terça-feira, agosto 26

Tragédia no Brasil

Há alguns dias atrás, num centro espacial brasileiro, explodiu um foguetão quando o memso ainda estava na rampa de lançamento. Nesta altura, mais de 20 pessoas são dadas como mortas.
O Brasil vai ser uma potência no futuro no que diz respeito à exploração espacial e são muitos os especialistas na matéria que o dizem abertamente. Mas, sendo já uma nação virada para o espaço, o Brasil deve saber que a exploração espacial, à semelhança dos Descobrimentos, è algo composto de (muitas) tragédias e (poucos) sucessos. A recompensa é enorme e de difícil quantificação. Mais do que superar esta tragédia, o Brasil tem de preparar o seu povo para essa realidade.
Paz seja dada a todos aqueles que se entregam à missão da exploração espacil e que, por ela, morrem!

Ainda os incêndios...
O jornal Público noticia hoje que Portugal não aproveitou, durante mais de dois anos, montantes elevados de verbas comunitárias que estavam disponíveis para a prevenção de fogos florestais. Tudo devido a questões burocráticas. O que esta notícia tem de mais de trágico é que nós, portugueses, já não nos admiramos com a mesma! Já não há em nós um espírito de revolta e indignação ao ouvir uma notícia destas... já nos habituamos, acomodamos, à nossa estupidez, ingenuidade e má capacidade de governação de sucessivas administrações. Não aprendemos com o passado e insistimos nesse erro!

O futuro de Blair...
Nestes dias, a actualidade também é marcada pelo inquérito à morte de David Kelly, o eminente cientista inglês que sempre se opôs à entrada do Reino Unido na guerra contra o Iraque e, nomeadamente, aos argumentos utilizados pela coligação relativamente à presença de armas de destruição em massa.
Blair tem sido um excelente primeiro-ministro. Graças a ele, o desemprego estancou e retraíu-se, o investimento subiu e o Reino Unido desenvolveu-se.
Mas o eleitorado apenas retém o presente e o presente não parece ser muito animador para Blair, pois a comissão de inquérito está a encostar o primeiro-ministro à parede. Se se confirmarem as suspeitas de pressões tremendas feitas pelo governo de Blair sobre Kelly, o primeiro-ministro não tem outra saída que não seja a demissão e a saída pela porta dos fundos...

Marcelo a PR?
Um díario português avançou esta semana que Marcelo poderia estar os primeiros passos para ser o candidato do PSD (e do PP?) à Presidência da República, uma vez que Cavaco Silva, ainda segundo o mesmo jornal, terá desistido definitivamente de tal candidatura.
Marcelo tem um perfil curioso. Diria que 51% do mesmo é adequado a PM e 49% adequado a um PR. Tem uma enorme simpatia e reconhecimento junto de opinião pública (principalmente a partir do momento em que passou a fazer a sua análise política semanal na TVI), é uma personalidade com uma inteligência e sagacidade únicas e alguém em quem os portugueses confiam. Seria um fortíssimo aliado da direita? Mas...de tuda a direita? É preciso relembrar que foi Marcelo quem, juntamente com Paulo Portas, começou a delinear uma AD. E foi supostamente devido a incompatibilidades entre os dois que a AD caíu na altura. Por isso, será interessante ver o posicionamento deste PP de Paulo Portas em relação a uma candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa!

A SuperLiga
Nesta jornada, destaque para o empate do FC Porto perante o Estrela da Amadora. Baía foi o único responsável por tal resultado e Scollari muito se deve ter rido ao ver o autêntico "frango" que Baía deu. Ainda para notar neste FCP o facto de Deco estar ainda a muitoas anos-luz das exibições do ano passado!
O Benfica venceu mas não convenceu. Simão preocupou mas Guga deu uma ajuda. A defesa mete água pela esquerda e não há maneira de estancar! Tiago ainda não existe e Petit dá conta daquela zona sozinho. Sokota é uma preocupante baixa para a Lázio e para o jogo contra a Académica.
O Sporting venceu e convenceu. O estado do relvado é deplorável, realmente o bicho é mesmo poderoso! Ricardo deve ter inspirado Baía pois tem de aceitar todas as responsabilidades pelo primeiro golo do Beleneses!

Powered by Blogger