sexta-feira, janeiro 30

As Duas Culturas?


A Isabel Coutinho é uma das mais competentes e brilhantes jornalistas de literatura da nossa "praça". Digo-o sem quaisquer reservas... trabalho no mundo dos livros, mas nunca tive o prazer de a conhecer pessoalmente.
Na última edição do excelente Ípsilon, a Isabel aguça a nossa curiosidade sobre os grandes livros que vão ser lançados em 2009. Será um grande ano literário, todos os grandes nomes com novos livros!
Porém, há um aspecto desta lista que me perturba e certamente que a culpa não é (só!) da Isabel; mas antes, uma pequena introdução para explicar a minha perturbação!
Tem mais de 4 décadas o brilhante livro "As Duas Culturas", de C.P. Snow. No mesmo, e muito resumidamente, físico e novelista britânico apresentava a tese que as duas culturas do nosso planeta (as ciências Sociais e Humanas, por um lado, e as Ciências Naturais, por outro) tinham claramente tratamentos e análises mediáticas totalmente diferentes. A grande elevação das ciências Sociais e Humanas em detrimento das Naturais era uma evidência na altura, ou, por outras palavras, cultura científica não era cultura! Passado todo este tempo e originando esse livro enormes discussões, verifica-se literalmente o mesmo. A literatura científica não é considerada uma "cultura literária" por excelência e nem é devidamente apreciada ou valorizada pelos críticos literários. Mas a própria sociedade contribui para o mesmo... já repararam como, às vezes, encontramos pessoas que ficam "assustadas" quando um amigo ou amiga nunca leu nada de Pessoa, Nora Roberts ou Nicholas Sparks (só para indicar os mais "famosos")? Quem nunca passou os olhos por tais romances ou poesias é imediatamente considerado um analfabeto cultural! Mas... e quem nunca leu Sagan, Dyson, Gould ou Feynman? A pergunta que se segue é: "quem são esses e o que fazem na vida?"

Olhemos para as vulgares listas de "Os Melhores Livros do Ano".... olhemos para as novidades apresentadas pela Isabel... o que vemos? Geralmente encontramos, em 10 livros, que 9 são romances ou poesia, o restante, geralmente, será um livro de História ou Sociologia. São listas, claramente de uma e uma só cultura. A Isabel Coutinho recebe a informação das novidades como recebem grande parte dos livreiros ou dos grandes grupos livreiros: através da informação formal (e, sobretudo, a informal) que as editoras dão, facto pelo qual eu desculpabilizo a quase ausência de livros de Ciência na sua lista... são as próprias editoras (tirando algumas honrosas excepções!) que não apostam nesse tipo de mercado.

Da minha parte, fica prometida a minha lista de grandes livros de Ciência que se publicaram em 2008! :)

Powered by Blogger