terça-feira, agosto 19

Contextos...

O fim das férias!
Depois de duas semanas de emoções fortes e algum descanso, eis que regresso para continuar a discutir a analisar o que mais de interessante ocorre neste nosso planeta.
E depois de uma fase em que os meus comentários tinham uma periodicidade semanal, decidi mudar o estilo e a frequência. A partir, O Outro Lado da Lua será um espaço de comentários com uma periodicidade irregular mas com tendência a ser diário; isto é, irei comentar o que acontece na altura, no momento, no próprio dia, se possível!
Irão continuar as sugestões de música, os livros e a televisão e irei acrescentar ainda um espaço reservado ao futebol, paixão minha de há já muitos anos! Irei comentar a jornada futebolística e os casos da jornada sempre com o máximo distanciamento clubístico (apesar de ser um benfiquista ferrenho!).
Por isso, novos ventos irão voar por aqui!


Fogos: the day after!
Aparentemente, Portugal repousou dos fogos. Mas o repouso invoca um período de tréguas a que se segue um período de nova acção! Faltam ainda 2 semanas até atingirmos o fim de Agosto e, se continuar a tradição dos últimos anos, Setembro também promete ser um mês muto quente. Por isso, vamos ver se, de facto, vamos ficar por aqui em termos de fogos florestais.
Num país de mata (ou que era de mata), parece paradoxal o descuido que temos com a mesma. A verdade é que 99% dos fogos a que assistimos têm uma origem humana. E essa origme humana divide-se em duas categorias: descuido e criminal.
O descuido pode ter várias ramificações: um fogo de um piquenique que não foi bem extinto, um cigarro que pensamos que já está apagado e que, depois, é atirado da janela do carro para a mata...
Já a componente criminal pode ter várias motivações: psicológicas, aproveitamento económico, vinganças, procura de poder, etc!
Nos infernos a que assistimos nos últimos dias e semanas, parece-me óbvio que há mão criminosa. E isto porque quando nos indicam que houve um reacendimento do fogo em 6 frentes ao mesmo tempo, não há teoria probabilística que nos salve! É, de facto, um crime premeditado! E, pelas proporções que teve, não me espantaria se estivessemos na presença de uma rede de carácter terrorista.
O pulmão de Portugal (toda a zona da maior mancha de pinheiros bravos da Europa no concelho de Proença-à-Nova) está dizimado. A capital do turismo de Portugal (e, quiçá, de toda a Europa apanhou um valente susto. Um das regiões mais verdes do nosso país - o Ribatejo - está irreconhecível. Portugal, que já estava a arder economicamente, está, agora, coberta pela vergona das cinzas. E isto é um acto criminoso que se vai estender à geração dos nossos filhos, já que a reflorestação completa de uma área de pinhal (por exemplo) demora mais de 25 anos!
A questão da prevenção é complexa. De qualquer modo, um governo que corta mais de 25% nesta área não pode ter perdão!
O problema que se coloca é simples: quem é que vai limpar a mata? Os idosos, os únicos sobreviventes das cada vez mais aldeias fantasmas, não têm paciência nem vigor físico para tal; os filhos dos mesmos ou estão no litoral ou nas grandes cidades a lutar por um futuro melhor (logo a probabilidade de voltarem às aldeias é quase nula!) ou, então, são emigrantes e, de qualquer modo, não devem fazer a mínima ideia onde estão e quais são as suas proprieades (fruto de um inexistente cadastro e ordenanento do território rural). Não temos técnicos em silvicultura suficientes e o Exército também não está na disponibilidade para fazer tal acção, apesar do facto a suia mentalidade ter de mudar e de ter de servir cada vez mais as populações nos tempos que correm e num país como Portugal que não tem necessidade de se defender de possíveis invasores.
Uma solução possível seria colocar os reclusos prisionais a fazer tal trabalho, ocmo já se faz em muitos países realmente civilizados! Mas, qualquer que seja a solução encontrada, uma coisa é certa: tem de ser feita agora, porque os portugueses já perceberam que a floresta que tanto prazer nos dá é, cada vez mais, uma refém de nós próprios.

Ferreira Leite e o preço da solidariedade...
Eu até julgava que era uma piada de muito mau gosto, mas parece que já é oficial: Manuela Ferreria Leite vai colocar um imposto sobre todas as operações de solidariedade que os meios de comuniacação social têm realizado a favor das vítimas dos incêndios. O meu sentido de responsabilidade, decência, compaixão e humildade impede-me de comentar apropriadamente esta acção da Ministra das Finanças. Quando uma pessoa pensa que é impossível atingir um novo patamar inferior no que diz respeito à Humanidade, eis que aparece sempre algo que nos supreende e contradiz!

A (In)Segurança Social
Preocupante também é a situação que se passa com a Segurança social. No tempo da governação socialista, houve algumas áreas que, de facto, tiveram um bom desempenho: Ciência e Segurança Social foram os seus dois maiores feitos! Ferro Rodrigues, na altura Ministro da Solidariedade Social, reestruturou uma máquina social obsoleta e na falência técnica e tornou a Segurança Social numa estrutura eficiente, inovadora e, sobretudo, com um saldo bancário muito positivo. Agora, Bagão Félix, apesar do bom desempenho que tem tido no mesmo ministério, vem admitir que está alguns problemas de "caixa"; e em causa está as pensões do portugueses que durante anos a fio lutaram para ter alguma segurança na altura da reforma; pior do que isso, em causa podem estar as nossas pensões (tenho 25 anos)... um caso para seguir com atenção e preocupação!

Futebol: o ínicio da SuperLiga
O espectáculo (esperamos nós!) já começou. De uma maneira sintética, irei falar do que podemos esperar este ano dos denominados 3 grandes.
Futebol Clube do Porto - é, sem dúvida, o principal candidato ao título. A estrutura é exactamente a mesma, perdeu Postiga mas tem Benny (mais experiente e mais sagaz). As duas figuras deste FCP europeu são, claramente, Deco e Mourinho. O luso brasileiro poderá fazer o seu último ano de dragão ao peito, mas a sua qualidade e toque de bola tornam-o irresistível. Mourinho é, sem dúvida, o técnico europeu de maior qualidade.
Continua com uma defesa à prova de bala, um meio campo que combina na perfeição o trabalho com a fantasia e um sector atacante mortífero. Tem apenas um ponto fraco: não tem um extremo direito à altura do resto dos sectores.
Sport Lisboa e Benfica - Camacho tenta fazer omeletes com muito poucos ovos! Este Benfica do meio campo para a frente é fortíssimo, a defesa é fraca, onde apenas se safam Miguel e Ricardo Rocha - Argel é de uma impulsividade preocupante e Hélder já não tem o vigor físico de outros tempos. As novelas sobre o reforço para a faixa esquerda de defesa foram caricatas. Mas o maior problema deste Benfica encontra-se no banco: Camacho não tem um banco minimamente à altura dos titulares e para uma equipa que pretende fazer história na Europa e lutar para o tíltulo isso é algo de bastante preocupante!
Sporting Clube de Portugal - à falta de reforços para colmatar as saídas de Quaresma e de Ronaldo, este Sporting é bastante desiquilibrado! Tem uma defesa em fase de construção mas que já dá garantias de qualidade, um meio campo muito lutador (Rochemback é mesmo muito bom!) mas o ataque é fraco! silva não é reforço, Lourenço é um míudo e este SCP não tem alas.







Powered by Blogger