domingo, dezembro 17

E onde está a surpresa?




Surpresa? Nenhuma... nos meios culturais e políticos, tudo isto é encarado como uma decisão que já estava tomada na altura da abertura do suposto concurso para gestão do Rivoli; durante vários meses falou-se em surdina sobre os movimentos menos claros entre Filipe La Féria e Rui Rio. Depois do Teatro Sá da Bandeira, La Féria controla agora uma das mais emblemáticas sala de espectáculos do Norte (do país!) e o que parece óbvio é que vai acentuar-se um divórcio entre o povo e o Teatro. Dir-se-ia que a convivência entre a cidade e o Rivoli entrou de Féria(s)!

O que diz-nos Rui Rio sobre esta decisão?

Conjugados todos os factores, ponderada a natureza das propostas e respectivos proponentes, e após a indispensável reflexão, o Presidente da Câmara Municipal do Porto decidiu propor ao Executivo a celebração de um Protocolo de Gestão ao produtor Filipe La Féria, por ser a proposta que melhores condições oferece para assegurar a gestão daquele equipamento municipal, garantindo uma programação apelativa de elevada qualidade, e mobilizadora de grandes públicos para a Baixa do Porto; funcionando, assim, como mais uma âncora no seu processo de reabilitação que a CMP está a levar a cabo.

As questões que isto oferece:

1. Que condições são essas? Financeiras? Pacificação entre agentes sociais e culturais? Filipe La Féria não reúne as condições financeiras mínimas para sustentar uma aventura deste tipo; aliás, sem o apoio estatal/municipal, é a minha forte convicção que nenhuma das candidaturas conseguiria sustentar um projecto desta magnitude, aliás, o que acontece em qualquer parte do país, em qualquer recinto cultural de grandes dimensões! Portanto, iremos ter, pele frente, vários sacos azuis proveninentes da Câmara para sustentar a decisão de Rui Rio?
Além disso, Filipe La Féria foi sempre a candidatura mais contestada por parte de todos os que se interessam pelo Rivoli; se juntarmos a este facto a conhecida personalidade fracturante e polémica do encenador, o divórcio também se consume entre a nova gestão do Rivoli e os agentes culturais (e, se calhar, financeiros) do Norte.

2. programação apelativa de elevada qualidade... repare-se que Rui Rio, propositadamente ou não, não refere a diversidade na programação; ele sabe que Filipe Lá Féria nunca lhe poderia prometer tal característica, o Rivoli passará a ser um espaço dedicado em 95% às revistas e nada mais! No aspect oda diversidade programática, qualquer uma das outras propostas era francamente superior! A elevada qualidade é sempre uma questão de difícil julgamento mas cá estaremos para o avaliar!

3. mobilizadora de grandes públicos para a Baixa do Porto... mas porventura isto aconteceu alguma vez com os espectáculos que Filipe Lá Féria produziu no Sá da Bandeira? E o Teatro Sá da Bandeira dista de uns míseros 100 e poucos metros do Rivoli! A mobilização de grandes públicos para a Baixa do Porto implica uma empatia entre a diversidade da sua oferta com o carinho por quem pode providenciar essa oferta, o que claramente não acontecerá com Filipe La Féria! Nos próximos tempos, a Baixa do Porto terá as grandes mobilizações no S. João, na passagem do Ano, nos Reis e nas vitórias do FCP e fiquemos por aqui! De facto, o Rivoli poderia ser um motor para essa zona, mas não com La Féria!

4. processo de reabilitação da Baixa; aqui, Rui Rio está a ser mauzinho... junta um argumento político a uma decisão cultural; as duas podem estar (devem estar) associadas, mas a verdade é que a decisão de Rui Rio entre em contradição com o processo de reabilitação da Baixa! Aliás, Rui Rio, neste tempo todo que está à frente da CMP não apresentou um único projecto para a reabilitação da Baixa e se me falam dos novos Aliados e da nova Praça da Liberdade está o caldo entornado! As estatísticas falam por si, a Baixa perde cada vez mais habitantes, cada vez mais jovens e só Rui Rio é que não percebe isso e não tem nenhum plano de acção urgente para combater esse crime!

Resta-nos esperar para ver... talvez La Féria nos surpreenda, talvez fuja do Rivoli em poucos meses, talvez Rui Rio, finalmente, pague um elevado preço pelo prejuízo que está a criar a este nosso Porto!

Powered by Blogger