quinta-feira, outubro 30

De volta!!

Após algumas longas de semanas de ausência (por razões pessoais), volta este espaço de análise amadora de tudo o que se passa neste nosso país em concreto e neste nosso planeta em geral...por isso, voltemos ao "trabalho"!

Fundações...parte II
A mais recente polémica governamental envolve a atribuição de título de "fundação" a uma dependência da Universidade Lusíada.
Este assunto tem um comentário fácil e sintético: pura e simplesmente não existe! E isto porque eu, e cerrtamente muitos outros, ainda não perceram "patavina" do que se passou; ainda ninguém se dignou a explicar convenientemente qual o motivo de tanto polémica...de qualquer forma, seguem-se os próximos episódios desta nova novela!

Futebol e política...
A semana que passou fica marcada por mais um episódio ridículo e que envolve a política e o futebol. Alguns dos mais mediáticos presidentes de câmara da área do grande Porto reuniram-se para expressar numa só voz o seu desejo de ver Pinto da Costa a recandidatar-se à presidência do Futebol Clube do Porto.
É nestas alturas que é sempre bom ver o exemplo (exagerado!) de Rui Rio e da sua postura relativamente ao futebol. E, curiosamente, o rosto mais visível dessa "cimeira" foi o rival de Rio: Luís Felipe Meneses, o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia. Penso que isto é, acima de tudo, mais uma jogada política de Meneses mas, desta vez, com a colaboração oportunista de algumas figuras do PS.
De qualquer forma, uma acção a reprovar fortemente!!

Aborto: mais um tiro no pé!
Parece que já é oficial: o PS vai mesmo avançar com o pedido de realização de novo referendo sobre o aborto. Penso que é mais um tiro no pé! Mas, mais do que isso, é de uma total irresponsabilidade do maior partido da oposição pedir aos portugueses que prestem atenção a uma questão destas quando outras bem mais importantes devem ser realçadas. Aliás, desde que Ferro Rodrigues assumiu a liderança do Ps nada lhe tem saído bem, o que é particularmente mau se considerarmos que este governo não goza (nunca gozou!) de muita popularidade junto do eleitorado.

Pedofília nos Açores
Ao falar com um amigo meu da ilha de S. Miguel sobre este tema, ele respondeu-me: "Não sei onde está o espanto, já se fala disto há mesmo muito tempo!".
Para acentuar ainda mais o estado de depressão aguda dos portugueses, chega-nos agora mais um horroroso episódio de pedofília nos Açores. Não é o facto de se ter descoberto mais este caso que me preocupa. O que me preocupa é o facto de ter a sensação que este tipo de práticas é comum em todo o nosso país; o que me preocupa é sentir que, se calhar, há pedofília organizada no Alentejo, no Algarve, em Trás-os-Montes; somos um país pobre e este tipo de práticas ocorrem, sobretudo, em regiões pobres...que mais esconde este nosso país?

A caminho de Marte: a primeira baixa
A sonda japonesa Nozomi é a primeira baixa da numerosa armada terrestre que se prepara para invadir Marte no fim deste ano e no início do próximo. Vários problemas técnicos estiveram na origem da decisão da Agência Espacial Japonesa de abandonar esta sonda que, se mantiver a rota que presentamente tem, irá despenhar-se em Marte a 14 de Dezembro. Esta missão japonesa a Marte sempre teve vários obstáculos de várias naturezas: burucráticas, técnicas, orçamentais...por isso, não é de estranhar o triste fim da mesma.
De qualquer forma, rovers americanos e sondas europeias continuam a caminho do planeta vermelho. Para bem da astronomia e da Ciência em geral, esperemos que tudo corra bem!


Powered by Blogger