Foi um jogo que teve, durante 80 minutos, um único sentido: o da baliza holandesa! Apesar de não ter sido tão emotivo como o jogo contra os ingleses, esta equipa portuguesa "assusta" pela capacidade psicológica: só pensam em jogar bem e encurralar o adversário; e a isto chama-se trabalho de balneário e muito mérito de Scolari e seu pares! De 0 a 10, temos o seguinte:
Ricardo (8) - surpreendentemente, não teve muito trabalho; porém, tem de se lhe gabar um aspecto: as saídas da baliza, principalmente ao nível dos cruzamentos, é um dos seus pontos fracos! Mas, neste jogo, e nesse capítulo, esteve divinal, dando uma segurança enorme à sua equipa.
Miguel (9) - notável!! Para quem dizia que não sabe defender muito bem, neste Europeu Miguel deu a resposta. Todos os que lhe apareceram em frente foram totalmente eclipsados pela velocidade, técnica e força de Miguel. Titular indiscutível, sem qualquer dúvida!
Ricardo Carvalho (9) - mais um jogo praticamente perfeito do central portista; Pinto da Costa diz que o próximo treinador do FCP o considera intocável e percebe-se porquê! Os holandeses ainda devem estar a perguntar como é que lhes apareceu este paredão à frente deles!!
Jorge Andrade (9) - apesar do auto-golo (uma jogada de PURO azar!), Jorge Andrade fez o seu melhor jogo neste Europeu! Não se deixou abater minimamente com o auto-golo e, que me lembre, nunca perdeu um único lance! Notável...
Nuno Valente (9) - mais um que não deixou jogar nenhuma laranja na sua área! Limpa tudo e ainda tem força para compensar os centrais! Outro titular indiscutível!
Costinha (7) - continuo com a impressão que Costinha não está bem fisicamente! Não faz a pressão alta, não corre muito mas é um jogador com uma leitura táctica acima da média e vale-se disso!
Deco (8) - não se exibiu muito ao nível dos seus "rasgos" individuais, mas deu uma ajuda muito importante ao tapar as linhas de passe dos holandeses; uma exibição de enorme sacrifício! De notar que, tal como Costinha e Ricardo Carvalho, evitou o 2º amarelo que o impediria de jogar a final.
Maniche (9) - aquele golo...meu Deus, aquele golo... para mim, o melhor deste Europeu! Muita luta, mas uma disponibilidade física impressionante! Saíu totalmente desgastado mas, neste momento, é titutar indiscutível!
Figo (9) - é, ainda, um imprescindível nesta Selecção; pela raça, pelo crer, por estar sempre disponível a "carregar a Selecção às costas". Ainda se perde muitas vezes em individualismos sem resultados práticos, mas...Figo é sempre Figo!
Ronaldo (8) - não se mostrou muito, mas, no lance do golo, teve a inteligência de procurar o espaço vazio para estar completamente à vontade; não explodiu tanto como no último jogo mas fica-me na retina um desarme defensivo que fez no auxílio a Nuno Valente! Muito bem fisicamente, é uma das figuras maiores deste Mundial!
Pauleta (4) - é com enorme tristeza que lhe atríbuo a única negativa desta Selecção! Não vale a pena esconder: Pauleta NÃO está bem! Não está bem fisicamente, não está bem psicologicamente... não se percebe o que aconteceu ao goleador açoreano! Na única ocasião que teve foi de uma ingenuidade atroz! Pauleta não pode ser titular na actual Selecção!
Nuno Gomes (5) - também ainda não está bem fisicamente mas, pelo menos, mostrou inteligência táctica, procurando as tabelinhas e levantando a cabeça quando recebe a bola!
Petit (7) - poderia entrar mais cedo; a Holanda estava a empurrar Portugal para a defesa e já tinha ganho a luta do meio campo...até que entrou Petit! Com raça e velocidade, o "pitbull" português conquistou o meio campo e ainda lançou algumas jogadas de ataque. Na minha opinião, merece entrar para o lugar de Costinha!
Fernando Couto (6) - entrou com uma única missão: segurar o numeroso ataque holandês que, na altura, já jogava com 3 pontas de lança! Safou algumas bolas, mas cometeu um erro que poderia sair caro: cometeu uma falta ingénua num local proibitivo, quase em cima da linha de grande área!