quarta-feira, novembro 24

Comprar casa... é um martírio

Porque será que neste país, em que 90% da população são analfabetos funcionais (nos quais eu me inclúo), o processo de comprar casa é tão chato?

Desde o final de Setembro que ando a tentar comprar uma casa, mas como tudo em Portugal, é preciso entrar nos meandros da burocracia, qual personagem d'O Processo, de Franz Kafka. São T.A.E.'s, I.M.I.'s, T.A.N.'s, Spread's, Euribor's, fiadores, arredondamentos do juro, seguro disto e daquilo... e nós, coitadinhos, sem perceber metade do que nos dizem e sem saber para que lado nos devemos virar!
No final, depois de um LOOOONNNGO e penoso processo, lá descobrimos que afinal ainda falta mais qualquer coisinha que nos esquecemos, ou que se esqueceram de nos avisar, ou ainda que nem sequer existia até à semana anterior, mas agora é obrigatório. A boa e velha burocracia volta a atacar.

E tudo isto para a (aparentemente) simples troca de mãos de um imóvel.

Será tarde demais para esquecermos toda esta burro-cracia e voltarmos à boa e velha troca directa? Eu dou-lhe um alqueire de tigro e o meu rebanho de ovelhas e em troca fico com a sua casa. Não era tão mais simples?

Powered by Blogger