terça-feira, novembro 30

The Incredibles - (Os Super-Heróis)

Antes de mais, os meus PARABÉNS ao meu colega lunático Ricardo Reis !!! Live long and prosper!!

É verdade que tenho andado desaparecido, atulhado em trabalho e estudos, mas um destes dias para desanuviar fui ao cinema ver o novo filme da Pixar, "The Incredibles". Suponho que já estão a par da história; uma visão diferente sobre super-heróis, mostrando o lado humano e familiar destas personagens peculiares.
Embora goste de cinema de animação, estava com um certo medo do filme, pois estava rodeado de muito hype e publicidade (embora isto seja normal em filmes de animação) mas ao fim de 5 minutos de filme, vi que não tinha razões para me preocupar, pois o filme (na minha opinião) está 5 estrelas;

humor inteligente (algumas das piadas só os mais crescidos vão perceber), ambiente fantástico (para mim, este filme tem mais de James Bond que os próprios filmes de James Bond mais recentes), sequências de acção ao melhor nível, tecnicamente excelente e com algumas personagens inesquecíveis (a designer de moda Edna é simplesmente genial, e com a curiosidade de que quem lhe faz a voz é o realizador!).
Resumindo: um filme a não perder...

Incrível é o facto de que neste ano dois dos melhores filmes que vi serem de animação (este e "Shrek 2") e apesar disso, algumas personagens parecem-me mais humanas que alguns actores de carne e osso.

Parabéns a você...

O nosso amigo bloguista lunático Ricardo Reis tem o desplante de hoje comemorar o seu 27º aniversário...


PARABÉNS!!!!

domingo, novembro 28

Coincidências ou a famosa cabala?

A TVI tem passado, ao longo desta semana, a saga memorável O Padrinho...




Depois de todo o episódio Marcelo, será esta uma vendetta sob a forma de programação televisiva? Uma (in)directa a este Governo?

Não deixa de ser irónico..;)

quarta-feira, novembro 24

Comprar casa... é um martírio

Porque será que neste país, em que 90% da população são analfabetos funcionais (nos quais eu me inclúo), o processo de comprar casa é tão chato?

Desde o final de Setembro que ando a tentar comprar uma casa, mas como tudo em Portugal, é preciso entrar nos meandros da burocracia, qual personagem d'O Processo, de Franz Kafka. São T.A.E.'s, I.M.I.'s, T.A.N.'s, Spread's, Euribor's, fiadores, arredondamentos do juro, seguro disto e daquilo... e nós, coitadinhos, sem perceber metade do que nos dizem e sem saber para que lado nos devemos virar!
No final, depois de um LOOOONNNGO e penoso processo, lá descobrimos que afinal ainda falta mais qualquer coisinha que nos esquecemos, ou que se esqueceram de nos avisar, ou ainda que nem sequer existia até à semana anterior, mas agora é obrigatório. A boa e velha burocracia volta a atacar.

E tudo isto para a (aparentemente) simples troca de mãos de um imóvel.

Será tarde demais para esquecermos toda esta burro-cracia e voltarmos à boa e velha troca directa? Eu dou-lhe um alqueire de tigro e o meu rebanho de ovelhas e em troca fico com a sua casa. Não era tão mais simples?

terça-feira, novembro 23

A ler...

o artigo de João Lin Yun, astrónomo (e director) do Observatório Astronómico de Lisboa; os desabafos, frustrações e tristezas sobre a ciência em Portugal, aqui!! Subscrevo inteiramente!

domingo, novembro 21

Comparações!

Sócrates, o mítico jogador da Selecção brasileira que jogou ao lado de Zico, Falcão ou Júnior, voltou aos campos de futebol aos 50 anos!




Parece que esteve 12 minutos em campo, rematou uma vez e apenas teve uma ligeira dor de cabeça!

O regresso deste grande (em todos os sentidos) jogador saúda-se e trata-se de um exemplo de profissionalismo para todos...

O que verdadeiramente me chateia, é que, no meu Benfica, o Zahovic é bem mais novo, apenas parece realmente jogar meia dúzia de minutos, faz 1 semi-passe certo e 4 errados, quando tenta rematar já alguém lhe tira a bola e parece que entra em campo logo após ter feito uma maratona...

Alguém sabe quanto vale a claúsula de rescisão do Sócrates?


Argel, segura-me, pá!! Eu já tou cansado, porra!!


sábado, novembro 20

Fugas Cósmicas...

Procurai um fôlego, um batimento, uma alma, um sorriso...
Procurai...

sexta-feira, novembro 19

Acabou o sossego

Pois é... Estavamos nós aqui tão sossegados no Outro lado da Lua (isto é, desde que a sonda Clementine nos visitou em 1994), quando olhei para o céu e descobri que a Lua ganhou um novo satélite.

A Sonda europeia SMART-1 (ou "Esperta-1") finalmente chegou à Lua. A piada maior é que a parte mais importante desta missão é testar novas tecnologias para futuras missões europeias ao Sistema Solar e não estudar a Lua. Mais informações sobre a missão podem ser obtidas nas páginas do CAUP ou da ESA.


Imagem artística da chegada da SMART-1 à Lua

Claro que isto é um marco importante na exploração espacial europeia, já que os europeus foram os primeiros a chegar à Lua (depois dos soviéticos e dos americanos, que já lá chegaram à mais de 40 anos).

Só por curiosidade, aqui fica a primeira imagem obtida pelos habitantes da Terra do lado oculto da Lua.



Imagem do lado oculto da Lua obtida pela sonda Luna 3

quinta-feira, novembro 18

sem comentários...


e ainda dizem que o Dragonball é uma série de ficção...

Olhos tristes perante Deus...

Foram várias as vezes que a minha mãe me falou daquela Casa; o que fazia, como fazia, o seu sucesso, a sua bondade, a sua misericórdia; foram várias as vezes que a minha mãe me falava (e ainda fala!) da sua admiração pela obra do Padre Américo - a conhecida Casa do Gaiato! E, para lá, foram enviadas palavras de gratidão, géneros, dinheiros...

Pois é, mãe, vê lá tu como as coisas, de facto, já não são o que eram... pelos vistos, parece que se assiste a um cenário de repressão e clausura na Casa do Gaiato, segundo diz a Inspecção-Geral do Ministério da Segurança Social, num relatório violento, triste e inacreditável!

Nem em nome de Deus... nem em nome de Deus...


a verdadeira face do Gaiato?


I'm sorry World!!

O nosso amigo Carlos sugeriu-me uma visita a este site, uma galeria... invulgar! Por aqui, encontramos milhares de pedidos de desculpa de americanos dirigidos ao resto do mundo pela reeleição de George W. Bush e, aproveitando o facto, outros milhares de cidadãos de todo o mundo lamentam o mesmo, incentivam e dão ânimo aos outros 49% que votaram Kerry; um exemplo:




Entretanto, o Carlos ainda nos mostrou a capa do Daily Mirror no dia da vitória do W...



Pronto... ok... eu prometo que não volto a este assunto! ;)

quarta-feira, novembro 17

palavras para quê?

Esta é uma das muitas auroras boreais que têm sido observadas nas últimas semanas, parece que o Sol está muito ocupado a fazer as delícias das pessoas que vivem mais a Norte...





Agora só falta aparecer uma destas auroras cá no Porto...
Para mais imagens deste belo Universo procurem aqui

terça-feira, novembro 16

Delícias nocturnas...

A caminho de casa, por volta das 23:30h, segui por um caminho diferente...





Clérigos, Liberdade, Aliados...

Pelas luzes de mil cores, na magistral beleza deste santuário que emerge por entre as marcas do progresso (obras do Metro), a ouvir O mio babino caro de Puccini...
... são delícias nocturnas, pérolas para saborear condignamente...

Powell, RTP e Governo...

Hoje foi um dia pródigo em notícias aparentemente extraordinárias e inesperadas...

Um rápido comentário a cada um dos casos:

1. Colin Powell demite-se


Soube-se hoje que Colin Powell pediu a demissão do cargo de Secretário de Estado do governo de George W. Bush. Esta tomada de posição era esperada, atendendo ao facto de Powell ter sido progressivamente afastado das decisões mais importantes tomadas pela cúpula conservadora (entre os quais, os famosos "falcões) Chenney-Rumsfeld-Rice.
Era um dos elementos mais moderados desta Administração e com uma imagem muito forte e bem considerada no resto do Mundo, em especial na Europa. Os funcionários da Secretaria de Estado dos EUA ficaram com uma excelente impressão dele e era, claramente, o membro desta Administração com maiores aspirações políticas. Aos poucos, a sua convivência com o próprio Bush foi-se tornando insuportávell, tornado-se, assim, o elo mais fraco.
Fala-se no nome de Rice para o seu lugar, o que só iria trazer uma posição e imagem mais dura e mais intransigente dos EUA face ao resto do Mundo. Este é, obviamente, um dos resultados mais directos do reforço de poder de Bush após estas eleições.


2. Direcção de Informação da RTP demite-se em bloco



José Rodrigues dos Santos (JRS) e a sua equipa do Departamento de Informação (onde se incluíu, entre outros, Judite de Sousa e Carlos Daniel) demitiram-se em bloco numa atitude que não é difícil de perceber que se relaciona com as últimas declarações de altos responsáveis do Governo em relação à sua liderança (ou será que queriam dizer lealdade?), metodologia e orientação profissional. Eles (JRS e Administração da RTP) dizem que a culpa é da discordância entre os 2 agentes relativamente à nomeação de um determinado repórter para o estrangeiro mas isso é pouco mais do que ridículo.
É preciso referir que todos os governos do nosso país sempre tiveram uma relação de amor/odio com os meios de comunicação social, uma vez que é sempre bem mais fácil culpar os media pelos erros da sua própria governação! Porém, o que este governo originalmente e perigosamente faz é uma clara ingerência nas orientações ideológicas, programáticas e funcionais de alguns poderosos meios de comunicação.
Mas o mais preocupante é reparar que a sociedade, no geral, assiste a tudo isto impávida e serena... isso sim é que é preocupante!


3. Governo esteve por um fio



A SIC avançou que a coligação governamental esteve por um fio, tudo por culpa das declarações pouco claras de Santana Lopes em relação à estratégia dos partidos da mesma coligação para as próximas eleições e parece que Portas não gostou; Portas e o PP querem coligação, Santana não sabe e o PSD claramente não quer! Rui Gomes da Silva teve de ir a correr desde Barcelos até Lisboa e reunir-se com Portas para o acalmar! Até pode ter sido um fait-divers, mas este não é o primeiro indício de um clima de forte desconfiança entre estes dois partidos!
O interessante é que, a ser verdade este facto, o PSD mostrou-se totalmente refém dos humores e vontade do líder do menor partido da coligação (e que está claramente em queda nas sondagens!), dando uma força real (e não apenas virtual) ao Partido Popular!

domingo, novembro 14

Saudade

Uma pequena palavra, tão tipicamente portuguesa. Para onde quer que vá um português, leva sempre esta palavra na bagagem. Nem que vá passar férias em qualquer lado e que passados 3 ou 4 dias já esteja de volta à terrinha, o português nunca deixa de sentir saudades... Mas mais do que sentir saudades da Terra, sentimos saudades das pessoas!
Acho que isto vem de uma ideia de família que temos, que é difícil explicar... Estamos irremediavelmente ligados à nossa família por um cordão de prata, que muito dificilmente se quebra. Se assim não fosse, como é que se poderia explicar ter saudades de pessoas com quem nunca estivemos na vida?
Sinto isto em relação a alguns membros da minha família no Brasil. Felizmente já tive o prazer de estar na companhia de vários deles, mas outros nem por isso. E no entanto, sinto a falta deles! Mesmo daqueles com quem nunca estive, a não ser através das fotografias que se vão trocando de um lado para o outro do Atlântico.
Se isto fosse uma das famosas perguntas à revista "Maria", teria que me perguntar "Serei normal?". Eu acho que sim...

Escrevo isto depois de ter recebido mais um pacote de fotos vindas do Brasil...e a única coisa que me apetece dizer é mesmo,

QUE SAUDADES!

Este post é dedicado a toda a minha família no Brasil (sem esquecer ninguém), mas mais em especial àqueles com quem nunca estive (ao Zé e à sua mulher Rose, ao Tio Giba, à bonita Giuliana (espero ter escrito bem o nome) e à pequena Bia).

Quem mente??

Santana Lopes quer liderar o Governo até 2014


Em 2014, quero estar perante os portugueses e dizer, como Cavaco Silva, mudámos Portugal


Sem dinheiro não é possível fazer ficção com qualidade

Não se faz ficção em parte nenhuma do Mundo sem dinheiro. No caso das novelas, e em relação ao grande número de capítulos que podem gerar cansaço junto do público, acho que, apesar de tudo, ainda há uma maneira de resolver o problema com o pouco dinheiro que temos.

Se tiver paciência e dedicação, descubra a relação entre estas duas citações...

sábado, novembro 13

Violência nos videojogos?

Estava eu muito descansado a navegar pela Internet, quando me deparei com esta no mínimo estranha notícia. A Capcom, criadora de inúmeros videojogos é a responsável pela série de jogos conhecidos no Ocidente como "Resident Evil" (RE), que deram origem a filmes de questionável qualidade, IMHO, criou agora um acessório para jogar o quarto jogo desta série na consola Gamecube (da Nintendo) que vos mostro já de seguida:

Bem, eu gosto de jogar no computador e no meu telemóvel/consola/taco (A.K.A. N-Gage) mas acho que isto já é um pouco abuso, pois, meus amigos, isto é um comando para a Gamecube em forma de moto-serra, que até faz os sons de uma moto-serra a cortar carne quando estamos a jogar o RE 4!

Acho que isto devia ganhar o prémio de acessório Lunático do ano... Atenção que não acredito na ligação directa entre os jogos violentos e o comportamento violento que alguns adolescentes têm, pelo menos acho que tão ou mais importantes influências são as imagens dos telejornais (que muitas vezes abusam do sensacionalismo de certas notícias), filmes, séries, mas acima de tudo o comportamento de alguns pais que permitem os filhos verem filmes "menos próprios" ou jogarem jogos violentos, por exemplo um rapaz na Inglaterra matou um amigo de modo semelhante a um jogo que ele jogava frequentemente, "Manhunt". É óbvio que surgiram logo notícias do estilo "Os jogos incitam a matar"...

A questão é que o miúdo tinha 13 anos e o jogo é só para maiores de 18...como é que ele arranjou esse jogo??? Será que foram os pais que lhe deram? Será que foi o empregado da loja que vendeu o jogo ao puto sem ligar à restrição de idade?... Espero os vossos comentários...

Bush, the alien...

Era a prova que todos nós procuramos durante anos...

Ele é MESMO extraterreste!! Ou então doi-lhe ali qualquer coisinha...

sexta-feira, novembro 12

E agora, haverá paz?

Pois é... parece que o senhor Palestina foi desta para melhor.
Depois de ganhar o prémio Nobel da paz em 1994 (em conjunto com os Israelitas Shimon Peres e Yitzhak Rabin) foi considerado por muitos o grande entrave ao processo de paz entre Israelitas e Palestinianos . O primeiro ministro de Israel (Ariel Sharon) responsabilizava-o por (quase) tudo o que não ia bem no seu país, o que o levou a fazer o que lhe apeteceu para solucionar o problema palestiniano (a mim, nunca me pareceu que Arafat tivesse este tipo de poder).
O Sr. Sharon mandou mesmo construir o famoso muro de separação entre os dois estados (um muro que a mim sempre me fez lembrar o que foi construido em Varsóvia pelos nazis, para separar a comunidade judaica dos arianos puros...)
E agora que ele morreu, de quem será a culpa?




Vamos ver se (finalmente) é desta que haverá paz no médio Oriente


Panorâmicas...

Capela de Srª de Mércules, Castelo Branco
A ermida de nossa Senhora de Mércoles está situada a uma distância de três quilómetros desta cidade. Não se sabe quem a construiu, mas a tradição atribui a sua edificação aos freires da Ordem do Templo. O seu estilo é de transição de românico para o gótico. O portal da entrada e dois portais laterais são ogivais. O pavimento da capela está em plano inferior ao do terreno, sendo, por isso, necessário cinco degraus para se descer.

quinta-feira, novembro 11

Saudações terráqueos!!

Pois é bem verdade, andavamos perdidos pelo Universo até que acabamos por alunar (que é como quem diz: aterrar na Lua) mesmo ao lado deste grande maluco que é o FMSG. O meu nome é Bel (A.K.A. Luís Belerique) e venho desse grande sistema planetário que são os Açores! É com muita alegria e emoção (ou talvez não) que a partir de agora vou poder participar neste blog. E aproveito agora para falar de uma notícia que já é um pouco antiga mas sempre interessante: aparentemente uma equipa de cientistas conseguiu algo que parece ficção científica; usaram cerca de 25 000 neurónios de rato (que estão vivos numa caixa de Petri) para controlar um simulador de avião a jacto!! Ou sejam, estes neurónios são uma espécie de computador biológico.
aqui está a notícia (em inglês)

Seram estes os avós do Robocop???


Não tem escritura, logo... NÃO EXISTE!!!

Enquanto os novos lunáticos não se apresentam, uma notícia digna do outro mundo!! Ficamos a saber pelo site da Automotor que a EMEL (Empresa Pública Municipal de Estacionamento de Lisboa) nunca existiu!!!




Isso faz com que todos aqueles que foram afectados pelos actos desta empresa (multas de estacionamento, bloqueios nas rodas...) podem protestar em Tribunal pela multas pagas!

Qual é a surpresa?? Estou farto de ouvir dizer que vivemos no país do faz de conta!!


OS NOVOS LUNÁTICOS!!

Fui à procura deles... e...

O OUTRO LADO DA LUA orgulha-se de apresentar os novos hóspedes desta Lua... amigos que, por aqui, vão escrever o que lhes vai na alma... ou noutros sítios quaisquer!!

Reflectidos na viseira, da esquerda para a direita: Jorge Martins, Luís Belerique, Luís Beça e Ricardo Reis (o autor desta montagem)...

BEM-VINDOS!!!!!


A LUA FOI INVADIDA!!!

AVISO URGENTE
A gerência deste blog avisa todos os seus visitantes que...
A LUA FOI INVADIDA!!!
Pensava que só cá estava eu... mas eles deram-se ao LUXO de
assinar a chegada!!!
DENTRO DE ALGUNS MOMENTOS, MAIS INFORMAÇÕES SERÃO DISPONIBILIZADAS!!


quarta-feira, novembro 10

Para aplaudir de pé!

João Manuel, um muito jovem (9 anos) jogador das escolas do FC Porto, tem um problema de visão incomodativo e, por isso, terá sempre de jogar com óculos!
Depois de percorrer ópticas e oftalmogistas e, provavelmente, já em desespero de causa, toma uma atitude, à primeira vista, desconcertante: decidi partilhar o seu sofrimento e o seu pedido de auxílio a um seu "colega de profissão" com problemas semelhantes... mas, não se trata de um colega qualquer...o João pediu ajuda ao internacional holandês Edgar Davids!




A resposta veio esta semana; pois bem, o Pitbull (o seu cognome) mostrou ter um coração do tamanho do mundo e resolveu oferecer-lhe um par de óculos e lentes suplentes!!

Para aplaudir de pé!!

terça-feira, novembro 9

Saudades...

Hoje, 9 de Novembro de 2004...




Carl Edward Sagan faria 70 anos! Morreu a 20 de Dezembro de 1996 mas a sua magia influenciou milhares em todo o Mundo, levou-nos até ao Espaço, nunca esquecendo o pedaço precioso que é a nossa Terra! Pedagogo brilhante e um comunicador nato!

Há exemplos que devem ser seguidos...

domingo, novembro 7

Mar português...

Ontem, o Expresso contou-nos que Portugal pode perder a soberania da sua Zona Económica Exclusiva (ZEE), isto é, sem autoridade sobre o seu mar... e, aparentemente, tal está escrito na futura Constituição Europeia! Deva-se relembrar que a nossa ZEE é uma das maiores da Europa.



Para um povo que se notabilizou pelas suas façanhas marítimas e cuja relação com tal líquido já tem uma profunda e enraízada intimidade, uma notícia destas apenas nos pode fazer sentir mais diminuídos, como que imaginando as voltas e reviravoltas que o Infante D. Henrique, Bartolomeu Dias, Vasco da Gama e muitos outros estarão a dar nos seus túmulos! Mas... e os nossos navegadores do presente? Aqueles que vêm o mar como meio de subsistência?

Para quem queira analisar o texto da Constituição Europeia, siga aqui.

quarta-feira, novembro 3

Ironias...

Ouvi na rádio que, de acordo com um estudo feito nos EUA, 80% dos indecisos votou Bush por reacção ao aparecimento de Bin Laden com mais ameças de terrorismo...

O homem sabe mesmo como vencer eleições, irra!!!



O Outro Lado da Lua apurou que Santa Lopes está a negociar a sua claúsula de rescisão com a Al-Qaeda para se juntar à sua equipa política!!

A confirmação!

Ao que tudo indica, Bush vai ganhar calmamente as eleições presidenciais...



Bush ganha em toda a linha: no voto popular (nesta altura tem perto de mais de 4 milhões de votos do que Kerry), no Senado e na Câmara (nestes dois até saíu reforçado!)... a isto chama-se legitimidade política, goste-se ou não do texano!

Numa primeira análise, encontramos os primeiros grandes perdedores desta noite/madrugada:

- a base eleitoral democrata: porque elegeu (nas primárias) para concorrer contra Bush um candidato globalmente fraco, com pés de barrio, sem carisma e sem capacidade de luta; John Edwards, o seu Vice, seria um candidato mais forte e com capacidade para ir buscar muitos votos à direita (Republicanos) descontente com Bush e ao eleitorado mais jovem!

- Michael Moore: fez de tudo para evitar a reeleição de Bush! Até criou uma linha telefónica para denunciar irregularidades; a verdade é que Bush ganha bem e sem irregularidades verificadas até ao momento!

- Tom Daschle: o líder da minoria democrata no Senado jogou forte a Dakota do Sul! Tudo perdeu e a sua resistência política está num autêntico limbo!

segunda-feira, novembro 1

Do outro mundo...

Powered by Blogger