as respostas dos pais são do mais descabido possível. Não há uma única afirmação objectiva e de facto relacionada com o assunto em causa. É muito mais importante dizer que a professora é bonita e interessada, que se esforça, que manda trabalhos de casa a mais ou a menos e que não há manual escolar (?!?!?).
Pergunto-me: para quê meter o bedelho onde não são chamados? Em que medida irão estas avaliaçãoes melhorar o trabalho dos professores? Não vão! Os pais vão assumir um poder que não é legítimo e o ensino em Portugal, que caminha a passos largos de cavalo para burro, continuará a degradar-se, já que em 2006 os traumas infantis se reproduzem como coelhos... É o país e o governo que temos. Palmas!

A Selecção de todos... para onde foi a esperança?



Após terem terminado os jogos amigáveis de preparação, devo dizer que as minhas desconfianças para com esta Selecção continuam amargamente! Passo a explicar...
No futebol moderno, há uma zona do campo absolutamente crucial: o meio campo! No Euro 2004, nessa posição, Portugal tinha um tridente do FC Porto - Costinha, Maniche e Deco - que vinha de uma época absolutamente notável, extremamente rotinada e com índices psico-físicos elevadíssimos! Por isso, o meio campo serviu de mola ofensiva e defensiva com uma eficácia tremenda, facto pelo qual Portugal disponha de caudal ofensivo e uma segurança defensiva muito forte! Além disso, tínhamos já na altura substitutos para esse meio campo à altura: Petit, Tiago e Rui Costa davam confortáveis garantias!

O que temos hoje? Temos um Costinha ainda sem ritmo competitivo, Maniche idem e um Deco que é uma incógnita sob o ponto de vista físico! Parece-me, clubites de parte, que, deste vez, Costinha e Maniche têm concorrentes directos com mais força e mais ritmo... um meio campo com Petit, Tiago e Deco promete uma transposição defesa/ataque com muito mais rápida e eficiente, graças à combatividade de Petit e à mestria e inteligência dos passes curtos e longos de Tiago e Deco. Hugo Viana é, a meu ver, uma carta quase fora do baralho! De facto, para nº10, e na ausência de Deco, Figo parece ser a 1ª opção, depois Tiago e só depois Viana. Relembre-se aqui a notável época que estes 3 jogadores tiveram: Petit foi sempre titular indiscutível do Benfica e sempre com máximo rendimento Tiago, campeão em França e semi-finalista da Liga dos Campeões, chegou, viu e venceu no Lyon (que não é um clube qualquer!) e de Deco já não é preciso referir mais nada!

Assim, e face à provável teimosia de Scolari, Portugal vai apresentar um 4x3x3 com 2 peças fundamentais em baixíssimo nível físico/competitivo e Portugal vai ressentir-se disso!

Na defesa, a situação é mais complexa... com a lesão de Jorge Andrade, Meira passa a titular mas não oferece as mesmas garantias do jogador do Depor. Porém, é a melhor alternativa, uma vez que Caneira já se habituou muito mais à faixa esquerda da defesa do que propriamente à zona mais central! E Caneira deveria ficar por aí, pois Nuno Valente está pesado, é facilmente ultrapassável e, mesmo assim, apoia em menor qualidade o ataque do que o próprio Caneira!
Na direita, a luta é renhida e com qualidade: Miguel, mais ofensivo e com algumas paragens cerebrais na defesa, deverá levar vantagem sobre o mais certinho Paulo Ferreira! O jogador do Chelsea é perito no passar a bola para atrás e o seu falto de atrevimento ofensivo pode pesar na decisão de Scolari!

Na frente, Ronaldo precisa de se desexcitar (a Merhe, pelos vistos, deu-lhe energia a mais!) e tem de provar que para além de jovem prodígio, é também um jogador bem mais maduro e que vai ainda levar muita porrada ao longo da sua carreira! Se for menos egoísta, pode ser a revelação deste Mundial!
Figo surpreende-me: fisicamente, mentalmente e em termos de liderança, o jogador do Inter está num plano muito elevado e a sua experiência irá ser determinante! Simão é uma boa alternativa quer a Figo quer a Ronaldo, Boa Morte é uma razoável 2ª alternativa (sim, era o Quaresma que lá deveria estar, apesar de tudo...)!

Mesmo lá na frente, Pauleta... eu pergunto: porquê?? Tem lugar cativo? Admito que nunca fui muito com a maneira de jogar do jogador do PSG, mas os números falam por si! Porém, pergunta-se que desempenhos teve contra grandes equipas e qual foi o resultado líquido da sua acção! Nuno Gomes, se tiver totalmente recuperado, é um jogador mais inteligente tecnicamente e tacticamente, mas aceitarei que Scolari pense que Pauleta tem mais killer instinct.
Postiga... bom, é um erro de casting, mas o panorama português neste sector em particular é deprimennte e assim de repente só me lembro de João Tomás como sendo melhorzito do que o jogador do FCP.

2 notas finais: Ricardo Costa é uma aberração nesta equipa! Não tem a mínima qualidade técnica e táctica, não fez uma época que merecesse minimanente esta recompensa e vem-me à cabeça logo 3 centrais bastante melhores do que ele e que, se calhar teriam mais legitimidade para estar neste grupo (por ordem de qualidade): Ricardo Rocha, Nunes e Tonel!

Ricardo fez uma época razoável e, dos 3 guarda-redes, talvez tivesse maior competição quando comparado com Paulo Santos! Mas, apesar de tudo, a baliza está bem entregue!

Por tudo o que escrevi, penso que ficou claro que não estou nada animado para com a prestação da Selecção neste Mundial! Não coloco Portugal no lote dos favoritos, longe disso... e, no nosso grupo, cuidado com o Irão!

Mom... let me breathe, let me dream...

© 1999-2002 Gary Tonge

quinta-feira, junho 1

Para ler 1000 vezes...

e depois, por favor, esquecer...

Successful people are always looking for opportunities to help others. Unsuccessful people are always asking, "What's in it for me?"

Brian Tracy


O mau jornalismo...

Apenas uma nota muito rápida para apontar mais um exemplo da degradação do jornalismo no nosso país...
Esta notícia, do Correio da Manhã, é mais um exemplo gritante do pior jornalismo que cresce obscuramente em Portugal... que fique bem claro o seguinte: nada me move a favor ou contra a figura da Merche Romero e de Cristiano Ronaldo; porém, enquanto leitor assíduo das edições online dos nossos jornais, tenho constatado que este jornal em particular tem movido uma autêntica perseguição a este casal, em especial a Merche Romero! Uma vez mais, reafirmo que nada me move a favor ou contra a Merche (enquanto apresentadora de TV, bem como noutros ângulos, acho esta mulher bem mais interessante e uma das mais esquecidas no espectro televisivo português!!), mas acho que, desta vez, Merche Romero tem claras razões de queixa sobre a maneira como tem sido tratada em particular pelo Correio da Manhã!



Poderão dizer-me que a pressão mediática e jornalística sobre as figuras públicas é muito mais intensa e baixa em países como a Itália ou Inglaterra e eu sou obrigado a concordar; porém, como se costuma dizer, com o mal dos outros podemos nós bem, escusamos de importar mais um bocado de "lixo" do estrangeiro! Isso é importação danosa!

P. S. - é também interessante reparar que o sistema de comentários às notícias do CM tem de passar sempre pela autorização e edição dos mesmos por jornalistas da casa... isso explica algumas coisas!

Powered by Blogger