quarta-feira, janeiro 28

Bons ventos...


Concordo em absoluto com a Andréia... "We will raise science to its rightful place"! Foram estas as 8 deliciosas palavras que mais me agradaram no discurso da tomada de posse de Barak Obama. Para além do ideal inspirador genérico, Obama concretizou essa vontade pedido à ciência, em particular à tecnologia, que o ajudasse a construir as pontes que faltam, os sistemas digitais que faltam, todo uma conjunto de modernidades que, claramente, os EUA perderam nos anos de Bush!
Apesar de tudo, tenho a certeza que a distância entre as palavras e os resultados será grande; Obama tem de começar por retirar personalidades (não científicas!) que ocupam lugares de chefia em várias instituições e conselhos científicos, personalidades com visões sobre o mundo, cultura, educação e ciência perfeitamente desadequados, contraditórios e demolidores para com o espírito e método científico! Essa é uma tarefa legal e financeira gigantesca! E é preciso não esquecer que o anterior conselho científico, aparentemente, não tinha um único cientista! Além disso, há toda uma tradição religiosa profundamente enraizada nos EUA que ameaça cada vez mais confundir ciência com religião; Obama tem de ser, também, inspirador ao nível das mentalidades e colocar, de novo, os EUA a sonharem com a promessa de um novo e revolucionário futuro científico. E tal façanha não será concretizável em 1 ou 2 mandatos! Ou Obama coloca a fasquia muito alta (tal como Kennedy e a Lua!) apesar de não ter recursos económicos para tal, ou, então, Obama poderá assumir-se como um elemento fundamental para a América redescobrir o prazer da exploração da curiosidade, pela evolução científica...
Pessoalmente, tenho algum natural interesse em saber que política e que personalidade coloca à frente da NASA; infelizmente, Marte parece-me cada vez mais distante e se a Lua é a nova (??) ambição, então há aqui um qualquer equívoco histórico grave!

Powered by Blogger