segunda-feira, julho 26

Estamos a arder...

O País está envolto num mar de chamas, desepero e de calamidade...



De norte a sul do país...de este a oeste....
Já não sabemos para onde nos havemos de virar... já não sabemos a quem recorrer... é um filme já visto demasiadas vezes! Nesta altura não interesse se foi crime ou não...nesta altura, o importante é recuperar e presevar a herança, o património e a história de tantas famílias que, nesta hora, olham incrédulas perante os braços diabólicos que consomem não só que é materialmente delas, mas também a sua esperança...
Uma palavra de honra, dignidade, coragem e sacrifício a todos aqueles que, nesta tumultuosa hora, lutam já sem forças às portas do Inferno!

Hoje estamos todos muito mais pobres... de muitas maneiras!

domingo, julho 25

Ainda a propósito da mais famosa pegada do Homem...

A publicação digital Portugal Diário, à semelhança de muitos outros meios de comunicação social, deu relevância ao aniversário da chegada do Homem à Lua e abriu a discussão ao seus leitores... apenas houve 2 comentários, mas há que transcrever o depoimento do Sr. Carlos Veiga:

Fui dos que quiseram ver a alunagem dos astronautas americanos.
Vi o que todo o mundo pode ver.
Mas há alguém que possa afirmar com uma certeza absoluta que alunaram mesmo?
É que nunca se pode ver uma prova irrefutável que tal acontecimento não passou duma encenação de ficção americana.
O que todos pudemos ver foi uma paisagem árida e uns astronautas aos saltos nela inseridos.
Disseram que trariam bocados de rocha que seriam mostrados ao mundo.Alguém os viu? E se sim, como ter a certeza de serem fragmentos de rochas lunares? Como aquela notícia hoje divulgada de uma rocha marciana ter caido no nosso planeta...
E se pensam ser o único céptico, o melhor é desenganrem-se. Há muitos mais.


Palavras para quê?

Descentralizações à moda de Santana...


Santana disse e Santana irá fazer: uma semi-descentralização governamental está a caminho! A questão que se coloca não é do ponto de vista teórico, porque, provavelmente, todos estaremos de acordo que a descentralização do poder político é algo de salutar para um qualquer país. O problema é que Santana pensou que estava a inovar quando não o estava e pensou que seria fácil quando o não é! Além disso, terá custos económicos e sociais enormes! Uma secretaria de estado de qualquer Ministério é um mini Monstro das Bolachas (ler obrigatoriamente o post de 13 de Julho do Jaquinzinhos), com um número impressionante de pessoas; são famílias que terão de refazer toda a sua vida por causa desta nova medida de Santana. Para uma mãe que trabalhe na função pública no Porto e que, nessa cidade, tenha um filho a tirar um curso universitário que apenas exista nessa cidade, como irá fazer? Que compensações irá ter?
Santana não pensou em muita coisa... mas deveria já ter chegado à conclusão que este é efectivamente um governo de gestão até às próximas eleições legislativas!

Águas agitadas à esquerda...
 
No Partido Socialista parece que as águas agitam-se! Após não terem conseguido chegar a um consenso com João Soares, a ala mais esquerda do PS decidiu avançar o seu candidato: Manuel Alegre.
Mesmo os mais ferrenhos Ferristas sabem que esta candidatura é uma perda de tempo: porque já tem um outro nome no mesmo espaço político, porque Manuel Alegre não é nem de longe nem de perto um candidato consensual dentro do PS e porque, sejamos frontais, a sua hora já passou! Aliás, esta candidatura nem vai enriquecer o debate ideológico no partido, a julgar pela primeira acção de Alegre (atacou, de uma maneira perfeitamente ingénua para quem tem tanta experiência política, talvez o homem mais forte do aparelho socialista - Jorge Coelho).
Como já Pacheco Pereira o disse várias vezes (e concordo plenamente), a arena política dos tempos modernos situa-se no centro, independentemente deste centro ser de direita ou de esquerda; por isso, José Sócrates e Santana Lopes (este mais afastado do centro direita) irão proporcionar interessantes tempos à política portuguesa...

E porque o Homem foi à Lua há 35 anos...

No passado dia 20 de Julho comemorou-se o 35º aniversário da chegada do Homem à Lua!



Já se disse tudo sobre esse feito! Naquela altura, o sonho deu em realidade... hoje, o sonho é voltar lá, com outros sonhos, com outros projectos, com visões para um segundo lar para a Terra! Paisagens que, penso eu, apenas os meus netos irão desfrutar... somos a geração do meio; não vimos a chegada da Eagle à Lua e também acho que não vamos ver a chegada de um homem a Marte! Porém, quero acreditar que estamos aqui para ajudar a que isso aconteça o mais depressa possível e sob dois pontos de vista: de um ponto de vista científico e de um ponto de vista cultural/educacional! Porque, antes de mandarmos algúem a Marte, temos de explicar ao mais comum dos mortais o que é Marte, o que lá existe de tão fascinante e o que nos incentiva a fazer tal rota espacial!  E, desta vez, que não haja uma qualquer Guerra Fria como pretexto!

 
A ler...
 
Porque estamos em época de férias, algo de muito light mas, ao mesmo tempo, algo que deve ser lido com o objectivo de fazer um exercício simples: tentar diferenciar a ficção do real. Trata-se do livro de José de Pina, Nascido Para Mandar: Guia prático para chegar ao Poder em Portugal, da editora Gradiva.












segunda-feira, julho 19

Ainda estamos em Marte !

Saturno tem sido o planeta "da moda" ultimamente, mas ainda estamos em Marte...



Esta é uma das últimas imagens que o pequeno rover Spirit nos enviou... agora, que é quase Inverno lá para os lados do planeta vermelho!
Apaixonante, sem dúvida! Lá, até os calhaus parecem bem mais belos...






domingo, julho 18

Erros de casting...

Jorge Sampaio empossou hoje o XVI Governo Constitucional ...



Este governo vem provar, mais uma vez, uma teoria que, em Portugal, faz moda há já algum tempo: para altos lugares nem sempre se escolhem pessoas com qualificações para tal! Isso dá origem a inevitáveis erros de casting...

Irei apenas dar alguns exemplos:

- no Ministério da Segurança Social, da Família e da Criança, temos um pessoa com experiência na área judicial e criminal (Fernando Negrão) e nunca se soube um único pensamento do actual ministro sobre as áreas que irá chefiar;

- como Ministra da Educação, temos uma pessoa com vasta experiência na área das... telecomunicações;

- no Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território temos um jurista, até há muito pouco tempo trabalhava no Supremo Tribunal de Justiça; o que sabe ele sobre Ambiente?

- no Ministério do Turismo temos um advogado!

Mas o exemplo mais rídiculo continua a residir na Defesa, onde temos um jornalista à frente dos Generais!

Assim, como é que isto pode andar para a frente? Nestes ministérios não temos uma única pessoa com um pensamento estratégico, aprofundado e estudado sobre as matérias com que vai lidar; são, sobretudo, nomeações políticas e não nomeações qualificadas!! Mas isso não é uma originalidade Santanista! É algo que já se arrasta há muito tempo...







quinta-feira, julho 15

O humor continua!

Obrigado, mana, por me teres enviado a piada...

Num congresso internacional de medicina o médico israelita afirma:
"A medicina em Israel é tão avançada que conseguimos fazer um transplante de cérebro e em 6 semanas o paciente está procurando emprego!"

O médico alemão diz:
"Na Alemanha transplantamos um coração e em 4 semanas o paciente está procurando emprego!"

O russo diz:
"Fazemos um transplante de peito e em 1 semana o paciente pode procurar emprego!"

O médico português diz orgulhoso:
"Isso não é nada!!! Em Portugal nós pegamos num gajo sem cérebro, pomo-lo como primeiro-ministro e agora o país inteiro está procurando emprego!"

quarta-feira, julho 14

Tartaruga em cima do poste...

Agradeço ao Ricardo pela piada que me enviou...

Enquanto suturava uma laceração na mão de um velho lavrador ferido por um caco de vidro indevidamente deitado na terra), o médico e o doente começaram a conversar sobre o Santana Lopes.

E o velhinho disse:

- Bom, o senhor sabe...o Santana é uma tartaruga num poste...

Sem saber o que o camponês quer dizer, o médico perguntou o que era uma tartaruga num poste.

A resposta foi:
- É quando o senhor vai por uma estradinha e vê um poste da vedação de arame farpado com uma tartaruga equilibrando-se em cima dele.
Isto é uma tartaruga num poste...

O velho camponês olhou para a cara de espanto do médico e continuou com a explicação:
- Você não entende como ela chegou lá;
- Você não acredita que ela esteja lá;
- Você sabe que ela não subiu lá sozinha;
- Você sabe que ela não deveria nem poderia estar lá;
- Você sabe que ela não vai conseguir fazer absolutamente nada enquanto estiver lá;

- Então tudo o que temos a fazer é ajudá-la a descer de lá!


terça-feira, julho 13

Os cérebros portugueses lá fora...

Na edição online do Público, José Teixeira, investigador português a trabalhar em França, diz-nos o seguinte:

Criar condições humanas [para o regresso dos investigadores] é bom, mas pode ter más consequências a longo prazo se não lhes dermos condições de trabalho, se não houver investimento nos meios físicos, até para serem competitivos com os colegas no estrangeiro, caso contrário tornam-se cientistas em frustração permanente.

À atenção da ministra (ainda é??) da Ciência e do Ensino Superior! Só quem é louco é que vem para este Portugal fazer investigação científica de alto nível!

Não avança...

António Vitorino não vai avançar para a corrida à liderança ao PS... alega que não sente motivação para tal cargo...
Presume-se que esteja a pensar nas presidenciais... e poderia ser um bom candidato da esquerda para tal cargo!

Assim, o favorito para assumir o cargo de Secretário Geral do PS é este senhor:



José Sócrates poderá ser, assim, o rival directo de Santana Lopes na política portuguesa, quando antes já o foi na RTP! Coincidências...
É o nome mais forte dos candidatos já conhecidos e aquele que melhor pode aliar o centro-esquerda com a esquerda pura. A sua imagem perante o eleitorado é muito positiva, com a vantagem de não ser considerado um político populista (o caso da co-inceneração é um exemplo disso!).
Os próximos tempos serão bastante interessantes...

António Vitorino vai avançar...

É o que eu acho, mas hoje, às 20h, todos ficaremos a saber, pois o ainda Comissário Europeu convocou uma conferência de imprensa...



De outra maneira, não se entende a convocação desta conferência de imprensa; ainda por cima, porque foi convocada para o prime time televisivo! É, de facto, o candidato que pode unir toda a família socialista: a de centro e a de esquerda pura. Até Sócrates já disse que o apoiaria...


PCP e BE com moção de censura!

Independentemente do programa que este governo vai apresentar, o PCP e o BE já afirmaram que vão lançar uma moção de censura a este governo; trata-se de uma decisão mais emocional do que lógica, um extremismo que facilmente se entende vindo de quem vem! A verdade é que o PR entendeu que este seria o melhor caminho para a democracia portuguesa e agora não há nada a fazer!
A atitute dos bloquistas e dos comunistas faz lembrar aqueles jogadores de futebol que, depois de o árbitro considerar que cometeram falta, eles continuam estupidamente a protestar e a contestar a decisão do árbitro como se isso fosse alterar o que quer que fosse...

Tomada de posse...

Com os devidos agradecimentos ao meu amigo (Dr.!!!) Pedro Russo por me ter enviado o convite da tomada de posse do nosso novo (des)Governo!

segunda-feira, julho 12

Reflexões (I)...

Da entrevista de PSL à SIC, apenas consegue-se extraír uma ideia (ainda por cima não original): ele quer descentralizar o Governo e, por arrasto, toda a função pública.
O que PSL já deveria perceber há algum tempo é que este tipo de promessas são típicas de campanha eleitoral, quando está em disputa um governo e uma assembleia. PSL não está em campanha eleitoral! Por obras mágicas ele já é PM de Portugal!
Por muito que se fale num novo Governo, a verdade é que isso apenas resulta no campo constitucional e ao nível das caras dos novos Ministros; de resto, e até mesmo por imposição de Sampaio, este Governo é uma continuação da obra do Governo anterior; assim, PSL não deve anunciar pseudo-políticas ou acções inovadoras, uma vez que o trabalho dele, até ao final desta legislatura, é continuar o que Barroso iniciou! Do ponto de vista programático, este não é o Governo e a política de PSL!

A descentralização da função pública é, em teoria, uma boa ideia; mas é já uma boa ideia há muito tempo e uma prática que nunca se fez completamente! Por uma razão de fácil compreensão: a máquina pública portuguesa é muito pesada! Além de ser gorda, é inoperativa, desfuncional e avessa a mudanças... fazendo uma anologia com o futebol, todos se lembram quando o Jardel chegou ao Sporting com, pelo menos 15 kgs a mais! O homem corria (pouco) e esforçava-se mas, por muito que o treinador pedisse para ele correr mais, Jardel não podia mais porque estava gordo!! Por muito que PSL peça à função pública para se mexer, esta não pode fazer milagres! Por isso, esta é claramente uma medida popularista... mas porquê o espanto? Não vem de PSL?

Por último, a piada da videoconferência: apenas pode ter uma explicação; PSL tem acções na Portugal Telecom!! Só assim se justifica este delírio Santanista!

Vamos pagar mais??

O jornal Público avança na sua edição de hoje que Portugal, tal como outros pequenos países, vai contribuir com mais dinheiro para a orgância da União Europeia, mas é tudo brincadeira!! Nós temos uma cunha lá em cima que vai demonstrar como é bom termos um português no topo!! Coitados dos gregos... ganharam o Europeu (Campeonato), mas nós temos a Europeia (Comissão)!!


Cores...

do nosso Mundo...



e sonhados em outros Mundos...



para tentar fugir um pouco à realidade...

domingo, julho 11

Yes, Prime Minister...

O novo Primeiro Ministro de Portugal deu hoje a sua primeira entrevista, depois do Conselho Nacional do PSD o ter indigitado para o cargo.



Como é óbvio, não sendo ainda investido pelo PR para o cargo, o novo PM não disse nada de novo, não avançou nomes para Ministérios, não quis comprometer sobre nada! Mas também não mostrou ideias e não mostrou segurança sobre nenhum assunto...
Além disso, a meu ver, cometeu um erro: Ricardo Costa, o jornalista da SIC, quando o confrontou sobre possíveis candidatos do PSD às presidênciais, Santana, o líder do PSD, além de ter mencionado os habituais, ainda lançou mais nomes na fogueira: Mota Amaral e Pinto Balsemão. Será uma pista sobre o seu incómodo com a possível corrida de Cavaco Silva a Belém? E, agora com Santana como PM, Cavaco estará interessado em concorrer às presidênciais?


Galáxias com barbas...

Uma equipa de investigadores do ESO (European Southern Observatory) observaram um conjunto de galáxias que, estima-se, sejam algumas das mais antigas do nosso Universo...



Olhar para estas galáxias é o mesmo que observar as primeiras estruturas que se formaram no início do Universo, uma vez que estão a distâncias enormes e a luz dessas mesmas galáxias demoraram uma eternidade a chegar até nós! Segundo nos contam os cientistas responsáveis por esta descoberta, estas galáxias nasceram 2000 milhões de anos depois do nascimento do nosso universo!

O mais interessante nesta observação reside no facto de todas estas galáxias serem muito mais massivas do que a nossa própria galáxia - chamada Via Láctea; e isto choca com algumas das mais consistentes teorias sobre a formação de galáxias no início do Universo! Segundo estas teorias, as primeiras galáxias teriam massas muito mais reduzidas do que a nossa própria galáxia!!

Mas a Ciência é feita por estes desmancha-prazeres!

Para um dia qualquer...

A frouxidão no amor é uma ofensa

A frouxidão no amor é uma ofensa,
Ofensa que se eleva a grau supremo;
Paixão requer paixão, fervor e extremo;
Com extremo e fervor se recompensa.

Vê qual sou, vê qual és, vê que diferença!
Eu descoro, eu praguejo, eu ardo, eu gemo;
Eu choro, eu desespero, eu clamo, eu tremo;
Em sombras a razão se me condensa.

Tu só tens gratidão, só tens brandura,
E antes que um coração pouco amoroso
Quisera ver-te uma alma ingrata e dura.

Talvez me enfadaria aspecto iroso,
Mas de teu peito a lânguida ternura
Tem-me cativo e não me faz ditoso.


Bocage

sábado, julho 10

Maria Lurdes Pintassilgo (1930 - 2004)

Faleceu a única líder de Estado da nossa Democracia...



A sua última acção política foi uma reunião com Jorge Sampaio no âmbito da última crise governativa; era a favor da convocação de eleições antecipadas.

Paz à sua alma...


O humor no meio da tristeza...

A NATUREZA HUMANA: Que tipo de pessoa chora quando está a condecorar jogadores de futebol mas não verte uma única lágrima quando condena dez milhões de almas a serem governadas por Santana Lopes?

Ricardo de Araújo Pereira, em Gato Fedorento.

Genial... apesar de não condenar o homem, mas sim a sua mais recente acção política!


sexta-feira, julho 9

A tempestade continua...

Ferro Rodrigues demite-se do cargo de Secretário-Geral do Partido Socialista...



Compreende-se e aceita-se esta tomada de posição de Ferro Rodrigues; apesar de tudo, o caminho que teria pela frente seria bem mais acessível do que aquele que trilhou até agora, uma vez que teria de batalhar contra uma coligação frágil e sem legitimidade eleitoral para governar este país. De qualquer forma, foi uma decisão pessoal daquele que foi, talvez, o líder dos Socialistas que viveu os tempos mais conturbados do mesmo partido.

Nos próximos tempos iremos ver uma dança de nomes para a liderança do PS: José Lamego, João Soares, Jorge Coelho, António Vitorino, José Sócrates, António Costa...
Pressinto que Vitorino terá, este ano, umas férias bem mais curtas! A hora de Sócrates e de Coelho ainda não chegou... os próximos dias serão interessantes!

Retrato de Portugal...

É oficial!

Este senhor é o nosso futuro Primeiro Ministro!



Hunger makes a thief of any man.

Pearl S. Buck

A SIC avança...

NÃO HÁ ELEIÇÕES ANTECIPADAS!! Santana Lopes é o novo Primeiro Ministro...



O problema...é que eu até acredito!! :(

Sampaio dirige-se ao País!

Hoje, às 21:15h, Jorge Sampaio vai comunicar a todos os Portugueses a sua decisão...



Acima de tudo, é uma decisão de enorme responsabilidade pessoal; a crise foi profunda do ponto de vista político; aparentemente, apenas do ponto de vista político.
Os opinion makers deste país não são unânimes em relação a qual dos caminhos é o mais indicado para o futuro da Nação: pedir à coligação PSD/PP que nomeie um novo Primeiro Ministro (tudo indica que seja Pedro Santana Lopes) ou a convocação de eleições antecipadas. Qualquer uma das duas opções é constitucionalmente aceite e politicamente tolerável.
Os patrões da indústria já afirmaram que são contra a convocação de eleições, ou não fossem eles sobretudo pessoas fortemente ligadas à direita (sem bem que o actual PS, apesar de ser mais esquerdista do que o de António Guterres, já mostrou uma forte inclinação para o centro!); os dirigentes sindicais (ligadas à esquerda) pedem eleições antecipadas.
Nas várias sondagens feitas pelos meios de comunicação social, os portugueses querem eleições antecipadas!

Temos assim, um País dividido; o importante é que o País consiga recompôr-se depois do anúncio de Sampaio!

A verdade é que já passamos o prolongamento; nestas horas que restam até a esse anúncio entramos já nas grandes penalidades! A emoção aumenta!

FCP... caprichos de quem é rico!

O Futebol Clube do Porto contratou Hélder Postiga ao Tottenham, clube para onde se transferiu quando saíu do FCP.



Esta política de aquisições do FCP tem piada: todo o jogador que seja referenciado como possível aquisição dos outros 2 rivais, o FCP vai logo buscar! Enfim...caprichos dos ricos!

Amanhã, será capa de qualquer jornal desportivo que Pinto da Costa acabou de contratar Dellas, Karagounis, Douala e Ricardo Oliveira!!

Depois de amanhã, o Benfica anuncia que vai tentar comprar Totti, Raúl e Wayne Rooney!!! Isto sim, seria uma táctica inteligente da dupla V&V (Vieira & Veiga).

quinta-feira, julho 8

Henrique Mendes (1931-2004)

Morreu Henrique Mendes!
Para muitos, ele era um dos mais carismáticos apresentadores de televisão dos últimos tempos; quem o conhece, diz também que era uma excelente colega de trabalho!

Até sempre!


quarta-feira, julho 7

Programa Erasmus: prémio justo!

O Programa Erasmus foi galardoado com o Prémio Príncipe das Astúrias de Cooperação Internacional 2004; trata-se de um programa de intercâmbio de estudantes universitários por grande parte da Europa.
Numa altura em que este programa debate-se com uma crise de verbas em Portugal, é bom saber que ainda se dá relevo a alguns bons projectos europeus!

Outros mundos...

Do meu amigo Jon Lomberg ... para sonhar ...



Titan
The surface of Saturn's largest moon forms various solid and liquid features on the surface.


Talvez a Huygens traga outros somhos!


terça-feira, julho 6

Comments...

Parece que os comentários ao que se faz (ou que se pretende fazer!) neste blog já ultrapassaram a fronteira do razoável! Agradeço a quem tentou defender este espaço de reflexão (se bem que, às vezes, de uma naiera reprovável!), contrapondo-se a quem apenas o criticava de uma maneira perfeitamente gratuita, infundada e sem qualquer tipo de sugestões! É o problema deste país: critica-se sem apresentar alternativas!
Assim, e para minha tristeza, este blog irá funcionar, nessa vertente, num estilo semelhante ao do Abrupto: sem comentários, apenas com um email para onde poderão enviar as mensagens que entenderem. É pena, mas terá de ser assim! Há algumas minorias que não sabem respeitar as imensas maiorias, que é o mesmo que dizer que há quem não consiga elevar o seu discurso a um nível intelectualmente e moralmente satisfatório!
De qualquer forma, prometo responder aos emails; pelo menos, aqueles que nitidamente o merecam!

Quotation...

The language of friendship is not words but meanings.
Henry David Thoreau

segunda-feira, julho 5

Problemas técnicos a mais!!

De facto, o servidor onde está alojado este blog é mau...é MUITO mau!! Já estou um bocadinho farto das falhas técnicas do mesmo!! Qualquer dia transfiro-me!! Parece que está na moda...

Há provérbios errados...

Temos um interessante provérbio popular que diz: dos vencidos ninguém reza a História!



Eu acho que, tendo em conta o jogo de ontem, este provérbio não se aplica a todos os vencidos! Porque Portugal foi, durante 89 minutos, mais forte, a única equipa que queria ganhar, aquela que mais alegria deu a todo o Mundo do Futebol
Houve um vencedor justo? Muitos treinadores dizem que sempre que uma equipa marca mais um golo e vence, então é um justo vencedor! Desculpem-me discordar...eu acho que a Grécia foi uma eficaz vencedora! Justa? Não!

Somos Vice-Campeões! Conquistamos uma Equipa, uniu-se uma Nação! Organizamos o melhor Campeonato da Europa! Todos os estrangeiros que estiveram por cá disseram maravilhas do nosso país! Na nossa derrota, enchemos as praças com as nossas bandeiras, gritos e lágrimas de um misto de felicidade e tristeza; na hora da nossa derrota, abraçamos os gregos, temos 4 jogadores no plantel ideal do EURO 2004!

Eu pergunto: afinal, quem ganhou? ;)


Trapattoni no Benfica...

Já está escolhido... é ele o próximo treinador do Benfica!



O currículo: oito campeonatos nacionais (seis pela Juventus, um pelo Inter e outro pelo Bayern de Munique), uma Taça dos Campeões Europeus e uma Taça Intercontinental (Juventus), três Taças UEFA (duas pela Juve e outra pelo Inter), uma Supertaça Europeia, duas Taças de Itália e uma da Alemanha.

Porém, não se safa da imagem de um treinador defensivo! Será que o Benfica vai começar a jogar com 1 líbero e 2 trincos??

É o treinador do Benfica, por isso, é o melhor do Mundo e arrisca-se a ser campeão! ;)


E o day after?

Hoje os portugueses vão acordar não a pensar que são Vice-Campeões, mas que a derrota foi injusta! No emprego, todos vão dizer: "os rapazes portaram-se bem, nunca acreditei que o Scolari levasse esta equipa tão longe"... e vai ficar mais bem disposto!

Mas, depois, lembra-se que praticamente não temos governo, lembra-se que vamos ter um "one man show" (ou "two men show", se contarmos com o Portas!) como líder destes país, e vai também lembrar-se que já terá gasto todo o subsídio de férias!

E volta a dor de cabeça...



domingo, julho 4

Titã: o laboratório da Terra primordial...

A sonda Cassini virou as suas câmeras para Titã, uma das inúmeras luas de Saturno...



Nesta imagem, as áreas a amarelo significam a presença de hidrocarbonatos, enquanto que as regiões a verde representam áreas cobertas por gelo.
Titã é um quebra cabeças apaixonante para os cientistas; segundo estes, Titã poderá esconder uma atmosfera muito semelhante à que a Terra tinha pouco depois do seu nascimento; por isso, ao olhar para Titã, nós estamos a recuar no tempo...
A pequena sonda Huygens, da ESA, irá descer por entre as núvens de Titã e depois... bom, depois é a grande questão que está a apaixonar muitos cientistas (e não só!): será que a Huygens vai encontrar um meio líquido ou um meio sólido? Alguns modelos que pretendem explicar a formação desta lua indicam que, à superfície ou um pouco abaixo desta, poderá haver um oceano de água salgada (e mais alguns componentes), muito parecido com os oceanos que encontramos na Terra; noutros modelos, esta possibilidade nem sequer é equacionada!

Tempos emocionantes nos esperam!

sábado, julho 3

Rui Costa: o adeus à Selecção de um GRANDE jogador!

Hoje, na habitual conferência de imprensa da Selecção, Rui Costa comunicou o seu adeus à Selecção Nacional; amanhã será o seu último jogo com a camisola das Quinas! Despede-se no estádio do clube para onde nasceu para o futebol: Sport Lisboa e Benfica!
Ficam aqui alguns dados sobre o homem...



Nome: Manuel César Rui Costa
Data de nascimento: 29 Março 1972
Profissão: Futebolista
Local ideal: Vilamoura, no Algarve
Defeito mais tolerável: As birras dos filhos
Defeito menos tolerável: Maldade e hipocrisia
Herói: O Papa João Paulo II e o meu padrinho
Ídolo: Michael Jordan
Vilão: Hitler
Côr: Vermelho, claro!
Flôr: Girassol
Sonho: Portugal campeão do mundo (sénior, depois de o termos sido em juniores)
Religião: Católica
Artes plásticas: Miguel Ângelo
Música: U2
Cinema: Ben Hur, Robert De Niro
Hobbies: Internet e fazer puzzles com a minha mulher Rute
Melhor amigo no futebol: João Pinto e Jorge Costa.
Fora do futebol: o meu pai
Vício secreto: É segredo...


Ele foi, é e sempre será o verdeiro menino de ouro do "meu" Benfica! Ele foi, é e sempre será um dos maiores nº10 da nossa Selecção!
Como atleta e como pessoa, Rui Costa merece todo o nosso respeito e admiração!

OBRIGADO RUI!!

Espero por ti no nosso Benfica!!

Paz à sua alma (II)

Marlon Brando, um dos canastrões de Hollywood, também faleceu hoje, aos 80 anos...



Eternamente... Vito Corleone!

Paz à sua alma...

Sophia de Mello Breyner deixou-nos; apesar de estar muito longe de ser um apreciador ou conhecedor da sua escrita (não por não gostar, mas apenas porque ando por outras bandas!), era uma das figuras cimeiras da Língua Portuguesa!

Paz à sua alma...




Santana Lopes: até onde vai a imaginação dos portugueses!!

O Blog do Ódio diz-nos que recebeu uma mensagem interessante! Isto de juntar o humor à tragédia é tipicamente português! ;)
Com a devida autorização do mesmo, fica aqui a mensagem:

Amigos,

Não podemos ficar parados e aceitar que Pedro Santana Lopes seja o nosso próximo primeiro ministro sem sequer haver eleições!
Assim, peço-vos que, se são contra Santana, coloquem hoje mesmo uma bandeira nacional à janela ou no vosso carro.
Se preferirem, saiam à rua com um lenço, uma pulseira ou uma t-shirt com as cores nacionais!

Vamos impedir Santana de chegar ao poder!
Todos juntos!



Tem piada, sim senhor! :)

quinta-feira, julho 1

Astros...

Chegaram as primeiras imagens da sonda Cassini.


Esta imagem, que à primeira vista pode não parecer muito excitante, mostra em detalhe aquilo que Saturno tem de mais sedutor: os famosos anéis de Saturno! Há uns anos atrás, uma publicidade televisiva da Reebook colocou maratonistas a correrem naquele espaço; de facto, parece uma pista de atletismo!
Na verdade, o que vemos não é mais do que um aglomerado enorme de pequenas poeiras e gelos que, devido ao campo gravitacional de Saturno, giram â volta do mesmo... os astrónomos dizem que esse conjunto de poeiras seria o resultado de uma lua que não conseguiu formar-se e que, por isso, ficou a "flutuar" à volta de Saturno!
Espera-se e desespera-se por novas imagens! :)


Portugal e as responsabilidades internacionais!

Que Portugal teve de trabalhar muito para entrar no Euro, já todos nós sabíamos (a propósito, Sousa Franco também foi pai do Euro!)! Que Portugal teve de se sacrificar imenso para cumprir o Pacto de Estabilidade também já sabíamos! O denominador comum nestas duas aventuras orçamentais é uma: aceitar e cumprir responsabilidades internacionais!
Na área em que estudo e trabalho, em concreto, a Astronomia, Portugal está a falhar claramente nesse aspecto. Há uns anos atrás, Portugal entrou no ESO ( European Southern Observatory); trata-se de uma organização científica europeia que se dedica à astronomia e que é dotada de alguns dos melhores instrumentos de observação astronómica do mundo.
Porque Portugal agora pertence a esse clube, os investigadores portugueses podem aceder a esses preciosos instrumentos. E esperemos que possa continuar a aceder...
Portugal não cumpriu, desde 2003, os seus compromissos financeiros para com o ESO; assim, além de ter de pagar o que deve desde 2003, Portugal tem também de pagar os juros devidos por tal "esquecimento"! E o nosso país já começou a sofrer as represálias: já perdeu o seu direito de voto.

Isto é uma responsabilidade internacional que não foi cumprida. Estamos a falar de um número razoável de investigadores portugueses de diferentes áreas que pode ver em risco o seu futuro científico, bem como vários alunos de mestrado e doutoramento que colaboram com esta organização...



O problema é que fala-se que o mesmo se passa com as nossas responsabilidades para com a ESA (Agência Espacial Europeia) e com o CERN (Organisation Européenne pour la Recherche Nucléaire).

Com um governo em estado vegetativo, como é que tudo isto vai ficar?

JÁ LÁ ESTÁ!!

Após 3.5 mil milhoes de quilómetros...
Mais de 7 anos após a sua partida do nosso planeta...

Eis que...



CASSINI CHEGOU!!

A mais extraordinária missão espacial após as sondas Voyagers, vai marcar definitivamente a história da exploração espacial! As primeiras imagens seguem dentro de algumas horas!

Hoje, é mais um belo dia para a Humanidade!!

Beleza em Portugal, beleza noutros mares pouco navegados....

Portugal transborda de alegria, cor e vibração! É, no fundo, um hino à beleza humana! E, por outros lados deste Sistema Solar, a sonda Cassini mostra-nos a beleza que está quase a tocar! Trata-se de uma das últimas imagens de Saturno captadas pelas câmeras desta missão da NASA e da ESA. E está lá quase...quase, quase... à hora em que escrevo este post, faltam apenas 2 horas!

E assim se faz história!

Foi um jogo que teve, durante 80 minutos, um único sentido: o da baliza holandesa! Apesar de não ter sido tão emotivo como o jogo contra os ingleses, esta equipa portuguesa "assusta" pela capacidade psicológica: só pensam em jogar bem e encurralar o adversário; e a isto chama-se trabalho de balneário e muito mérito de Scolari e seu pares! De 0 a 10, temos o seguinte:

Ricardo (8) - surpreendentemente, não teve muito trabalho; porém, tem de se lhe gabar um aspecto: as saídas da baliza, principalmente ao nível dos cruzamentos, é um dos seus pontos fracos! Mas, neste jogo, e nesse capítulo, esteve divinal, dando uma segurança enorme à sua equipa.

Miguel (9) - notável!! Para quem dizia que não sabe defender muito bem, neste Europeu Miguel deu a resposta. Todos os que lhe apareceram em frente foram totalmente eclipsados pela velocidade, técnica e força de Miguel. Titular indiscutível, sem qualquer dúvida!

Ricardo Carvalho (9) - mais um jogo praticamente perfeito do central portista; Pinto da Costa diz que o próximo treinador do FCP o considera intocável e percebe-se porquê! Os holandeses ainda devem estar a perguntar como é que lhes apareceu este paredão à frente deles!!

Jorge Andrade (9) - apesar do auto-golo (uma jogada de PURO azar!), Jorge Andrade fez o seu melhor jogo neste Europeu! Não se deixou abater minimamente com o auto-golo e, que me lembre, nunca perdeu um único lance! Notável...

Nuno Valente (9) - mais um que não deixou jogar nenhuma laranja na sua área! Limpa tudo e ainda tem força para compensar os centrais! Outro titular indiscutível!

Costinha (7) - continuo com a impressão que Costinha não está bem fisicamente! Não faz a pressão alta, não corre muito mas é um jogador com uma leitura táctica acima da média e vale-se disso!

Deco (8) - não se exibiu muito ao nível dos seus "rasgos" individuais, mas deu uma ajuda muito importante ao tapar as linhas de passe dos holandeses; uma exibição de enorme sacrifício! De notar que, tal como Costinha e Ricardo Carvalho, evitou o 2º amarelo que o impediria de jogar a final.

Maniche (9) - aquele golo...meu Deus, aquele golo... para mim, o melhor deste Europeu! Muita luta, mas uma disponibilidade física impressionante! Saíu totalmente desgastado mas, neste momento, é titutar indiscutível!

Figo (9) - é, ainda, um imprescindível nesta Selecção; pela raça, pelo crer, por estar sempre disponível a "carregar a Selecção às costas". Ainda se perde muitas vezes em individualismos sem resultados práticos, mas...Figo é sempre Figo!

Ronaldo (8) - não se mostrou muito, mas, no lance do golo, teve a inteligência de procurar o espaço vazio para estar completamente à vontade; não explodiu tanto como no último jogo mas fica-me na retina um desarme defensivo que fez no auxílio a Nuno Valente! Muito bem fisicamente, é uma das figuras maiores deste Mundial!

Pauleta (4) - é com enorme tristeza que lhe atríbuo a única negativa desta Selecção! Não vale a pena esconder: Pauleta NÃO está bem! Não está bem fisicamente, não está bem psicologicamente... não se percebe o que aconteceu ao goleador açoreano! Na única ocasião que teve foi de uma ingenuidade atroz! Pauleta não pode ser titular na actual Selecção!

Nuno Gomes (5) - também ainda não está bem fisicamente mas, pelo menos, mostrou inteligência táctica, procurando as tabelinhas e levantando a cabeça quando recebe a bola!

Petit (7) - poderia entrar mais cedo; a Holanda estava a empurrar Portugal para a defesa e já tinha ganho a luta do meio campo...até que entrou Petit! Com raça e velocidade, o "pitbull" português conquistou o meio campo e ainda lançou algumas jogadas de ataque. Na minha opinião, merece entrar para o lugar de Costinha!

Fernando Couto (6) - entrou com uma única missão: segurar o numeroso ataque holandês que, na altura, já jogava com 3 pontas de lança! Safou algumas bolas, mas cometeu um erro que poderia sair caro: cometeu uma falta ingénua num local proibitivo, quase em cima da linha de grande área!

Powered by Blogger