quinta-feira, dezembro 28

A primeira GRANDE previsão para 2007...

E vai para os Estados Unidos da América!

Na minha opinião, eis aqueles que irão concorrer para um lugar na Casa Branca...




John Edwards poderá ser a grande surpresa do lado Democrata; há muito tempo que Hillary Clinton tem sido apontada como a mais forte candidata da esquerda americana, mas a verdade é que a sua força tem vindo a desvanecer nos últimos meses. A propósito, convém ler este artigo interessante da Time! John Edwards tem a seu favor vários pontos: uma imagem e juventude que faz lembrar Kennedy, já passou por uma corrida presidencial (foi candidato a vice-presidente com Kerry nas últimas eleições) e tem um discurso atraente, liberal e que percorre todos os espectros sociais, etários e económicos. Não se limita ao discurso político banal e tem uma agressividade q.b.! Preconiza o american dream em termos daquilo que é a figura política americana contemporânea e aparenta ter apoios fortes dentro do partido democrata.
Um dos problemas de Hillary resume-se ao título de uma das emblemáticas músicas dos U2, With or Without You. E este You é, obviamente, o seu marido Bill Clinton. Hillary tudo fará para se distanciar do ex-presidente americano, não por uma questão de imagem (Bill Clinton goza de uma admiração e respeito dentro - e fora - dos EUA que é absolutamente avassaladora!) mas porque precisa de provar ao seu eleitorado (e a si própria!) que é muito mais do que uma ex-primeira dama! Hillary apenas teria a ganhar se trouxesse o seu marido para esta batalha, mas presumo que o seu orgulho enquanto mulher (traída) e política irá traír os seus sonhos mais ambiciosos. Ou seja, Hillary precisa mas não quer, pode mas não deve ver a sua candidatura associada a Bill Clinton.

Do lado Republicano, há uma outra batalha interna interessante; penso que tudo irá decidir-se entre Rudolph Giuliani e John McCain. O antigo mayor de New York, aos poucos, foi conquistando a confiança dos nova iorquinos durante o seu mandato, tendo atingindo o pico de popularidade com o seu comportamento durante e após o 11 de Setembro de 2001. E desde que saíu da Câmara de NY, tem feito muito trabalho de auscultação junto do povo americano e, sobretudo, junto das bases republicanas para um eventual assalto à corrida presidencial, tal como John McCain. São dois políticos com uma experiência política invejável e não acredito que cometam muitos erros ao longo das suas futuras tácticas políticas. E também não é muito difícil de os imaginar a concorrem conjuntamente, com Giuliani como Presidente e McCain como seu Vice. Neste cenário, qualquer candidatura democrata (Edwards/Clinton é muito pouco provável!) terá sérias dificuldades para os derrotar, até porque quer Guiliani quer McCain têm um discurso que pretende captar claramente os eleitores que se situam mais no centro político americano, com uma toada mais moderada e claramente a afastarem-se das opções políticas de George W. Bush, demarcando claramente os seus territórios.

Declaração de interesses: se porventura votasse nos EUA e a concretizarem-se as minhas previsões para a corrida presidencial, o meu voto seria claramente para John Edwards! Apesar de tudo, Guiliani nunca será um Bush!

Powered by Blogger