domingo, setembro 7

Casa Pia - Parte ??

Após alguns dias de pausa, eis que volto com mais comentários sobre aquilo que se passa aqui... na Lua!
E não começamos com novidades; o mega processo Casa Pia mostrou-nos na semana passada como a realidade pode ser mais surpreendente do que a ficção!
Numa altura em que os arguidos do processo e as testemunhas estavam já prontas para a video-conferência (uma das testemunhas até já se tinha identificado!), eis que como num genial golpe de teatro, o processo é suspenso. A maior parte dos advogados da defesa (exceptuando os advogados de Carlos Silvino) considera que o juíz Rui Teixeira terá agido com parcialidade ao longo deste processo, favorecendo a Acusação.
Numa primeira análise a quente, poder-se-ia pensar que tudo isto foi uma grande vitória da defesa; afinal, eles não concordavam com o processo da video-conferência e, mais importante, colocavam em cima do juíz uma núvem de suspeição. A verdade é que passados poucos dias, vemos que esta táctica apenas foi um mero fogo de artíficio. Rui Teixeira foi reconduzido e o já esperado recurso a apresentar pelos advogados ao Supremo Tribunal de Justiça parece que não vai agradar aos mesmos. Assim, parece que o único resultado líquido desta operação foi um adiamento de todo o processo, o que vem apenas jogar contra a pressão e ansiedade que os arguidos e testemunhas estão a passar neste momento.
Uma coisa é certa: todos os portugueses estão atentos a esta tragédia e eles não vão tolerar muitos mais atrasos, muitos mais recursos ou muitas mais desculpas para que este processo não acabe com a Justiça realizada. Mas parece que a Polícia Judiciária tem mais personalidades em investigação e, aparentemente, esperam-se mais nomes na praça pública. Temos matéria parta mais uns (largos!) meses...

África do Sul - que fazer?
Hoje, domingo, morreu mais um português na África do Sul. Uma pequena nota: somos um país em que o anti-americanismo está a crescer a olhos vistos; umas vezes, os motivos de tais grupos têm alguma razão de ser, outros são pura e simplesmente obra de um fanatismo intolerável! Porém, devemos dirigir os nossos olhos para países que, directamente, nos causam mais dor e sofrimento, como, por exemplo, a África do Sul. Já perdi a conta aos portugueses que já lá foram assassinados. Muitas promessas foram feitas aos Ministros dos Negócios Estrangeiros Portugueses, promessas de resolução da situação! Não deram em nada e as mortes continuaram; não ouvimos o nosso governo flar sobre isos, não vimos o nosos governo a tomar uma decisão forte e clara em relação a este problema, algo que confrontasse violentamente o governo sul africano. Temos de abrir os olhos!

Médio Oriente - que fazer?
No Médio Oriente, continua o caminho para a tragédia eterna. O Primeiro-Ministro da Palestina pediu a demissão e culpou tudo e todos pelo fracasso: Israel, os EUA e, sobretudo, a Palestina e os seus incontroláveis braços terroristas. Mas o governante cessante também deixou críticas sublimares a Yasser Arafat, cada vez um problema e não uma solução para ambas as partes. De facto, Yasser Arafat já deu mostras no passado de que não tem qualquer poder para parar as manobras terroristas do Hamas e outros semelhantes mas também não deixa que outros tentem pará-los; ele tem de ser A figura da Palestina e mais ninguém. No meio disto tudo, é também profundamente revoltante o ataque com rockets cometido por helicópteros israelitas em várias cidades palestinianas. Esté é, de facto, o maior cancro da história contemporânea da Humanidade. E já não tenoh a certeza se terá solução quando Arafat e Sharon e sua geração desaparecer...

Futebol: uma outra tristeza!
Como se já não bastasse a tristeza que o nosso povo sente com tantos assaltos à sua própria dignidade, vem agora o nosso futebol mostrar-nos que um mal nunca vem só!
A nossa selecção de Sub-21, com um quinteto de luxo (Quaresma, Ronaldo, Hugo Viana, Postiga e Tiago) mostrou, da maneira mais crua, que uma coisa é ter uma equipa e uma outra coisa é ter vedetas. Frente aos turcos, ficamos a saber que quando não há solidariedade dentro do campo, quando se coloca o individual além do colectivo, a derrota é uma verdade fria! E os turcos, apesar de ajudados por um árbitro que certamente acha que para se mostar um vermelho é preciso um jogador partir uma perna, mostraram ter verdadeiramente uma equipa e são, por mérito próprio, os vencedores do nosso grupo. Resta-nos torcer por uma vitória contra a Inglaterra para, assim, jogarmos os "play-offs".
Quanto à Selecção Principal... vergonha e desilusão! Contra uma Espanha B, os nossos AA mostraram que é uma felicidade não termos de jogar um grupo de apuramento para os Europeu de 2004, nada mais há a dizer...


Powered by Blogger