segunda-feira, dezembro 22

Saddam Hussein

A captura de Saddam Hussein traz, para os EUA e para a comunidade internacional em geral, tantos problemas como alívios.
É óbvio que a captura de um ditador é sempre algo de interesse para a Humanidade, especialmente se tal ditador usou e abusou gravemente do poder que deteve e isso ocorreu claramente com Saddam Hussein. Desde o norte ao sul do Iraque, muitas são as famílias que foram dizimadas devido ao temperamento sanguinário de Saddam e seus filhos.
Porém, agora que ele foi capturado vivo, a questão que se coloca é simples: o que fazer com ele? Que tem de ser julgado, parece consensual; o mesmo já não acontece quando nos perguntamos por quem! Numa primeira instância, Saddam deverá ser julgado pelo povo iraquiano e isos já foi defendido por Bush e Blair, entre outros. Mas Saddam comteu também crimes contra a Humanidade e, por isso, um Tribunal Internacional seria também indicado. Por questões legais e processuais, aoarentemente o TPI não pode funcionar nesse caso mas mesmo se pudesse, os EUA não iriam aprovar tal julgamento pois eles não reconhecem o Tribunal Penal Internacional.
Assim, voltamos aos tribunais iraquianos. Caso isso aconteca, o castigo poderá ser a pena de morte. E isto agrada a Bush mas não aos seus parceiros de coligação... vamos ver o que nos dizem os próximos dias!
Uma outra questão interessante prende-se com a exibição da captura de Saddam. Face à Convenção de Genebra, os EUA cometeram uma ilegalidade (aliás, como estão a cometer com os presos de Guantanamo!), Saddam não podia ser exibido!
Mas percebe-se que Bush preferiu fazer uma jogada política e uma outra táctica (virada para o Iraque):

- política porque Bush tinha de se mostrar ao povo americano como o vencedor desta batalha; as eleições americanas são em Novembro e, com a popularidade de Bush a descer vertiginosamente, esta foi a melhor prenda de Natal que ele recebeu;

- táctica porque mostrar um Saddam Hussein capturado e humilhado ao povo iraquiano foi a prova necessária para sossegar todos aqueles que procuravam a estabilidade daquele país e, por outro laod, desencorajar todos aqueles que ainda tinham a leve esperança de, um dia, Saddam voltar.

Finalmente uma última nota: esta captura foi também uma má notícia para Osama Bin Laden; antes da captura tínhamos os serviços secretos americanos e britânicos dispersos por 2 alvos: Saddam Hussein e Bin Laden; agora, toda está apontado para Bin Laden...resta saber se ele ainda está vivo!

Powered by Blogger