quinta-feira, julho 1

Astros...

Chegaram as primeiras imagens da sonda Cassini.


Esta imagem, que à primeira vista pode não parecer muito excitante, mostra em detalhe aquilo que Saturno tem de mais sedutor: os famosos anéis de Saturno! Há uns anos atrás, uma publicidade televisiva da Reebook colocou maratonistas a correrem naquele espaço; de facto, parece uma pista de atletismo!
Na verdade, o que vemos não é mais do que um aglomerado enorme de pequenas poeiras e gelos que, devido ao campo gravitacional de Saturno, giram â volta do mesmo... os astrónomos dizem que esse conjunto de poeiras seria o resultado de uma lua que não conseguiu formar-se e que, por isso, ficou a "flutuar" à volta de Saturno!
Espera-se e desespera-se por novas imagens! :)


Portugal e as responsabilidades internacionais!

Que Portugal teve de trabalhar muito para entrar no Euro, já todos nós sabíamos (a propósito, Sousa Franco também foi pai do Euro!)! Que Portugal teve de se sacrificar imenso para cumprir o Pacto de Estabilidade também já sabíamos! O denominador comum nestas duas aventuras orçamentais é uma: aceitar e cumprir responsabilidades internacionais!
Na área em que estudo e trabalho, em concreto, a Astronomia, Portugal está a falhar claramente nesse aspecto. Há uns anos atrás, Portugal entrou no ESO ( European Southern Observatory); trata-se de uma organização científica europeia que se dedica à astronomia e que é dotada de alguns dos melhores instrumentos de observação astronómica do mundo.
Porque Portugal agora pertence a esse clube, os investigadores portugueses podem aceder a esses preciosos instrumentos. E esperemos que possa continuar a aceder...
Portugal não cumpriu, desde 2003, os seus compromissos financeiros para com o ESO; assim, além de ter de pagar o que deve desde 2003, Portugal tem também de pagar os juros devidos por tal "esquecimento"! E o nosso país já começou a sofrer as represálias: já perdeu o seu direito de voto.

Isto é uma responsabilidade internacional que não foi cumprida. Estamos a falar de um número razoável de investigadores portugueses de diferentes áreas que pode ver em risco o seu futuro científico, bem como vários alunos de mestrado e doutoramento que colaboram com esta organização...



O problema é que fala-se que o mesmo se passa com as nossas responsabilidades para com a ESA (Agência Espacial Europeia) e com o CERN (Organisation Européenne pour la Recherche Nucléaire).

Com um governo em estado vegetativo, como é que tudo isto vai ficar?

Powered by Blogger