quinta-feira, outubro 30

De volta!!

Após algumas longas de semanas de ausência (por razões pessoais), volta este espaço de análise amadora de tudo o que se passa neste nosso país em concreto e neste nosso planeta em geral...por isso, voltemos ao "trabalho"!

Fundações...parte II
A mais recente polémica governamental envolve a atribuição de título de "fundação" a uma dependência da Universidade Lusíada.
Este assunto tem um comentário fácil e sintético: pura e simplesmente não existe! E isto porque eu, e cerrtamente muitos outros, ainda não perceram "patavina" do que se passou; ainda ninguém se dignou a explicar convenientemente qual o motivo de tanto polémica...de qualquer forma, seguem-se os próximos episódios desta nova novela!

Futebol e política...
A semana que passou fica marcada por mais um episódio ridículo e que envolve a política e o futebol. Alguns dos mais mediáticos presidentes de câmara da área do grande Porto reuniram-se para expressar numa só voz o seu desejo de ver Pinto da Costa a recandidatar-se à presidência do Futebol Clube do Porto.
É nestas alturas que é sempre bom ver o exemplo (exagerado!) de Rui Rio e da sua postura relativamente ao futebol. E, curiosamente, o rosto mais visível dessa "cimeira" foi o rival de Rio: Luís Felipe Meneses, o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia. Penso que isto é, acima de tudo, mais uma jogada política de Meneses mas, desta vez, com a colaboração oportunista de algumas figuras do PS.
De qualquer forma, uma acção a reprovar fortemente!!

Aborto: mais um tiro no pé!
Parece que já é oficial: o PS vai mesmo avançar com o pedido de realização de novo referendo sobre o aborto. Penso que é mais um tiro no pé! Mas, mais do que isso, é de uma total irresponsabilidade do maior partido da oposição pedir aos portugueses que prestem atenção a uma questão destas quando outras bem mais importantes devem ser realçadas. Aliás, desde que Ferro Rodrigues assumiu a liderança do Ps nada lhe tem saído bem, o que é particularmente mau se considerarmos que este governo não goza (nunca gozou!) de muita popularidade junto do eleitorado.

Pedofília nos Açores
Ao falar com um amigo meu da ilha de S. Miguel sobre este tema, ele respondeu-me: "Não sei onde está o espanto, já se fala disto há mesmo muito tempo!".
Para acentuar ainda mais o estado de depressão aguda dos portugueses, chega-nos agora mais um horroroso episódio de pedofília nos Açores. Não é o facto de se ter descoberto mais este caso que me preocupa. O que me preocupa é o facto de ter a sensação que este tipo de práticas é comum em todo o nosso país; o que me preocupa é sentir que, se calhar, há pedofília organizada no Alentejo, no Algarve, em Trás-os-Montes; somos um país pobre e este tipo de práticas ocorrem, sobretudo, em regiões pobres...que mais esconde este nosso país?

A caminho de Marte: a primeira baixa
A sonda japonesa Nozomi é a primeira baixa da numerosa armada terrestre que se prepara para invadir Marte no fim deste ano e no início do próximo. Vários problemas técnicos estiveram na origem da decisão da Agência Espacial Japonesa de abandonar esta sonda que, se mantiver a rota que presentamente tem, irá despenhar-se em Marte a 14 de Dezembro. Esta missão japonesa a Marte sempre teve vários obstáculos de várias naturezas: burucráticas, técnicas, orçamentais...por isso, não é de estranhar o triste fim da mesma.
De qualquer forma, rovers americanos e sondas europeias continuam a caminho do planeta vermelho. Para bem da astronomia e da Ciência em geral, esperemos que tudo corra bem!


domingo, outubro 19

As caloiras

Passado algum tempo após a nomeação das duas novas caras deste Executivo, parece-me que alguma coisa já se poderá avançar sobre o que podemos esperar de Teresa Gouveia e de Maria Graça Carvalho.
A nomeação de Teresa Gouveia não deixa de ser uma surpresa que Durão Barroso preparou com inteligência. Trata-se de uma mulher com estilo discreto (precisamente o contrário do seu antecessor!), inteligente e capaz de reunir consensos à sua volta. Quem a conhece diz que uma das suas maiores armas é o charme que tem e essa poderá ser uma característica importante nas futuras negociações de extrema dificuldade que Portugal tem pela frente no que diz respeito a fundos europeus, se bem que quem decide na Europa não vai em truques de sedução.
A verdade é que a escolha de Teresa Gouveia traz consigo uma inesperada onda de unanimidade entre governo e oposição e isso é já um ponto a favor da actual MNE.
Já a escolha de Maria Graça Carvalho para o cargo de Ministra da Ciência e Ensino Superior é uma escolha de continuidade. Já pertencia à anterior equipa de Pedro Lynce, pelo que as suas convicções em relação ao financiamento do Ensino Superior e nomeadamente no que diz respeito às propinas vem chocar, de novo, com as pretensões dos estudantes, o que já aconteceu na primeira reunião que a Ministra teve com a comunidade estudantil. Por isso, a Graça Carvalho esperam-lhe duríssimas batalhas a curto prazo; mas parece óbvio que esta Ministra vai ter a protecção poítica de Durão Barroso, pois Graça Carvalho não deve ter aceite este cargo sem pedir primeiro ao PM a sua aprovação e protecção no que diz respeito às propinas. E se ao nível do Ensino Superior sabemos o que esta Ministra pensa, nada sabemos sobre o que entendo por Ciência em Portugal e como a reanimar! E, asseguro eu, a Ciência em Portugal não anda mesmo nada bem...
Resumindo, vamos dar o benefício da dúvida a estas duas Ministras...

Ana Gomes: o espelho do actual PS
Ana Gomes ameça ser mais uma figura da Contra-Informação do que propriamente uma figura política. Na semana que passou envolveu-se de uma maneira demasiado acentuada em duas situações que em nada favorecem a imagem do PS e, já agora, põem em causa a boa imagem que ganhou enquanto Embaixadora de Portugal na Indonésia.
Em primeiro lugar foi a questão dos alegados ministros pedófilos deste Governo. Ana Gomes baseou-se no trabalho de dois jornalistas de uma revista francesa para indicar que deveriam haver investigações no sentido de apurar se, de fcto, é ou não verdade o que foi constatado nessa mesma revista. A Procuradoria Geral da República disse-lhe que não estava investigar essa "notícia", mas Ana Gomes continuou a insistir...
A Coordenadora de Assuntos Internacionais do PS já deveria saber há muito que atacar quem quer seja com base em artigos jornalísticos (ainda por cima estrangeiros) é um erro elementar de inteligência política mas, pior ainda, é continuar a insistir no erro.
Mas como se não bastasse esta polémica, Ana Gomes arranjou outra. José Lamego, a convite do Governo Português, aceitou o cargo de Conselheiro na administração provisória do Iraque. É um cargo de relevante importância e que deixa orgulhoso não só o próprio como Portugal. Vendo assim as coisas, nada de anormal deveria acontecer em seguida. Mas Ana Gomes, falando em nome do PS, disse que José Lamego tomou uma decisão errada e usou insinuações de um baixo nível político impressionante. As palavras, o tom e a maneira como se dirigiu a Lamego fazem lembrar as autêticas lavagens de roupa suja a que o PCP nos habituou há bem pouco tempo atrás...o que nos leva a uma outra refelxão, que se segue...

PS - Que futuro?
Não há dúvida que tudo corre mal ao PS e ao seu líder. Emprimeiro lugar é o caso "Casa Pia", o primeiro grande erro táctico de Ferro Rodrigues. Ferro Rodrigues chegou a um ponto sem retorno: colou definitivamente o caso "Paulo Pedroso/Casa Pia" com o futuro a curto e a médio prazo do PS. E isso ainda lhe vai custar a ele e ao PS muito mas mesmo muto caro. O que já começa a chatear os portugueses nesta postura do PS e do seu líder é o seguinte: se, de facto, o que nos querem dizer é que o PS e Ferro Rodrigues e Paulo Pedroso estão a ser vítimas de uma qualquer "cabala política", então, de uma vez por todas, assumam essa posição e mostrem as provas!! Apresentem algo de substancial para que os portugueses possam olhar de uma maneira diferente a tragédia que está a passar à frente dos seus olhos! Já não há margem de manobra para qualquer outro golpe publicitário, pura e simplesmente digam-nos o que sabem ou, pelo menos, digam-nos aquilo que podem dizer sem violar o segredo de justiça (porque ainda há pessoas que não se estão "a cagar" para isso).
Mas os erros graves de Ferro Rodrigues não param aqui; para além da sua natural falta de liderança e de carisma, Ferro Rodrigues atirou o PS para o seu lado mais "esquerdista" possível e só assim é que se consegue compreender porque razão a Drª Ana Gomes diz o que diz e ninguém a chama à atenção. O discurso do PS é cada vez mais radicalista e lembra cada vez mais o PCP (no seu pior) e o BE (no seu melhor). E Ferro Rodrigues ameaça fazer pior ao fazer renascer o caso do referendo ao aborto, assunto esse que os portugueses já não querem saber, pois estão bem mais preocupados com a economia, assunto esse que o PS constantemente faz pontaria ao lado.
Mas o caso "Casa Pia" e a colagem do PS ao mesmo está a a fazer outra vítima, quiçá mais grave do que a de Ferro Rodrigues: António Costa.
O líder parlamentar do PS já foi visto como um dos mais promissores homens do PS (eu próprio escrevi isso); ma so seu cada vez maior envolvimento em toda esta polémica ameaça de uma maneira clara, profunda e irremediável o seu futuro político. Se for provado que tentou, de alguma maneira, interferir neste processo, não terá outro caminho senão começar a sua longa "caminhada pelo deserto". O que não deixa de ser trágico para um partido a precisar rapidamente de renovação!
Pelo meio, um outro peso-pesado do PS tem tomado um caminho de uma prudência e de uma frieza notável ao longo deste processo: José Sócrates. Ele sabe que ainda pode ir muito longe no seu partido; ele sabe que ainda lhe podem estar destinados objectivos bem mais ambiciosos num futuro a médio prazo, daí a sua descrição... uma personalidade a ver com muita atenção!

Portugal na Time
Uma curta nota para dizer o seguinte: a reportagem da Time não é feliz, mas, reproduzo e concordo com Cáceres Monteiro (Director da Visão) quando escreve que a medida retaliatória que o Governo tomou é que nos deve encher de vergonha!! Ainda hoje o director da Time deve estar preocupado com a falta de publicidade portuguesa na sua revista!!

Durão gosta tanto de Portas como eu...
quem o diz é Miguel Veiga, um dos históricos do PSD numa entrevista à revista Visão. No fundo, Miguel Veiga vem dar a voz de muitos militantes do PSD que não conseguem perceber de maneira alguma porque razão o PSD vai concorrer em listas conjuntas com o PP nas próximas eleições europeias. Nessa memsa entrevista, Miguel Veiga diz que compreende a razão de ser de uma coligação com o PP para formar governo e mesmo para as eleições autárquicas, mas no caso das europeias é totalmente irresponsável. Uma entrevista para ler com atenção, com farpas muitas duras dirigidas a Portas!

Yang Liwei: um nome para a história!
É difícil de decorar, mas trata-se do primeiro chinês no espaço. A Chine decidiu "entrar a matar" no que diz respeito à aventura espacial e já faz planos para estações espaciais e bases lunares.
Como não podia deixar de ser, por trás de todo este empreendimento está um forte cunho político e ideológico (por alguma razão isto aconteceu na altura do Congresso Comunista Chinês!). O que é igualmenté preopcupante é o facto da China colocar uma forte filosofia militar na sua procura pelo Espaço, o que viola as leis da ONU.
Na comunidade astronaútica houve já quem afirmasse que com a entrada da China para o Espaço iríamos ter uma nova corrida espacial; pessoalmente não acredito nisso porque a China ainda não tem as condições humanas e financeiras para poder concorrer com a NASA, com a ESA ou até mesmo com a NASDA (agência espacila europeia). Colocar um homem "lá em cima" é uma coisa, outra coisa é construi o que quer que seja no Espaço ou em qualquer outro Mundo...
De qualquer modo, um outro passo foi dado pela Humanidade!


quinta-feira, outubro 9

Paulo Pedroso

Paulo Pedroso, ao fim de mais de 4 meses de prisão preventiva, foi solto por ordem de um tribunal de instância superior.
A decisão teve o apoio de 2 votos contra 1. Segundo argumentos dos juízes que saíram vencedores, Rui Texeira não tem provas suficientemente fortes para conservar o estatuto de preso preventivo ao deputado socialista. De facto, e a acreditar nos orgãos de comunicação social, as supostas provas são, realmente, de uma ligeireza total!
Por isso, e por muito mais, vários advogados, desde o primeiro minuto, afirmavam que a prisão de Pedroso foi ilegal.
Se a prisão foi ilegal, não sei - não tenho os conhecimentos jurídicos para o saber.
Se, de facto, há ou não provas também ninguém sabe porque está sob segredo de justiça.
Por isso, apenas vou realçar a componente mediática daquilo que aconteceu ontem.
Paulo Pedroso saíu do estabelecimento prisional e foi directamente para a Assembleia da República. Depois de muitos abraços, beijos e comemorações, Pedroso fez claramente uma declaração política, o que não é de estranhar porque ele é, acima de tudo, um político!
Muitas foram as vozes que depressa mostraram a sua revolta sobre este procedimento de Pedroso, a começar pela jornalista da SIC que se encontra na Assembleia de República e que, num mau exemplo profissional, durante todo o tempo em que Pedroso este na AR se fartou de dizer que a conduta de Pedroso foi eticamente reprovável.
A verdade é que Pedroso tinha todo o direito e legitimidade para fazer o que fez. A sua detenção provocou uma polémica política e a mediatização que teve deve-se ao facto de ele ser um político. Além disso, é preciso não esquecer que Pedroso foi intimado na própria AR e foi daí que partiu para o DIAP. É também na AR que sempre tiveram aqueles que, neste período, muito o ajudaram: os deputados do PS (e não só). Por isso, é perfeitamente lógico, racional e demonstrador do carácter de Pedroso o facto de ele ter escolhido a AR com o seu primeiro local de paragem após a sua libertação.
Muito mal neste processo esteve a já referida hornalista da SIC e Pedro Namora que, pouco depois, disse que Pedroso deveria ter saído da prisão e ir logo para casa, como se Namora tivesse algum poder ou moral qualquer sobre Pedroso. Lamentável, de facto...
Apenas uma curiosidade: é interessante reparar que Pedroso sai em liberdade e provoca uma autêntica peça teatral mediática um dia depois do Governo ter tido a sua maior crise até ao momento! É claro que é uma curiosidade!

quarta-feira, outubro 8

A continuação de uma crise já longa...

A demissão de Martins da Cruz era previsível e desejável sob o ponto de vista da ética política e pessoal. Passados alguns dias depois do estalar da polémica, torna-se evidente que Pedro Lynce foi, sobretudo, o elo mais fraco de toda uma história que exige maiores e melhores explicações. E se Pedro Lynce era um dos actores menores (mas que mesmo assim teria sempre de renunciar ao cargo!), já Martins da Cruz sera sempre o actor de destaque. E, por isso, a sua demissão teria de ser sempre a primeira e não a última, como veio a acontecer.
Não há memória, como ontem referiu Carlos Magno na RTP já de madrugada, de uma polémica tão grande e que envolvesse directamente dois ministros do mesmo governo. Pode-se acreditar que houve falta de solidariedade para com Lynce; de facto, não veio a público nenhum ministro defender Lynce e o próprio Primeiro-Ministro só muito mais tarde o fez, o que revela o ponto mais fraco deste governo: uma terrível política de comunicação e "timing".
A prestação de Martins da Cruz, tal como a de Lynce no MCES, foi marcado pela polémica. Desde puras vinganças pessoais até nomeções muito pouco claras, Martins da Cruz criou vários inimigos ao longo da sua acção e, tal como disse António Teixeira (comentador de política nacional da Sic Notícias), neste momento muitas garrafas de champanhe estão a ser abertas em muitas embaixadas portuguesas em todo o mundo devido à demissão do ex-MNE.
A Durão Barroso resta-lhe duas opções: ou encontra rapidamente alguma personalidade no PSD (porque é impensável nomear alguém do PP para esta cargo!) com fortíssimo poder político para futuro MNE ou, então, aguenta a pasta em acumulação até fazer uma grtande remodelação governamental...resta saber se mesmo dentro do PSD haverá pessoas com coragem suficiente para pegar num barco que, claramente, anda à deriva e que se prepara mal para futuras tempestades...

domingo, outubro 5

Lynce: uma espécie em vias de extinção...

Pedro Lynce não tinha outra saída! Ou pedia a demissão ou seria, para sempre, o mais fragilizado dos ministros deste governo. Acredita-se na boa fé do Ministro, ao atender ao pedido da filha do MNE Martins da Cruz, mas a verdade é que Lynce fez tem um nome bem popular, a famosa "cunha".
Desengane-se aquele que pensa que este foi um caso sem excepção; as "cunhas" nos mais altos patamares do aparelho de Estado é uma prática comum neste nosso pequeno (em muitas coisas) país e a filha de Martins da Cruz teve apenas o azar de ter sido apanhada pela SIC - cada vez mais os media assumem um papel de investigadores privados.
Qual é o cerne de toda esta questão? Pedro Lynce afirmou perante os deputados que exigiam as suas explicações que tinha dúvidas sobre se teria ou não cometido um erro; ora, e tudo começa aqui! Então, se Pedro Lynce tinha dúvidas sobre a legalidade da sua acção, por que razão mesmo assim avançou com a mesma? Não seria bem mais prudente não aceitar o pedido? São os próprios funcionários do seu Ministério que vieram dizer que a aluna em questão não preenchia os requisitos para ter a aprovação do Ministro! Por isso, e muito mais, Lynce foi o único responsável por esta questão e, num acto que apenas o dignifica, ele apresentou a sua demissão. Resta saber como saí Martins da Cruz de toda esta polémica; certamente muito fragilizado pois também ele deveria seguir os passos do seu ex-colega!
Mas sobre este Ministro e o seu Ministério muito haveria por dizer, a começar pela avaliação sintética sobre a rentabilidade de colocar sob a mesma alçada o Ensino Superior e a Ciência. No tempo da governação socialista, a Ciência adquiriu o direito de ter apenas para si um Ministério. E as políticas, acções e frutos dessa medida foram claramente ganhos e superados. No actual Ministério tudo está confuso e a necessitar de uma rápida intervenção: o Ensino Superior está a preparar-se psicologicamente para uma tremenda luta com os estudantes devido à incrível subida das propinas e a Ciência em Portugla pura e simplesmente ameaça hibernar!
O nome do próximo Ministro será tornado público esta semana que vem. Prevê-se, para tal personalidade, um Outono e um Inverno terríveis. Veremos quals erá a sua posição sobre as propinas, sobre a avaliação dos professores do Ensino Superior e também sobre a gestão e incentivo da Ciência em Portugal. Mas uma coisa podemos já dizer sobre tal pessoa: terá de ser alguém com enorme coragem! É como pegar numa equipa de futebol que está em último lugar e que já não acredita em si própria e, pior ainda, sem o apoio dos adeptos!

O Congresso do PP
Chamar "Congresso" àquilo que o PP organizou na semana passada na Exponor é uma afronta para os verdadeiros Congressos. De facto, a reunião magna dos populares mais pareceu um encontro de chá para cortar na casaca de tudo e de todos, foi um encontro sem sentido, sem ideias e sem dinâmica. Foi mais um exercício de "culto ao líder" do que outra coisa qualquer. E esse líder, para não variar, voltou a demostrar porque razão é apontado pelos portugueses (de acordo com uma sondagem feita para o "Público") como o mais indicado para ser remodelado no actual governo. As suas ideias sobre a emigração e a descolonização são de uma profundidade contestária que roça o mau gosto e o tom, postura e agressividade do mesmo fazem de Paulo Portas uma personalidade que pertence cada vez mais à sátira humorística da "Contra-Informação" do que de alguém que tem sérias responsabilidades na condução deste país.
De acordo com as últimas sondagens, o PP já aparece como a 5ª (!!!!) força partidária, sendo ultrapassado pelo Bloco de Esquerda. Está na altura da direita pensar seriamente sobre a sua força e, sobretudo, sobre a sua filosofia política que cada vez mais cede ao mais puro dogmatismo!
E para terminar numa beleza duvidável, Paulo Portas "esqueceu-se", na sua innocação às raízes e força do partido, de figuras como Freitas do Amaral, Adriano Moreira, Lucas Pires e de Manuel Monteiro, como que a confirmar que, de facto, o Homem não aprende nada com a História!

Hóquei em Patins - finalmente, algo em que somos uma potência!
Portugla sagrou-se, este sábado, Campeão do Mundo de hóquei em patins, um título que já nos escapava há quase 10 anos! Sempre que um Mundial foi organizado por Portugal, nós saímos sempre vencedores e, desta vez, não foi excepção.
Numa equipa em que sobretudo se notou mais a experiência do que a juventude, Portugal começou por tremer perante a França mas foi sempre subindo de forma. Notável a força que jogadores já claramente ainda em fim da carreira ainda demonstram: Paulo Almeida, Paulo Alves, Guilherme Silva...
Neste desporto somos, de facto, uma potência! Estão de parabéns os jogadores, o seleccionador Vítor Hugo e também o público que foi sempre incansável no apoio à nossa selecção!

Powered by Blogger