domingo, dezembro 31

2007



May God be between you and harm in all the empty places where you must walk!

sábado, dezembro 30

E esta, hem??

E quando pensamos que Bush não nos consegue surpreender mais, chega isto (via Steven Johnson)... é verdadeiramente assustadora a influência dos Criacionistas através da mão do presidente americano!

HOW OLD IS THE GRAND CANYON? PARK SERVICE WON?T SAY ? Orders to Cater to Creationists Makes National Park Agnostic on Geology

Washington, DC ? Grand Canyon National Park is not permitted to give an official estimate of the geologic age of its principal feature, due to pressure from Bush administration appointees. Despite promising a prompt review of its approval for a book claiming the Grand Canyon was created by Noah's flood rather than by geologic forces, more than three years later no review has ever been done and the book remains on sale at the park, according to documents released today by Public Employees for Environmental Responsibility (PEER).

?In order to avoid offending religious fundamentalists, our National Park Service is under orders to suspend its belief in geology,? stated PEER Executive Director Jeff Ruch. ?It is disconcerting that the official position of a national park as to the geologic age of the Grand Canyon is ?no comment.??

quinta-feira, dezembro 28

A primeira GRANDE previsão para 2007...

E vai para os Estados Unidos da América!

Na minha opinião, eis aqueles que irão concorrer para um lugar na Casa Branca...




John Edwards poderá ser a grande surpresa do lado Democrata; há muito tempo que Hillary Clinton tem sido apontada como a mais forte candidata da esquerda americana, mas a verdade é que a sua força tem vindo a desvanecer nos últimos meses. A propósito, convém ler este artigo interessante da Time! John Edwards tem a seu favor vários pontos: uma imagem e juventude que faz lembrar Kennedy, já passou por uma corrida presidencial (foi candidato a vice-presidente com Kerry nas últimas eleições) e tem um discurso atraente, liberal e que percorre todos os espectros sociais, etários e económicos. Não se limita ao discurso político banal e tem uma agressividade q.b.! Preconiza o american dream em termos daquilo que é a figura política americana contemporânea e aparenta ter apoios fortes dentro do partido democrata.
Um dos problemas de Hillary resume-se ao título de uma das emblemáticas músicas dos U2, With or Without You. E este You é, obviamente, o seu marido Bill Clinton. Hillary tudo fará para se distanciar do ex-presidente americano, não por uma questão de imagem (Bill Clinton goza de uma admiração e respeito dentro - e fora - dos EUA que é absolutamente avassaladora!) mas porque precisa de provar ao seu eleitorado (e a si própria!) que é muito mais do que uma ex-primeira dama! Hillary apenas teria a ganhar se trouxesse o seu marido para esta batalha, mas presumo que o seu orgulho enquanto mulher (traída) e política irá traír os seus sonhos mais ambiciosos. Ou seja, Hillary precisa mas não quer, pode mas não deve ver a sua candidatura associada a Bill Clinton.

Do lado Republicano, há uma outra batalha interna interessante; penso que tudo irá decidir-se entre Rudolph Giuliani e John McCain. O antigo mayor de New York, aos poucos, foi conquistando a confiança dos nova iorquinos durante o seu mandato, tendo atingindo o pico de popularidade com o seu comportamento durante e após o 11 de Setembro de 2001. E desde que saíu da Câmara de NY, tem feito muito trabalho de auscultação junto do povo americano e, sobretudo, junto das bases republicanas para um eventual assalto à corrida presidencial, tal como John McCain. São dois políticos com uma experiência política invejável e não acredito que cometam muitos erros ao longo das suas futuras tácticas políticas. E também não é muito difícil de os imaginar a concorrem conjuntamente, com Giuliani como Presidente e McCain como seu Vice. Neste cenário, qualquer candidatura democrata (Edwards/Clinton é muito pouco provável!) terá sérias dificuldades para os derrotar, até porque quer Guiliani quer McCain têm um discurso que pretende captar claramente os eleitores que se situam mais no centro político americano, com uma toada mais moderada e claramente a afastarem-se das opções políticas de George W. Bush, demarcando claramente os seus territórios.

Declaração de interesses: se porventura votasse nos EUA e a concretizarem-se as minhas previsões para a corrida presidencial, o meu voto seria claramente para John Edwards! Apesar de tudo, Guiliani nunca será um Bush!

E ultrapassámos a fasquia dos 50.000 visitantes.
Acho que estamos de parabéns.. Ah.. e não, não andámos a carregar vezes sem conta no "refresh" suas mentes perversas... ;)

quarta-feira, dezembro 27

Ainda que configure uma opinião altamente criticável e geradora de polémica não posso concordar com a condenação à morte de Saddam. Não deixa de ser irónico que os extremos se toquem e que a lei do olho por olho dente por dente colida frontalmente com a barbárie levada a cabo por Saddam enquanto no poder. Não podemos, de modo algum, condenar quem mata e, simultaneamente, condenar matando.
Opiniões!

A minha prenda de Natal para todos vós... :)

enjoy! ;)

segunda-feira, dezembro 25

Pedacinhos da minha consoada! :)



Soube a pouco! :)
Por termos dois membros novos na família...
Por estarmos felizes...
Porque a vida corre bem...
Porque, lentamente, a vida anda para a frente...
Porque SIM!



As fotos foram tiradas pela minha tia que é uma chata e diz que eu ponho muito "céu" nas fotos...

domingo, dezembro 24

Começar 2007 no cinema...

isto é capaz de ter piada ...

sábado, dezembro 23

E porque até somos boas pessoas...

em nome dos seres celestiais que habitam este lado da Lua (o Outro!), gostaríamos de desejar a todos aqueles que, num supremo acto de sacrifício, dedicam-se a parar neste espaço nem que seja por 2 segundos para meio dedo de conversa e 1/4 de café!




UM EXUBERANTE NATAL E UM MAGNÍFICO, EXTRAORDINÁRIO, INIMAGINÁVEL, ORGÁSMICO E DELIRANTE

2007

sexta-feira, dezembro 22

A sério, não estou a brincar...

isto está mesmo no site da Câmara Municipal do Porto:

"Para acabar 2006 em Beleza, a Passagem de Ano começa na Avenida dos Aliados ao som de Quim Barreiros (...)"

Percebe-se cada vez mais os critérios culturais de Rui Rio... ou então não!!

segunda-feira, dezembro 18

Path of least resistance


In Sabor a Sal

domingo, dezembro 17

Solidariedades...



De: FMSG
Para: provedor@rtp.pt

Caro Sr. Dr. José Manuel Paquete de Oliveira, Provedor da Radiotelevisão Portuguesa,

em primeiro, gostaria de aproveitar esta quadra festiva para lhe desejar um Santo Natal e um 2007 ao nível das suas melhores expectativas pessoais e profissionais!
Quero também felicitar a RTP; porque cresci com ela, porque formei-me com ela, porque, nos seus e meus momentos fortes e nos seus e meus momentos baixos, nunca deixou de ser a minha RTP!
Esta minha mensagem vem a propósito da vossa louvável e sempre memorável iniciativa desta noite do dia 17, a Gala Dança Comigo Por uma Boa Causa, dedicada a juntar dinheiro para um Fundo de Solidariedade das Nações Unidas e para o Serviço de Pediatria do IPO de Lisboa.
O somatório de todas estas iniciativas ainda é muito pouco para toda a tristeza e miséria que a condição humana atravessa em alguns (sempre os mesmos!) dos locais do nosso planeta, do nosso país, da nossa cidade, do nosso bairro... mas cada um destes eventos serve também para nos recordar que a palavra solidariedade não é algo de teórico, é algo que se pratica! Daí o meu agradecimento, à RTP e à Catarina Furtado, pelo empenho e dedicação nesta sua (nossa) causa!
Porém, queira, por favor, considerar algumas pequenas notas pessoais sobre este vosso programa... escreve-lhe alguém que viveu 18 anos no interior do país e que vive actualmente, há mais de 10 anos, na cidade do Porto. Tenho, por isso, este enorme previlégio de conhecer um país que se desenvolve a duas velocidades: o do interior e o do litoral. E porque falamos de solidariedade, não poderia deixar de referir esta minha costela beirã (da Baixa) relativamente a esta questão que lhe proponho! É que há algo que me perturba mas que moralmente apresenta-se como um dilema sofredor e que pode ser facilmente mal compreendido e mal usado: pergunto-lhe, tão simplesmente, porque razão os fundos arrecadados nesta vossa iniciativa, destina-se para o IPO de uma determinada cidade (sempre a mesma, quase sempre...) e porque não partilhar essa riqueza da prova de nobreza dos portugueses com os restantes IPOs do país, com as restantes crianças e pais sofredores do nosso pequeno Portugal? Serão, porventura, as crianças e pais do Porto, de Castelo Branco, de Faro ou de Coimbra menos merecedoras da vossa solidariedade do que as de Lisboa? Não terá o IPO de Lisboa outros meios, outra capacidade para conseguir fundos que os outros não terão? Por favor, compreenda positivamente esta minha questão: uma criança é sempre uma criança, uma criança salva em Lisboa é uma benção tal como uma outra salva em Aveiro ou em Beja, mas... porquê apenas contemplar Lisboa? Porque não estender essa generosidade? Porque não, proponho eu, entregar esses donativos a organizações que actuam nos IPOs a nível nacional? Se o dinheiro angriado para a ONU compreende-se pela extensão planetária dessa organização, porque razão descriminam a solidariedade no nosso país e para com o nosso país?
Por outras palavras, como é que uns pais de uma criança que esteja internado no IPO do Porto pode compreender que um amigo do seu filho do IPO de Lisboa receba o nosso dinheiro e não o filhos deles? Consegue explicar tal filtração de solidariedade a esses pais? É que eu não sei e gostava de saber se haverá alguma maneira de o transmitir...
Não entenda esta minha mensagem como algo de mesquinho, como catalizador das sempre imbecis guerras Lisboa/Porto (como se o nosso país fosse uma enormidade!) ... não o é e acho que, por falta de solidariedade esquecemo-nos de todo o imenso país que há abaixo do Tejo e acima do Douro! E, em última análise, quem perde... somos todos nós!
Mas deixe-me que lhe diga que também contribuí, com 2 telefonemas, para a vossa (nossa) causa! Porque os meus amigos cidadãos de Lisboa (e não só) também sofrem, riem, amam, tocam e sentem como eu! E, se com o meu pequeno gesto posso aliviar a dor deles, então não há lugar para hesitações! Apenas gostaria que o vosso gesto fosse extensivo também ao Portugal dos outros que também sofrem...

Com os meus melhores cumprimentos,

FMSG

E onde está a surpresa?




Surpresa? Nenhuma... nos meios culturais e políticos, tudo isto é encarado como uma decisão que já estava tomada na altura da abertura do suposto concurso para gestão do Rivoli; durante vários meses falou-se em surdina sobre os movimentos menos claros entre Filipe La Féria e Rui Rio. Depois do Teatro Sá da Bandeira, La Féria controla agora uma das mais emblemáticas sala de espectáculos do Norte (do país!) e o que parece óbvio é que vai acentuar-se um divórcio entre o povo e o Teatro. Dir-se-ia que a convivência entre a cidade e o Rivoli entrou de Féria(s)!

O que diz-nos Rui Rio sobre esta decisão?

Conjugados todos os factores, ponderada a natureza das propostas e respectivos proponentes, e após a indispensável reflexão, o Presidente da Câmara Municipal do Porto decidiu propor ao Executivo a celebração de um Protocolo de Gestão ao produtor Filipe La Féria, por ser a proposta que melhores condições oferece para assegurar a gestão daquele equipamento municipal, garantindo uma programação apelativa de elevada qualidade, e mobilizadora de grandes públicos para a Baixa do Porto; funcionando, assim, como mais uma âncora no seu processo de reabilitação que a CMP está a levar a cabo.

As questões que isto oferece:

1. Que condições são essas? Financeiras? Pacificação entre agentes sociais e culturais? Filipe La Féria não reúne as condições financeiras mínimas para sustentar uma aventura deste tipo; aliás, sem o apoio estatal/municipal, é a minha forte convicção que nenhuma das candidaturas conseguiria sustentar um projecto desta magnitude, aliás, o que acontece em qualquer parte do país, em qualquer recinto cultural de grandes dimensões! Portanto, iremos ter, pele frente, vários sacos azuis proveninentes da Câmara para sustentar a decisão de Rui Rio?
Além disso, Filipe La Féria foi sempre a candidatura mais contestada por parte de todos os que se interessam pelo Rivoli; se juntarmos a este facto a conhecida personalidade fracturante e polémica do encenador, o divórcio também se consume entre a nova gestão do Rivoli e os agentes culturais (e, se calhar, financeiros) do Norte.

2. programação apelativa de elevada qualidade... repare-se que Rui Rio, propositadamente ou não, não refere a diversidade na programação; ele sabe que Filipe Lá Féria nunca lhe poderia prometer tal característica, o Rivoli passará a ser um espaço dedicado em 95% às revistas e nada mais! No aspect oda diversidade programática, qualquer uma das outras propostas era francamente superior! A elevada qualidade é sempre uma questão de difícil julgamento mas cá estaremos para o avaliar!

3. mobilizadora de grandes públicos para a Baixa do Porto... mas porventura isto aconteceu alguma vez com os espectáculos que Filipe Lá Féria produziu no Sá da Bandeira? E o Teatro Sá da Bandeira dista de uns míseros 100 e poucos metros do Rivoli! A mobilização de grandes públicos para a Baixa do Porto implica uma empatia entre a diversidade da sua oferta com o carinho por quem pode providenciar essa oferta, o que claramente não acontecerá com Filipe La Féria! Nos próximos tempos, a Baixa do Porto terá as grandes mobilizações no S. João, na passagem do Ano, nos Reis e nas vitórias do FCP e fiquemos por aqui! De facto, o Rivoli poderia ser um motor para essa zona, mas não com La Féria!

4. processo de reabilitação da Baixa; aqui, Rui Rio está a ser mauzinho... junta um argumento político a uma decisão cultural; as duas podem estar (devem estar) associadas, mas a verdade é que a decisão de Rui Rio entre em contradição com o processo de reabilitação da Baixa! Aliás, Rui Rio, neste tempo todo que está à frente da CMP não apresentou um único projecto para a reabilitação da Baixa e se me falam dos novos Aliados e da nova Praça da Liberdade está o caldo entornado! As estatísticas falam por si, a Baixa perde cada vez mais habitantes, cada vez mais jovens e só Rui Rio é que não percebe isso e não tem nenhum plano de acção urgente para combater esse crime!

Resta-nos esperar para ver... talvez La Féria nos surpreenda, talvez fuja do Rivoli em poucos meses, talvez Rui Rio, finalmente, pague um elevado preço pelo prejuízo que está a criar a este nosso Porto!

quinta-feira, dezembro 14

Finalmente!

Dave Matthews Band

Após anos a fio a fazerem umas "míseras" tourneés em terras do tio Sam, parece que é desta que se deslocam à Europa e.... a Lisboa! Vai ser no Pavilhão Atlântico, dia 25 de Maio e adivinhem quem vai lá estar? ;)

Crash into me yeah!

quarta-feira, dezembro 13



Silêncio

Assim

pouco a pouco
escolhi
o presente silêncio

Silêncio
tão pouco querido
oh, derradeiro momento ...

Silêncio
Momento
Silêncio


Madredeus
(vamos ter muitas saudades!)

segunda-feira, dezembro 11

And the worst book of 2006 goes to...




O livro de Carolina Salgado, Eu, Carolina, é, sem dúvida, um atentado terrorista a todos aqueles que gostam do mundo dos livros. Não é pela personagem em si, é pelo teor e intenção que o livro da ex-companheira do Presidente do FCP reserva no mesmo.
Há, obviamente, partes do livro que devem ser alvo de uma profunda investigação por parte da equipa do Apito Dourado, mas tudo o resto é uma mistura de muito mau gosto com uma sede de vingança doentia. Carolina Salgado partilha com os seus leitores (??) várias mensagens de cariz (muito) íntimo que terá trocado com Pinto da Costa e só esse simples facto é suficientemente grave para questionar a integridade deste livro; há certos episódios e registos da vida emocional de uma pessoa que deve ficar para si, em si, para sempre! Em coerência com isto que defendo, gostaria também de assinalar, por exemplo, que nunca percebi como é que um vulto da nossa literatura - António Lobo Antunes - alguém que defende tanto a sua privacidade, permitiu a publicação das cartas de amor que escreveu à sua mulher em D'este Viver aqui Neste Papel Descripto. Não é elegante, é uma invasão de privacidade, principalmente se os autores e actores do mesmo ainda estão no reino dos vivos (foram publicadas também algumas cartas de amor de Fernando Pessoa, mas a situação é radicalmente diferente!).

Voltando a Carolina Salgado, admire-se (minimamente) a coragem que teve em expôr a suas origens... a ex-alternadeira do Calor da Noite confirma os vícios, locais e práticas de muitos dos elementos da Direcção do FCP e isso só espanta quem não vive e convive com o Porto e os seus habitantes. Mas a coragem de Carolina fica por aí, nada mais no livro é minimamente interessante e apenas poderá interessar a essa grande faixa de portugueses que têm um grande interesse pela bisbilhotice alheia, pela ralé da nossa cultura e pela fraqueza e indignidade da condição humana! Carolina Salgado presta, a si próprio, um mau serviço e todos aqueles que a adoram (nomeadamente muitos benfiquistas!) são os mesmos que há bem pouco tempo atrás a tinham como inimiga mortal e referenciada com todos os nomes do vernáculo português!

Uma última nota que me parece importante: muito se tem dito e comentado em relação ao sucesso de vendas deste livro, esgotado, pelos vistos, em muitos locais de venda! Atente-se, em 1º lugar, ao número de exemplares desta 1ª edição - muito reduzido em função da esperada procura! Este tem sido um golpe de marketing que sistematicamente as editoras portuguesas (e não só!) têm feito: uma 1ª edição de pouca quantidade para, depois, dizer-se imediatamente que o sucesso foi tremendo, passando logo para uma 2ª edição (que, presumo, também não seja de grande quantidade!)! Por isso, o êxito é relativo e difícil de apurar... de qualquer forma, é mais um indicador do analfabetismo cultural dos portugueses!

P.S. - sou benfiquista, logo, livre de qualquer suspeita de condicionamento clubísitico!

domingo, dezembro 10

Sugestão para prenda de Natal.



What Great Paintings Say - Old Masters in Detail, de Rose-Marie Hagen e Rainer Hagen

A editora Taschen, especializada em livros de arte e arquitectura, celebra os seus 25 anos de existência e, por causa disso, durante todo este ano de 2006 colocou no mercado verdadeiras pérolas a preços absolutamente notáveis! Uma dessas pérolas é este livro,What Great Paintings Say, uma viagem deliciosa que nos leva a mais de 30 quadros dos mais conhecidos em todo o mundo com uma explicação minunciosa de cada um e com ideias sobre História, Sociedade e aspectos técnicos de cada obra prima.
São mais de 500 páginas em 2 volumes e representações de altíssima qualidade e constituem uma excelente prenda de Natal!

Na Almedina, por menos de 20 euros... já há poucos!!

quinta-feira, dezembro 7

A verdadeira face do Demónio!

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu, como esperado, aplicar um novo aumento nas taxas de juro da zona euro, fixando a taxa directora nos 3,5%, anunciou esta quinta-feira a instituição de Frankfurt. A medida de política monetária representa um acréscimo de 25 pontos base face ao referencial fixado em Outubro passado pela entidade presidida por Jean-Claude Trichet.



The Devil himself ...

terça-feira, dezembro 5

:)

PARABÉNS AVÓ!!

Preciso de férias. É uma evidência categórica. Esta nova tarefa de ser dona aliada ao trabalho das 9 às 17 cansa. Se lhe somarmos os problemas intermináveis que aquela casa embruxada está a dar, os contínuos para-arranca da anafada 2ª circular e a tua ausência (ainda que por pouco tempo e mais que justificada) temos o caldo entornado. Cada manhã que o despertador toca incluo-o delicadamente no meu sono profundo, esperando que se transforme num qualquer comboio, campainha da escola, ambulância ou outro elemento fulcral nessa vida paralela, subconsciente e tão mais interessante que a real.
Hoje levantei-me e tinha água até à porta da casa-de-banho. Decidi de imediato que o dilúvio não me iria estragar o dia. Desliguei a água do lado de fora, limpei o rio ostensivamente "en passant", meti-me na arca de Noé e decidi que logo à noite trato do assunto. Irresponsável ou não, soube bem! Como diria o meu avô, uma coisa de cada vez e cada coisa no seu lugar. :)

segunda-feira, dezembro 4

...



... a música de Deus ...

domingo, dezembro 3

Porque o Porto não se fala, sente-se...

Gostaria de revelar um texto, espírito e esperança muito poderosos e interessantes que os autores do blog não sei pra mais deixam neste notável post!

O Porto fez-se e realiza-se com pessoas com esta alegria e com esta vontade de ver um outro Porto! Agradeço-lhes, enquanto portuense, pelo contributo dos mesmos!

Gostaria apenas de acrescentar a esse post um outro projecto, este de futuro, que, penso eu, irá trazer uma outra dimensão (mais elevada) a estética e arquitextura da cidade do Porto! Fala-vos dos planos que estão a ser pensados para o Edifício Transparente, uma obra que chegou a ser emblemática da Porto 2001 mas que caíu no ridículo e no abandono vergonhoso! Agora, outros ventos irão soprar naquela estrutura que irá ser um orgulho para todos os portuenses!





Muito mais do que um centro comercial com uma localização e panorâmica extraordinárias, o Edifício Transparente promete ser um ponto de encontro de alto nível cultural, de lazer e financeiro. Será, no fundo, um edifício multifacetado, o término perfeito para o Parque da Cidade (ou o início da sua beleza cativante!).



Caso haja ambição e empenho, estamos perante mais um futuro ex-líbris da Invita e admito a minha ansiedade em ver concretizado este projecto!

Um local de encontros, de momentos e de delírios inspiracionais! Aliás, como só o Porto pode deliberadamente oferecer a quem o ama...





Deixem-nos sonhar com a relidade... :)





(retirado do site do projecto)

O Edifício estará preparado para se adaptar às condições climatéricas, podendo estar totalmente encerrado através de janelas de vidro no Inverno e devidamente climatizado, ou totalmente aberto para aproveitamento do agradável clima temperado que se faz sentir durante os meses de Verão. A vista soberba pode assim ser apreciada 365 dias por ano, sem pôr em causa o conforto dos visitantes.

O piso Praia terá 8 módulos destinados a Restaurantes - Bar- Esplanada, aos quais se pode aceder quer pelo interior do Edifício, quer directamente pelo exterior, e 1 módulo maior pertencente ao piso baixo do Restaurante Fashion correspondente ao Bar - Disco, que também tem esplanada privativa.
O piso Rua terá 1 módulo destinado a um grande e moderno snack / cervejaria / marisqueira, e um módulo destinado a uma agência bancária em exclusivo. Contempla ainda o 2º piso da discoteca correspondente ao Restaurante Fashion, com entrada independente do Espaço directamente através da rua. A Área Comum será destinada à circulação de pessoas e a exposições culturais.

O 1ª Piso terá espaço para a instalação do jardim de Inverno propriamente dito , onde está a Box -in- the Box, uma caixa gigante em vidro no interior do Edifício, que será destinada a um espaço comercial cultural tipo "FNAC" e a acolher eventos empresariais de alto-nível.
No Prumo Norte (por cima da áera de implantação da Discoteca / Restaurante Fashion) tem uma sala destinada a acolher eventos variados, com vista para o mar de um lado, e para o parque da cidade do outro, a toda a largura.

O 2ª piso está destinado a um Gigante Lounge Panorãmico que terá serviço de Restaurante, Caffé - Bar.
No prumo Norte, terá 800 m2 de escritórios locáveis, todos com vista panorâmica, funcionando numa lógica de centro de negócios. Contará ainda com uma galeria de Arte para exposições permanentes.

Powered by Blogger