terça-feira, novembro 16

Powell, RTP e Governo...

Hoje foi um dia pródigo em notícias aparentemente extraordinárias e inesperadas...

Um rápido comentário a cada um dos casos:

1. Colin Powell demite-se


Soube-se hoje que Colin Powell pediu a demissão do cargo de Secretário de Estado do governo de George W. Bush. Esta tomada de posição era esperada, atendendo ao facto de Powell ter sido progressivamente afastado das decisões mais importantes tomadas pela cúpula conservadora (entre os quais, os famosos "falcões) Chenney-Rumsfeld-Rice.
Era um dos elementos mais moderados desta Administração e com uma imagem muito forte e bem considerada no resto do Mundo, em especial na Europa. Os funcionários da Secretaria de Estado dos EUA ficaram com uma excelente impressão dele e era, claramente, o membro desta Administração com maiores aspirações políticas. Aos poucos, a sua convivência com o próprio Bush foi-se tornando insuportávell, tornado-se, assim, o elo mais fraco.
Fala-se no nome de Rice para o seu lugar, o que só iria trazer uma posição e imagem mais dura e mais intransigente dos EUA face ao resto do Mundo. Este é, obviamente, um dos resultados mais directos do reforço de poder de Bush após estas eleições.


2. Direcção de Informação da RTP demite-se em bloco



José Rodrigues dos Santos (JRS) e a sua equipa do Departamento de Informação (onde se incluíu, entre outros, Judite de Sousa e Carlos Daniel) demitiram-se em bloco numa atitude que não é difícil de perceber que se relaciona com as últimas declarações de altos responsáveis do Governo em relação à sua liderança (ou será que queriam dizer lealdade?), metodologia e orientação profissional. Eles (JRS e Administração da RTP) dizem que a culpa é da discordância entre os 2 agentes relativamente à nomeação de um determinado repórter para o estrangeiro mas isso é pouco mais do que ridículo.
É preciso referir que todos os governos do nosso país sempre tiveram uma relação de amor/odio com os meios de comunicação social, uma vez que é sempre bem mais fácil culpar os media pelos erros da sua própria governação! Porém, o que este governo originalmente e perigosamente faz é uma clara ingerência nas orientações ideológicas, programáticas e funcionais de alguns poderosos meios de comunicação.
Mas o mais preocupante é reparar que a sociedade, no geral, assiste a tudo isto impávida e serena... isso sim é que é preocupante!


3. Governo esteve por um fio



A SIC avançou que a coligação governamental esteve por um fio, tudo por culpa das declarações pouco claras de Santana Lopes em relação à estratégia dos partidos da mesma coligação para as próximas eleições e parece que Portas não gostou; Portas e o PP querem coligação, Santana não sabe e o PSD claramente não quer! Rui Gomes da Silva teve de ir a correr desde Barcelos até Lisboa e reunir-se com Portas para o acalmar! Até pode ter sido um fait-divers, mas este não é o primeiro indício de um clima de forte desconfiança entre estes dois partidos!
O interessante é que, a ser verdade este facto, o PSD mostrou-se totalmente refém dos humores e vontade do líder do menor partido da coligação (e que está claramente em queda nas sondagens!), dando uma força real (e não apenas virtual) ao Partido Popular!

Powered by Blogger