quinta-feira, setembro 25

O desânimo da Nação!

A Nação anda triste... hoje ficamos a saber que o número de desempregados em Portugal ultrapassa os 460000. Um número que nos faz reflectir e que cria em nós um espírito de desalento, desanimo, de tristeza.
Faça a seguinte experiência: ao entar numa repartição pública, numa pastelaria, num supermercado, fixe o sue olhar no olhar das pessoas que o/a rodeiam! É fácil sentirmos o que é, de facto, uma altura de recessão! O olhar esbatido no longínquo é algo de comum a todos aqueles que estão juntos de nós! E se a nossa auto-estima enquanto povo nunca foi muito elevada, então agora entrou num processo de auto-flagelação de proporções e duração desconhecidas. E, pior ainda, não faço a mínima ideia de como se pode dar a volta a esta situação! Uma vez mais, lá vão as farmácias ganhar com esta crise!!

A Ciência da Nação!
A Ciência no nosso país também está doente...
Durante a governação socialista, a Ciência portuguesa viveu um período de renovação, euforia, desenvolvimento e crescimento sem paralelo. Mariano Gago foi um ministro consensual para os próprios cientistas.
Coincidência ou não, desde que a aliança PSD/PP tomou as rédeas do poder, a Ciência em Portugal estremeceu e encolheu. De facto, estamos perante um cenário caótico, aflitivo e que põem em risco a continuação de um processo científico sério em Portugal.
A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), orgão do MCES (Ministério da Ciência e do Ensino Superior) e que é responsável pela atribuição de dinheiro às instituições científicas, já não transfere esse mesmo dinheiro, em alguns casos desde o ano passado! As viagens ao estrangeiro (factor necessário para a construição da ciência - a comunicação entre os cientistas reside no coração da Ciência!) foram canceladas em muitas instituições, há investigadores que não recebem a sua bolsa de doutoramento há dois meses e muitas das mesmas não foram sequer renovadas. E o nome de Portugal e da sua comunidade científica que é também envergonhada no estrangeiro.
Por muito bons que sejam os gestores que estão à frente das nossas instituições científicas, não é possível fazer omeletes sem ovos, isto é, as mesmas estão próximas da ruptura financeira e sem podem mesmo "hibernar" por algum tempo. A situação é muito grave, mesmo para um país, como o nosso, em que a CIência ainda é vista como algo..."simpático"!

O Futebol da Nação!
Depois dos casos do FCP-SLB da semana passada (vitória justa do FCP com erros graves do árbitro contra o SLB), chegaram as competições europeias.
O Benfica está a passar por uma nítida falta de confiança. Os inúmeros passes errados e a inépcia ofensiva deram num empate vergonhoso perante uma equipa de quarto plano da Europa futebolística.
A União de Leiria conseguiu um bom resultado perante um adversário bem mais complicado, mas ganhar apenas por 1-0 pode ser curto. Mas tem boas hipóteses de passar!
O SCP fez uma razoável exibição num relvado que continua lamentável. 2-0 dá segurança e deve passar à próxima fase.

sexta-feira, setembro 19

De novo a política!

Acabaram as férias políticas.
Vamos voltar a ver discursos inflamados, troca de insultos e muito pouco de real discussão sobre os problemas da nação.
Enfim, começou mais um ano político.
E o que disseram os líderes partidários nos seus primeiros discursos?
O discurso de Ferro Rodrigues não trouxe nada de novo! Falhou tremendamente na paixão e na emoção e foi extremamente longo. voltou a atacar este governo no que diz respeito à sua culpa pela falta de confiança económica e pela descrença dos portugueses. O que tem de grave esta e todas as outras oposições que tivemos até hoje é o facto de apenas mostrar falhas e não apresentar soluções! Não há um discurso inovador, apenas fugas para a frente e Ferro Rodrigues apenas continuou essa feia e desprezável tradição.
Do líder do PCP, nada de novo! De facto, do PCP apenas podemos admirar a total honestidade que têm em relação à suas ideias, sem as trocar, sem as modernizar! É difícil encontrar na política tal consistência! Mas se ganha na consistência perde na renovação. Começa a ser difícil de aceitar um PCP português que apenas se agita (e mesmo assim muto pouco) quando fala dos direitos dos trabalhadores. É por isso que a festa do Avante é cada vez mais um evento cultural em vez de um evento político! A juventude que lá vai apenas lá vai para ouvir música e não para ouvir Carvalhas.
Durão Barroso esteve ligeiramente mais enérgico, atirou mais umas medidas mediáticas e apelou à confiança dos portugueses na recuperação económica. Os últimos dados do Banco Mundial parecem vir ao encontro das palavras do PM, mas nota-se claramente que os portugueses ainda estão muito longe de incentivar o consumo privado. Mas os ventos sopram a favor de Barroso: não há contestação nas suas lideranças: partidária e governativa.
Para Paulo Portas e, para não variar, o ano começou com polémica; o seu discurso sobre os problemas que a imigração traz foi logo rotulado de discurso de extrema direita. Segundo diz a revista "Visão", Portas é o pior minitro deste governo e apenas continua lá porque é um dos líderes da coligação. A sua imagem começa a cansar os portugueses e muitos dos membros do PP. E o seu futuro político é mesmo uma enorme incógnita. A ver vamos o que a "Nova Democracia" de Monteiro lhe reserva nos próximos actos eleitorais.

Propinas
As 14 Faculdades da Universidade do Porto numa coisa estão de acordo: é preciso sacar mais dinheiros aos estudantes universitários! Assim, a partir deste ano a propina será de 600 euros, perto do dobro do que foi no ano passado.
Muitas questões serão colocadas, mas de uma coisas temos a certeza: muitas manifestações estudantis irão ser realizadas!
O sistema de financiamento do ensino superior estava claramente ultrapassado e ineficaz. E disso se queixavam pais, alunos e professores. O drama é que se passou do 8 para o 80! E, daqui a 2 anos, pelo menos na UP, a propina passará dos actuais 600 euros para os 800 euros. Pergunta-se: poderá então o aluno reclamar pela duplicação da qualidade? Pela duplicação do esforço dos professores? Pela duplicação de material pedagógico nas universidades? É claro que não e tal nunca irá acontecer! E isto porque o problema das universidades não está tanto nas suas condições físicas e materiais mas sim na qualidade pedagógica e científica dos seus professores. Está na teia de poder e de hierarquias que estão instalados nas mesmas e não na falta de recursos. E, para mudar tal filosofia, mais do que dinheiro é preciso mudar políticas e rejuvenescer o sector do ensino.
Pergunto também o seguinte: o valor das bolsas irá acompanhar o subida do valor das propinas? E se sim, será na mesma proporção?



quinta-feira, setembro 11

11 de Setembro: 2 anos depois...

Foi há 2 anos atrás...deste lado do Atlântico conseguimos ouvir os gritos de terror que se faziam sentir naquela que é, sem dúvida, a capital do mundo: Nova Iorque.
Independentemente do que motivou os terroristras a realizarem tal barbaridade, temos sempre de nos lembrar que este foi um acto cometido com uma frieza e com uma ausência de pudor humanitário que assusta. Form mais de 2000 pessoas que morreram, foram mais de 300 bombeiros que morreram, foi uma parte da Humanidade que morreu e o Mundo mudou a partir desse dia! Ficamos todos com a sensação que se a poderosa América é atacada no seu próprio solo, então nenhum de nós está a salvo de qualquer ataque. A insegurança apoderou-se de nós, a desconfiança passou a ser um manto visível entre todos nós.
Há dois anos atrás, eu assisti em directo ao embate do 2º avião nas Torres Gémeas e à queda das mesmas. Lembrei-me que nenhum filme de Hollywood criou em mim um embate psicológico tão grande como aquele pedaço de História que estava a decorrer naquela televisão. O facto de ter sido escolhido um alvo civil tornou esse atentado numa das marcas mais terríveis do ser humano.
Hoje, pergunta-se com sinceridade e com razão de ser: temos um mundo mais seguro?

Morte na Suécia
Faleceu a Ministra sueca dos Negócios Estrangeiros. Os primeiros relatórios indicam que terá sido vítima da fúria nazi que cada vez mais se concentra em grande número nos países nórdicos.
Adepta da entrada da Suécia no euro, terá sido por causa disso que a Ministra foi assassinada. Como me parece óbvio, este foi um assassinato também à democracia e à liberdade de pensar e agir que todos devemos ter. E não deixa de ser surpreendente que este assassinato tenha sido cometido numa das mais avançadas civilizações da Europa e do Mundo.

Casa Pia - teorias da conspiração!
Sugere-se a leitura, em tom meio a brincar meio a sério, do blog Muito Mentiroso.
A brincar a brincar é que se dizem algumas verdade...ou será mesmo tudo mentira?

Selecção Nacional
Depois da tragédia contra a Espanha, a ligeira melhoria contra a Noruega. Portugal não tem uma equipa, tem um conjunto de jogadores habilidosos. Dá a ideia que estamos perante um conjunto de amigos que já está farto de jogar futebol e que já ganhou o que queria ganhar. A renovação tem de se feita já, mas não me parece que vá ser realizada pelo actual seleccionador que, defendo eu, deve levar esta equipa até ao Europeu de 2004 no nosso país!

domingo, setembro 7

Casa Pia - Parte ??

Após alguns dias de pausa, eis que volto com mais comentários sobre aquilo que se passa aqui... na Lua!
E não começamos com novidades; o mega processo Casa Pia mostrou-nos na semana passada como a realidade pode ser mais surpreendente do que a ficção!
Numa altura em que os arguidos do processo e as testemunhas estavam já prontas para a video-conferência (uma das testemunhas até já se tinha identificado!), eis que como num genial golpe de teatro, o processo é suspenso. A maior parte dos advogados da defesa (exceptuando os advogados de Carlos Silvino) considera que o juíz Rui Teixeira terá agido com parcialidade ao longo deste processo, favorecendo a Acusação.
Numa primeira análise a quente, poder-se-ia pensar que tudo isto foi uma grande vitória da defesa; afinal, eles não concordavam com o processo da video-conferência e, mais importante, colocavam em cima do juíz uma núvem de suspeição. A verdade é que passados poucos dias, vemos que esta táctica apenas foi um mero fogo de artíficio. Rui Teixeira foi reconduzido e o já esperado recurso a apresentar pelos advogados ao Supremo Tribunal de Justiça parece que não vai agradar aos mesmos. Assim, parece que o único resultado líquido desta operação foi um adiamento de todo o processo, o que vem apenas jogar contra a pressão e ansiedade que os arguidos e testemunhas estão a passar neste momento.
Uma coisa é certa: todos os portugueses estão atentos a esta tragédia e eles não vão tolerar muitos mais atrasos, muitos mais recursos ou muitas mais desculpas para que este processo não acabe com a Justiça realizada. Mas parece que a Polícia Judiciária tem mais personalidades em investigação e, aparentemente, esperam-se mais nomes na praça pública. Temos matéria parta mais uns (largos!) meses...

África do Sul - que fazer?
Hoje, domingo, morreu mais um português na África do Sul. Uma pequena nota: somos um país em que o anti-americanismo está a crescer a olhos vistos; umas vezes, os motivos de tais grupos têm alguma razão de ser, outros são pura e simplesmente obra de um fanatismo intolerável! Porém, devemos dirigir os nossos olhos para países que, directamente, nos causam mais dor e sofrimento, como, por exemplo, a África do Sul. Já perdi a conta aos portugueses que já lá foram assassinados. Muitas promessas foram feitas aos Ministros dos Negócios Estrangeiros Portugueses, promessas de resolução da situação! Não deram em nada e as mortes continuaram; não ouvimos o nosso governo flar sobre isos, não vimos o nosos governo a tomar uma decisão forte e clara em relação a este problema, algo que confrontasse violentamente o governo sul africano. Temos de abrir os olhos!

Médio Oriente - que fazer?
No Médio Oriente, continua o caminho para a tragédia eterna. O Primeiro-Ministro da Palestina pediu a demissão e culpou tudo e todos pelo fracasso: Israel, os EUA e, sobretudo, a Palestina e os seus incontroláveis braços terroristas. Mas o governante cessante também deixou críticas sublimares a Yasser Arafat, cada vez um problema e não uma solução para ambas as partes. De facto, Yasser Arafat já deu mostras no passado de que não tem qualquer poder para parar as manobras terroristas do Hamas e outros semelhantes mas também não deixa que outros tentem pará-los; ele tem de ser A figura da Palestina e mais ninguém. No meio disto tudo, é também profundamente revoltante o ataque com rockets cometido por helicópteros israelitas em várias cidades palestinianas. Esté é, de facto, o maior cancro da história contemporânea da Humanidade. E já não tenoh a certeza se terá solução quando Arafat e Sharon e sua geração desaparecer...

Futebol: uma outra tristeza!
Como se já não bastasse a tristeza que o nosso povo sente com tantos assaltos à sua própria dignidade, vem agora o nosso futebol mostrar-nos que um mal nunca vem só!
A nossa selecção de Sub-21, com um quinteto de luxo (Quaresma, Ronaldo, Hugo Viana, Postiga e Tiago) mostrou, da maneira mais crua, que uma coisa é ter uma equipa e uma outra coisa é ter vedetas. Frente aos turcos, ficamos a saber que quando não há solidariedade dentro do campo, quando se coloca o individual além do colectivo, a derrota é uma verdade fria! E os turcos, apesar de ajudados por um árbitro que certamente acha que para se mostar um vermelho é preciso um jogador partir uma perna, mostraram ter verdadeiramente uma equipa e são, por mérito próprio, os vencedores do nosso grupo. Resta-nos torcer por uma vitória contra a Inglaterra para, assim, jogarmos os "play-offs".
Quanto à Selecção Principal... vergonha e desilusão! Contra uma Espanha B, os nossos AA mostraram que é uma felicidade não termos de jogar um grupo de apuramento para os Europeu de 2004, nada mais há a dizer...


Powered by Blogger