sábado, março 13

Os novos ventos do terrorismo...

O atentado que ocorreu em Madrid veio levantar algumas quest?es que t?m de ter uma resposta a curto/m?dio prazo e outras quest?es que n?o sabemos quando ter?o respostas satisfat?rias.
Compreende-se que, num altura extremamente emocional como a que se vive agora em Espanha, muita da sua popula??o diga que n?o interessa saber quem foram os respons?veis por tal acto de vandalismo contra a Humanidade; "o mal est? feito", dizem...por?m, a verdade ? que saber quem foram os respons?veis ? algo de capital import?ncia porque essa informa??o ir? revolucionar cen?rios e conjunturas a curto e a m?dio prazo.
Mas, antes das consequ?ncias, analisemos os factos da trag?dia. Foram colocadas, pelo menos, 3 bombas em carruagens de comboios na mais movimentada esta??o ferrovi?ria de Madrid; n?o rebentam ao mesmo, houve um intervalo de alguns segundos entre cada uma delas; detonaram numa altura em que os seus respons?veis sabiam que iria estar muita gente no local; mais tarde, foram encontradas outra bombas prontas a rebentar e com o objectivo de atingir mortalmente o pessoal de assist?ncia m?dica e policial; no calor do atentado, o governo espanhol afirmou que, sem qualquer reserva, o grupo separatista e terrorista ETA foi o respons?vel pela carnificina, o que o mesmo veio imediatamente desmentir (o que vem a continuar a fazer!); no local do atentado, foi encontrado uma cassete com uma mensagem (ainda n?o divulgada!) em ?rabe; por ?ltimo, um grupo pr?ximo da Al-Quaeda veio reclamar a autoria do atentado. No meio disto tudo, conv?m n?o esquecer que este acto foi cometido a poucos dias de se realizar as elei??es legislativas em Espanha.
H? uma conclus?o que se pode tirar imediatamente: se este atentado foi da ETA, revela que esta organiza??o terrorista est? a mudar radicalmente o seu "modus operandi"! Mas, a grande d?vida aqui ? este "se"!
Foi durante o governo de Aznar que a ETA viveu os seus piores dias, com a apreens?o de armas, explosivos e a decapita??o sucessiva da sua lideran?a. A ETA est?, hoje, claramente mais fr?gil. Uma ac??o daquela envergadura n?o podia ser coordenada pela actual estrutura da ETA.
Por?m, conv?m n?o esquecer que estamos a lidar com grupos terroristas com uma natureza separatista; umas das suas mais marcantes caracter?sticas ? o orgulho e vontade de se superar mesmo nos momentos mais dif?ceis! Da? que admitir que a ETA ter? pedido ajuda ? Al-Quaeda n?o ? totalmente descabida! A Al-Quaeda tem dinheiro, pessoal especializado e, al?m disso, tem tamb?m um suposto motivo forte para atacar em Espanha: eles aliaram-se com os EUA contra o grande Isl?o!
Pessoalmente, penso que isto ter? sido obra exclusiva da Al-Quaeda; a maneira como se afirmaram respons?veis por este acto ? coerente com a sua linha comunicacional e com a sua doutrina terrorista e o enorme aparato do atentado tamb?m pendem para o seu lado! Al?m disso, conv?m tamb?m n?o esquecer que tudo isto aconteceu a 11 de Mar?o, 2 anos e meio depois do 11 de Setembro americano! E este grupo tamb?m j? prometeu uma outra coisa: a seguir pode ser a It?lia.
Que consequ?ncia tudo isto tem para Espanha e para a Europa e resto do Mundo? Bom, caso de confirme que foi a Al-Quaeda a respons?vel, o PP espanhol pode sair fortemente beliscado nas elei??es de domingo,m uma vez que foi este governo PP de Aznar que apertou a m?o de Bush. Caso a autoria seja da ETA, o PP ir? ser um certo vencedor pois foi, de longe, o governo espanhol que mais combateu a ETA. De qualquer forma, de uma coisa podemos ter a certeza: ningu?m ir? saber ou ir? revelar quem foi o respons?vel pela carnificina at? ao dia das elei??es...depois, logo se v? e vai-se ver muita coisa!!
De qualquer forma, este atentado ? um aviso s?rio para a Europa: mostra-nos que h? grupos terroristas extramente activos e mort?feros "? solta" neste continente de fronteiras abertas! Numa altura em que pa?ses como a Turquia passam a pertencer ? Europa que conhecemos at? hoje, os esfor?os de seguran?a e coopera??o entre os seus agentes ? fundamental e talvez n?o fosse m? ideia rever os acordo de Schengen para o livre tr?nsito de pessoas e bens!


O governo do desgoverno...
C? por casa, o terrorismo assume outras formas, mais leves mas igualmente com repercuss?es no futuro...
O actual governo precisa rapidamente de modifica??es, e n?o s? altera??es ao n?vel dos minist?rios, uma vez que em v?rios minist?rios h? aut?nticos bloqueios de comunica??o entre ministros e secret?rios de estado de cores diferentes! E isso ? t?o ?bvio e com conseuqu?ncias t?o directas na governa??o que Dura?o Barroso sabe que tem de realizar algumas "chicotadas psicol?gicas"! Tudo se resume ao timing escolhido!
Na Educa??o, David Justino trava diariamente e em pra?a p?blica uma guerra de palavras com a sua Secret?ria de Estado; nas Finan?as, a sempre eterna e insubstitu?vel Ferreira Leite prossegue sem olhar a meios a sua cruzada contra o d?fice, mesmo quando lhe dizem que a economia nunca esteve t?o mal! Sa?de, Economia, Agricultura...algu?m sabe quem eles s?o? Na Administra??o Interna, o ministro deve ter respirado de al?vio quando viu que foi saudar os mesmo homens da GNR que enviou para o Iraque porque sabia que se alguma coisa lhes acontecesse, ele iria sentir a sua cabe?a a rolar! Na Ci?ncia e Ensino Superior, a nova ministra nada faz e, pior do que isso, semanalmente ataca o que o anterior ministro socialista fez (Mariano Gago), curiosamente um dos poucos ministros PS que recebeu elogios de todos os partidos pol?ticos.
Dur?o Barroso sabe o que tem a fazer...e sabe que o tem de fazer pouco tempo depois das elei??es europeias, principalmente se tiver de "tapar" um qualquer grande desaire nessas elei??es!


Pol?micas no Porto...o seu Planet?rio!
Sendo eu um dos funcion?rios do Planet?rio do Porto (sem bem que n?o ligado directamente a este), penso que seria interessante dar a conhecer a minha opini?o sobre o que se tem passado "por estes lados".
O Planet?rio do Porto ? gerido pela Funda??o Ci?ncia e Desenvolvimento (FCD), uma institui??o de v?rias naturezas e que gere, tamb?m, o Teatro do Campo Alegre. O Planet?rio ? financiado por esta Funda??o e pela Funda??o Ci?ncia e Tecnologia (FCT) que, por sua vez, tamb?m contribu? para a FCD. Portanto, quando a FCT n?o manda dinheiro, quem sofre mais directamente ? o Planet?rio, pois a FCD argumenta que tamb?m n?o recebeu dinheiro da FCT! E, nessas alturas, quem vem "aparar a queda" ? a C?mara do Porto. Por isso, mas apenas por isso, ? natural que Rui Rui e o seu vereador para a Educa??o venham para a pra?a p?blica vociferar contra a FCT; o problema ? que j? disseram muitas asneiras e transformaram toda esta quest?o num assunto pol?tico. O vereador para a Educa??o da C?mara Municipal do Porto (CMP) j? veio dizer que o Planet?rio precisa de ser mais inovador e que talvez ficasse mais barato importar conte?dos do estrangeiro. ? ?bvio que este senhor n?o sabe o que diz, pois se soubesse n?o diria tamanha asneira! Fica incomparavelmente mais caro comprar conte?dos (leia-se sess?es de planet?rio e actividades l?dicas) no estrangeiro e, mesmo assim, ter?amos ainda o problema da compatibilidade t?cnica desses conte?dos com as condi??es t?cnicas do Planet?rio do Porto.
Conhe?o pessoalmente todos os elementos do N?cleo de Divulga??o do Planet?rio do Porto. Sou amigo de todos eles e conhe?o as suas capacidades e o que fazem com as condi??es t?cnicas e monet?rias que disp?em. E tamb?m sei o qu?o mais eles poderiam fazer se tivessem outras condi??es, pelo que o problema n?o s?o as pessoas.
Num pa?s em que a Ci?ncia n?o ? cultura ma sism um bicho estranho, ? dif?cil lutar para se ser melhor e, sobretudo, para que os outros reparem nessa luta; mais do que discutir inova??es ou meter-se em truques pol?ticos, ? preciso sempre lembrar que "em casa onde n?o h? p?o, todos ralham e ningu?m tem raz?o"!

Futebol: o nosso ?pio!
Temos uma equipa acima dos nossos sonhos, capacidades e ambi??es enquanto na??o: o Futebol Clube do Porto! Eliminou o Manchester United com um misto de f?, coragem, luta e sorte! Mas mostrou, acima de tudo, como ? que uma equipa portuguesa mesmo debilitada por derrutar um "Golias", mesmo quando n?s somos mais pequenos do que um "David"!
O Benfica ? uma equipa mais tradicionalmente lusa, amante do tr?gico fado: luta, faz delirar, massacra os advers?rios mas, no final, fica-se pela vit?ria moral!
O futuro? Este FCP j? demonstrou que consegue eliminar uma equipa como o Lyon. O Benfica tamb?m j? demonstrou que se jogar sem medo e com contade para mostar que ? maior do que realmente os n?meros indicam, consegue eliminar este Inter de Mil?o que de "comil?o" n?o tem rigorosamente nada!

Powered by Blogger