domingo, outubro 19

As caloiras

Passado algum tempo após a nomeação das duas novas caras deste Executivo, parece-me que alguma coisa já se poderá avançar sobre o que podemos esperar de Teresa Gouveia e de Maria Graça Carvalho.
A nomeação de Teresa Gouveia não deixa de ser uma surpresa que Durão Barroso preparou com inteligência. Trata-se de uma mulher com estilo discreto (precisamente o contrário do seu antecessor!), inteligente e capaz de reunir consensos à sua volta. Quem a conhece diz que uma das suas maiores armas é o charme que tem e essa poderá ser uma característica importante nas futuras negociações de extrema dificuldade que Portugal tem pela frente no que diz respeito a fundos europeus, se bem que quem decide na Europa não vai em truques de sedução.
A verdade é que a escolha de Teresa Gouveia traz consigo uma inesperada onda de unanimidade entre governo e oposição e isso é já um ponto a favor da actual MNE.
Já a escolha de Maria Graça Carvalho para o cargo de Ministra da Ciência e Ensino Superior é uma escolha de continuidade. Já pertencia à anterior equipa de Pedro Lynce, pelo que as suas convicções em relação ao financiamento do Ensino Superior e nomeadamente no que diz respeito às propinas vem chocar, de novo, com as pretensões dos estudantes, o que já aconteceu na primeira reunião que a Ministra teve com a comunidade estudantil. Por isso, a Graça Carvalho esperam-lhe duríssimas batalhas a curto prazo; mas parece óbvio que esta Ministra vai ter a protecção poítica de Durão Barroso, pois Graça Carvalho não deve ter aceite este cargo sem pedir primeiro ao PM a sua aprovação e protecção no que diz respeito às propinas. E se ao nível do Ensino Superior sabemos o que esta Ministra pensa, nada sabemos sobre o que entendo por Ciência em Portugal e como a reanimar! E, asseguro eu, a Ciência em Portugal não anda mesmo nada bem...
Resumindo, vamos dar o benefício da dúvida a estas duas Ministras...

Ana Gomes: o espelho do actual PS
Ana Gomes ameça ser mais uma figura da Contra-Informação do que propriamente uma figura política. Na semana que passou envolveu-se de uma maneira demasiado acentuada em duas situações que em nada favorecem a imagem do PS e, já agora, põem em causa a boa imagem que ganhou enquanto Embaixadora de Portugal na Indonésia.
Em primeiro lugar foi a questão dos alegados ministros pedófilos deste Governo. Ana Gomes baseou-se no trabalho de dois jornalistas de uma revista francesa para indicar que deveriam haver investigações no sentido de apurar se, de fcto, é ou não verdade o que foi constatado nessa mesma revista. A Procuradoria Geral da República disse-lhe que não estava investigar essa "notícia", mas Ana Gomes continuou a insistir...
A Coordenadora de Assuntos Internacionais do PS já deveria saber há muito que atacar quem quer seja com base em artigos jornalísticos (ainda por cima estrangeiros) é um erro elementar de inteligência política mas, pior ainda, é continuar a insistir no erro.
Mas como se não bastasse esta polémica, Ana Gomes arranjou outra. José Lamego, a convite do Governo Português, aceitou o cargo de Conselheiro na administração provisória do Iraque. É um cargo de relevante importância e que deixa orgulhoso não só o próprio como Portugal. Vendo assim as coisas, nada de anormal deveria acontecer em seguida. Mas Ana Gomes, falando em nome do PS, disse que José Lamego tomou uma decisão errada e usou insinuações de um baixo nível político impressionante. As palavras, o tom e a maneira como se dirigiu a Lamego fazem lembrar as autêticas lavagens de roupa suja a que o PCP nos habituou há bem pouco tempo atrás...o que nos leva a uma outra refelxão, que se segue...

PS - Que futuro?
Não há dúvida que tudo corre mal ao PS e ao seu líder. Emprimeiro lugar é o caso "Casa Pia", o primeiro grande erro táctico de Ferro Rodrigues. Ferro Rodrigues chegou a um ponto sem retorno: colou definitivamente o caso "Paulo Pedroso/Casa Pia" com o futuro a curto e a médio prazo do PS. E isso ainda lhe vai custar a ele e ao PS muito mas mesmo muto caro. O que já começa a chatear os portugueses nesta postura do PS e do seu líder é o seguinte: se, de facto, o que nos querem dizer é que o PS e Ferro Rodrigues e Paulo Pedroso estão a ser vítimas de uma qualquer "cabala política", então, de uma vez por todas, assumam essa posição e mostrem as provas!! Apresentem algo de substancial para que os portugueses possam olhar de uma maneira diferente a tragédia que está a passar à frente dos seus olhos! Já não há margem de manobra para qualquer outro golpe publicitário, pura e simplesmente digam-nos o que sabem ou, pelo menos, digam-nos aquilo que podem dizer sem violar o segredo de justiça (porque ainda há pessoas que não se estão "a cagar" para isso).
Mas os erros graves de Ferro Rodrigues não param aqui; para além da sua natural falta de liderança e de carisma, Ferro Rodrigues atirou o PS para o seu lado mais "esquerdista" possível e só assim é que se consegue compreender porque razão a Drª Ana Gomes diz o que diz e ninguém a chama à atenção. O discurso do PS é cada vez mais radicalista e lembra cada vez mais o PCP (no seu pior) e o BE (no seu melhor). E Ferro Rodrigues ameaça fazer pior ao fazer renascer o caso do referendo ao aborto, assunto esse que os portugueses já não querem saber, pois estão bem mais preocupados com a economia, assunto esse que o PS constantemente faz pontaria ao lado.
Mas o caso "Casa Pia" e a colagem do PS ao mesmo está a a fazer outra vítima, quiçá mais grave do que a de Ferro Rodrigues: António Costa.
O líder parlamentar do PS já foi visto como um dos mais promissores homens do PS (eu próprio escrevi isso); ma so seu cada vez maior envolvimento em toda esta polémica ameaça de uma maneira clara, profunda e irremediável o seu futuro político. Se for provado que tentou, de alguma maneira, interferir neste processo, não terá outro caminho senão começar a sua longa "caminhada pelo deserto". O que não deixa de ser trágico para um partido a precisar rapidamente de renovação!
Pelo meio, um outro peso-pesado do PS tem tomado um caminho de uma prudência e de uma frieza notável ao longo deste processo: José Sócrates. Ele sabe que ainda pode ir muito longe no seu partido; ele sabe que ainda lhe podem estar destinados objectivos bem mais ambiciosos num futuro a médio prazo, daí a sua descrição... uma personalidade a ver com muita atenção!

Portugal na Time
Uma curta nota para dizer o seguinte: a reportagem da Time não é feliz, mas, reproduzo e concordo com Cáceres Monteiro (Director da Visão) quando escreve que a medida retaliatória que o Governo tomou é que nos deve encher de vergonha!! Ainda hoje o director da Time deve estar preocupado com a falta de publicidade portuguesa na sua revista!!

Durão gosta tanto de Portas como eu...
quem o diz é Miguel Veiga, um dos históricos do PSD numa entrevista à revista Visão. No fundo, Miguel Veiga vem dar a voz de muitos militantes do PSD que não conseguem perceber de maneira alguma porque razão o PSD vai concorrer em listas conjuntas com o PP nas próximas eleições europeias. Nessa memsa entrevista, Miguel Veiga diz que compreende a razão de ser de uma coligação com o PP para formar governo e mesmo para as eleições autárquicas, mas no caso das europeias é totalmente irresponsável. Uma entrevista para ler com atenção, com farpas muitas duras dirigidas a Portas!

Yang Liwei: um nome para a história!
É difícil de decorar, mas trata-se do primeiro chinês no espaço. A Chine decidiu "entrar a matar" no que diz respeito à aventura espacial e já faz planos para estações espaciais e bases lunares.
Como não podia deixar de ser, por trás de todo este empreendimento está um forte cunho político e ideológico (por alguma razão isto aconteceu na altura do Congresso Comunista Chinês!). O que é igualmenté preopcupante é o facto da China colocar uma forte filosofia militar na sua procura pelo Espaço, o que viola as leis da ONU.
Na comunidade astronaútica houve já quem afirmasse que com a entrada da China para o Espaço iríamos ter uma nova corrida espacial; pessoalmente não acredito nisso porque a China ainda não tem as condições humanas e financeiras para poder concorrer com a NASA, com a ESA ou até mesmo com a NASDA (agência espacila europeia). Colocar um homem "lá em cima" é uma coisa, outra coisa é construi o que quer que seja no Espaço ou em qualquer outro Mundo...
De qualquer modo, um outro passo foi dado pela Humanidade!


Powered by Blogger