domingo, julho 25

Descentralizações à moda de Santana...


Santana disse e Santana irá fazer: uma semi-descentralização governamental está a caminho! A questão que se coloca não é do ponto de vista teórico, porque, provavelmente, todos estaremos de acordo que a descentralização do poder político é algo de salutar para um qualquer país. O problema é que Santana pensou que estava a inovar quando não o estava e pensou que seria fácil quando o não é! Além disso, terá custos económicos e sociais enormes! Uma secretaria de estado de qualquer Ministério é um mini Monstro das Bolachas (ler obrigatoriamente o post de 13 de Julho do Jaquinzinhos), com um número impressionante de pessoas; são famílias que terão de refazer toda a sua vida por causa desta nova medida de Santana. Para uma mãe que trabalhe na função pública no Porto e que, nessa cidade, tenha um filho a tirar um curso universitário que apenas exista nessa cidade, como irá fazer? Que compensações irá ter?
Santana não pensou em muita coisa... mas deveria já ter chegado à conclusão que este é efectivamente um governo de gestão até às próximas eleições legislativas!

Águas agitadas à esquerda...
 
No Partido Socialista parece que as águas agitam-se! Após não terem conseguido chegar a um consenso com João Soares, a ala mais esquerda do PS decidiu avançar o seu candidato: Manuel Alegre.
Mesmo os mais ferrenhos Ferristas sabem que esta candidatura é uma perda de tempo: porque já tem um outro nome no mesmo espaço político, porque Manuel Alegre não é nem de longe nem de perto um candidato consensual dentro do PS e porque, sejamos frontais, a sua hora já passou! Aliás, esta candidatura nem vai enriquecer o debate ideológico no partido, a julgar pela primeira acção de Alegre (atacou, de uma maneira perfeitamente ingénua para quem tem tanta experiência política, talvez o homem mais forte do aparelho socialista - Jorge Coelho).
Como já Pacheco Pereira o disse várias vezes (e concordo plenamente), a arena política dos tempos modernos situa-se no centro, independentemente deste centro ser de direita ou de esquerda; por isso, José Sócrates e Santana Lopes (este mais afastado do centro direita) irão proporcionar interessantes tempos à política portuguesa...

E porque o Homem foi à Lua há 35 anos...

No passado dia 20 de Julho comemorou-se o 35º aniversário da chegada do Homem à Lua!



Já se disse tudo sobre esse feito! Naquela altura, o sonho deu em realidade... hoje, o sonho é voltar lá, com outros sonhos, com outros projectos, com visões para um segundo lar para a Terra! Paisagens que, penso eu, apenas os meus netos irão desfrutar... somos a geração do meio; não vimos a chegada da Eagle à Lua e também acho que não vamos ver a chegada de um homem a Marte! Porém, quero acreditar que estamos aqui para ajudar a que isso aconteça o mais depressa possível e sob dois pontos de vista: de um ponto de vista científico e de um ponto de vista cultural/educacional! Porque, antes de mandarmos algúem a Marte, temos de explicar ao mais comum dos mortais o que é Marte, o que lá existe de tão fascinante e o que nos incentiva a fazer tal rota espacial!  E, desta vez, que não haja uma qualquer Guerra Fria como pretexto!

 
A ler...
 
Porque estamos em época de férias, algo de muito light mas, ao mesmo tempo, algo que deve ser lido com o objectivo de fazer um exercício simples: tentar diferenciar a ficção do real. Trata-se do livro de José de Pina, Nascido Para Mandar: Guia prático para chegar ao Poder em Portugal, da editora Gradiva.












Powered by Blogger