quinta-feira, setembro 25

O desânimo da Nação!

A Nação anda triste... hoje ficamos a saber que o número de desempregados em Portugal ultrapassa os 460000. Um número que nos faz reflectir e que cria em nós um espírito de desalento, desanimo, de tristeza.
Faça a seguinte experiência: ao entar numa repartição pública, numa pastelaria, num supermercado, fixe o sue olhar no olhar das pessoas que o/a rodeiam! É fácil sentirmos o que é, de facto, uma altura de recessão! O olhar esbatido no longínquo é algo de comum a todos aqueles que estão juntos de nós! E se a nossa auto-estima enquanto povo nunca foi muito elevada, então agora entrou num processo de auto-flagelação de proporções e duração desconhecidas. E, pior ainda, não faço a mínima ideia de como se pode dar a volta a esta situação! Uma vez mais, lá vão as farmácias ganhar com esta crise!!

A Ciência da Nação!
A Ciência no nosso país também está doente...
Durante a governação socialista, a Ciência portuguesa viveu um período de renovação, euforia, desenvolvimento e crescimento sem paralelo. Mariano Gago foi um ministro consensual para os próprios cientistas.
Coincidência ou não, desde que a aliança PSD/PP tomou as rédeas do poder, a Ciência em Portugal estremeceu e encolheu. De facto, estamos perante um cenário caótico, aflitivo e que põem em risco a continuação de um processo científico sério em Portugal.
A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), orgão do MCES (Ministério da Ciência e do Ensino Superior) e que é responsável pela atribuição de dinheiro às instituições científicas, já não transfere esse mesmo dinheiro, em alguns casos desde o ano passado! As viagens ao estrangeiro (factor necessário para a construição da ciência - a comunicação entre os cientistas reside no coração da Ciência!) foram canceladas em muitas instituições, há investigadores que não recebem a sua bolsa de doutoramento há dois meses e muitas das mesmas não foram sequer renovadas. E o nome de Portugal e da sua comunidade científica que é também envergonhada no estrangeiro.
Por muito bons que sejam os gestores que estão à frente das nossas instituições científicas, não é possível fazer omeletes sem ovos, isto é, as mesmas estão próximas da ruptura financeira e sem podem mesmo "hibernar" por algum tempo. A situação é muito grave, mesmo para um país, como o nosso, em que a CIência ainda é vista como algo..."simpático"!

O Futebol da Nação!
Depois dos casos do FCP-SLB da semana passada (vitória justa do FCP com erros graves do árbitro contra o SLB), chegaram as competições europeias.
O Benfica está a passar por uma nítida falta de confiança. Os inúmeros passes errados e a inépcia ofensiva deram num empate vergonhoso perante uma equipa de quarto plano da Europa futebolística.
A União de Leiria conseguiu um bom resultado perante um adversário bem mais complicado, mas ganhar apenas por 1-0 pode ser curto. Mas tem boas hipóteses de passar!
O SCP fez uma razoável exibição num relvado que continua lamentável. 2-0 dá segurança e deve passar à próxima fase.

Powered by Blogger