Porque o Porto não se fala, sente-se...
Gostaria de revelar um texto, espírito e esperança muito poderosos e interessantes que os autores do blog não sei pra mais deixam neste notável post!
O Porto fez-se e realiza-se com pessoas com esta alegria e com esta vontade de ver um outro Porto! Agradeço-lhes, enquanto portuense, pelo contributo dos mesmos!
Gostaria apenas de acrescentar a esse post um outro projecto, este de futuro, que, penso eu, irá trazer uma outra dimensão (mais elevada) a estética e arquitextura da cidade do Porto! Fala-vos dos planos que estão a ser pensados para o Edifício Transparente, uma obra que chegou a ser emblemática da Porto 2001 mas que caíu no ridículo e no abandono vergonhoso! Agora, outros ventos irão soprar naquela estrutura que irá ser um orgulho para todos os portuenses!
Muito mais do que um centro comercial com uma localização e panorâmica extraordinárias, o Edifício Transparente promete ser um ponto de encontro de alto nível cultural, de lazer e financeiro. Será, no fundo, um edifício multifacetado, o término perfeito para o Parque da Cidade (ou o início da sua beleza cativante!).
Caso haja ambição e empenho, estamos perante mais um futuro ex-líbris da Invita e admito a minha ansiedade em ver concretizado este projecto!
Um local de encontros, de momentos e de delírios inspiracionais! Aliás, como só o Porto pode deliberadamente oferecer a quem o ama...
Deixem-nos sonhar com a relidade... :)
(retirado do site do projecto)
O Edifício estará preparado para se adaptar às condições climatéricas, podendo estar totalmente encerrado através de janelas de vidro no Inverno e devidamente climatizado, ou totalmente aberto para aproveitamento do agradável clima temperado que se faz sentir durante os meses de Verão. A vista soberba pode assim ser apreciada 365 dias por ano, sem pôr em causa o conforto dos visitantes.
O piso Praia terá 8 módulos destinados a Restaurantes - Bar- Esplanada, aos quais se pode aceder quer pelo interior do Edifício, quer directamente pelo exterior, e 1 módulo maior pertencente ao piso baixo do Restaurante Fashion correspondente ao Bar - Disco, que também tem esplanada privativa.
O piso Rua terá 1 módulo destinado a um grande e moderno snack / cervejaria / marisqueira, e um módulo destinado a uma agência bancária em exclusivo. Contempla ainda o 2º piso da discoteca correspondente ao Restaurante Fashion, com entrada independente do Espaço directamente através da rua. A Área Comum será destinada à circulação de pessoas e a exposições culturais.
O 1ª Piso terá espaço para a instalação do jardim de Inverno propriamente dito , onde está a Box -in- the Box, uma caixa gigante em vidro no interior do Edifício, que será destinada a um espaço comercial cultural tipo "FNAC" e a acolher eventos empresariais de alto-nível.
No Prumo Norte (por cima da áera de implantação da Discoteca / Restaurante Fashion) tem uma sala destinada a acolher eventos variados, com vista para o mar de um lado, e para o parque da cidade do outro, a toda a largura.
O 2ª piso está destinado a um Gigante Lounge Panorãmico que terá serviço de Restaurante, Caffé - Bar.
No prumo Norte, terá 800 m2 de escritórios locáveis, todos com vista panorâmica, funcionando numa lógica de centro de negócios. Contará ainda com uma galeria de Arte para exposições permanentes.
<< Home