domingo, julho 11

Yes, Prime Minister...

O novo Primeiro Ministro de Portugal deu hoje a sua primeira entrevista, depois do Conselho Nacional do PSD o ter indigitado para o cargo.



Como é óbvio, não sendo ainda investido pelo PR para o cargo, o novo PM não disse nada de novo, não avançou nomes para Ministérios, não quis comprometer sobre nada! Mas também não mostrou ideias e não mostrou segurança sobre nenhum assunto...
Além disso, a meu ver, cometeu um erro: Ricardo Costa, o jornalista da SIC, quando o confrontou sobre possíveis candidatos do PSD às presidênciais, Santana, o líder do PSD, além de ter mencionado os habituais, ainda lançou mais nomes na fogueira: Mota Amaral e Pinto Balsemão. Será uma pista sobre o seu incómodo com a possível corrida de Cavaco Silva a Belém? E, agora com Santana como PM, Cavaco estará interessado em concorrer às presidênciais?


Galáxias com barbas...

Uma equipa de investigadores do ESO (European Southern Observatory) observaram um conjunto de galáxias que, estima-se, sejam algumas das mais antigas do nosso Universo...



Olhar para estas galáxias é o mesmo que observar as primeiras estruturas que se formaram no início do Universo, uma vez que estão a distâncias enormes e a luz dessas mesmas galáxias demoraram uma eternidade a chegar até nós! Segundo nos contam os cientistas responsáveis por esta descoberta, estas galáxias nasceram 2000 milhões de anos depois do nascimento do nosso universo!

O mais interessante nesta observação reside no facto de todas estas galáxias serem muito mais massivas do que a nossa própria galáxia - chamada Via Láctea; e isto choca com algumas das mais consistentes teorias sobre a formação de galáxias no início do Universo! Segundo estas teorias, as primeiras galáxias teriam massas muito mais reduzidas do que a nossa própria galáxia!!

Mas a Ciência é feita por estes desmancha-prazeres!

Powered by Blogger