quinta-feira, julho 24

Contextos

A Justiça aos olhos dos portugueses...
Desde que estalou o escândalo Casa Pia, os portugueses têm sido confrontados, diariamente, com um interessante debate sobre o que é a Justiça em Portugal e como a mesma actua. E, de vez em quando, assistem de uma maneira perfeitamente gratuita a uma troca de palavras e insultos entre magistrados e advogados. Para o povo português, um dos menos cultos da Europa, tudo isto assemelha-se a uma seta que lhes passa ao lado! Passo a explicar: ao ver uma seta mortal na sua direcção, o português assusta-se com as suas consequências, não percebe de onde vem e porque vem e fica contente por passar ao seu lado! Porém, não deixa de se preocupar...
O sentimento que toda esta tragédia deixa nos portugueses não é boa; pergunta-se: afinal qualquer pessoa pode ser presa sem saber a acusação? Posso estar a ser escutado telefonicamente e não o saber? Basta uma pessoa apontar o meu dedo numa fotografia para eu ser preso e indiciado?
Tudo isto assemelha-se a um combate de gigantes...há alguns meses atrás, ouvi algures que isto não passaria de uma mega operação de vingança da classe dos magistrados contra a classe política pelo seu desleixo pelas questões da Justiça. Não acredito em teorias da conspiração, pelo que não valorizo esta interpretação.
Penso que é do senso comum afirmar que quem comete um crime deve ser apontado, investigado e, caso se confirme, penalizado. Será que este caminho foi seguido nos casos de Carlos Cruz, Ferreira Diniz e restantes companheiros? A Justiça, ao indiciar em especial atenção Carlos Cruz e Paulo Pedroso, sabia que estava a entrar numa guerra. E, utilizando o raciocínio do director do Público, no final vamos ficar todos muito tristes, independentemente do resultado final. Se a Justiça provar a correcção dos seus actos, ficamos a saber que o nosso país é um paraíso para os pedófilos, onde os ricos, poderosos e mediáticos durante anos ficaram impunes a tais actos medonhos. Se a Justiça falhar, a nossa segurança na chamada justiça dos homens fica abalada com consequências temporais e práticas de difícil alcance.
No meio disto tudo, a própria maneira como os media se comportam ao enquadrar esta realidade não deixa de ser um teste duro aos mesmos. As televisões, de uma maneira geral, caíram todas no jogo da fácil especulação, da intriga e da big brotherlização da desgraça alheia. A imprensa tem sido mais cautelosa e apenas o jornal 24 Horas (exemplo claro do que não deve ser um jornal!) tem apresentado, dia sim dia sim, a letras garrafais algo, nem que seja o mais ridículo, que se relacione com o caso Casa Pia (um pequeno aparte - não deixa de ser irónico que este jornal que sempre nos apresenta na sua capa a tentação feminina esteja, agora, a oferecer objectos de carácter religioso).
Neste braço de ferro público, sentimo-nos todos marionetas e somos diariamente manipulados pelos meios de comunicação que nos rodeiam. E somos manipulados porque não temos cultura, porque não temos educação, porque não temos segurança nos nossos conhecimentos. Uma vez mais vem ao de cima a necessidade urgente de nos "culturarmos". É uma pena chegarmos a essa conclusão olhando para um mosaico horrível da sociedade e da contemporaniedade portuguesa...
P.S. - quando se diz que é uma vergonha uma pessoa como, por exemplo, Carlos Cruz estar tanto tempo em prisão preventiva sem saber do que é acusado é, no mínimo, uma imprecisão incrível! Carlos Cruz e os restantes arguidos, por força do caudal mediático desta tempestade (o homem não está isolado do mundo!! Ele tem uma TV e um rádio na sua cela!), sabem do que são acusados! Apenas não lhes é concedido saber quem os acusa e com que provas! E o senso comum também diz que tal processo é, no mínimo, terceiro mundista! E gabam-se os nossos magistrados e advogados da harmonia da nossa Constituição e do nosso processo penal!

David Kelly - inspiração para os X-Files?
David Kelly, um especialista britânico em armamento e que sempre contra-argumentou as razões invocadas por Blair e por Bush para incentivarem uma operação militar no Iraque, foi encontrado morto perto da sua residência. E todos os fanáticos pelas mais fantásticas teorias da conspiração já comecaram a deliciar-se com todo este episódio.
Os primeiros relatórios da polícia britânica indicam que o cientista se terá suicidado (terá cortado os pulsos). Kelly foi, de facto, um grande empecilho para o governo de Blair. E Blair, com todo este caso, tem vivido momentos de uma fragilidade preocupante. Afirmar que terá havido uma conspiração governamental para eliminar Kelly poderá ser algo de prematuro e perigoso e Blair apenas tem de assegurar, para o bem do seu futuro político, o que prometeu: a realização de um inquérito genuínamente independente. No meio disto tudo, fico sem perceber porque razão é preocupante o facto de ter sido Kelly a fonte de informações da BBC sobre todo este caso. A não ser que Kelly tivesse sido sujeito a um sigilo profissional que eu desconheço. Apenas mais uma nota: independentemente de tudo, foi deplorável a atitude do jornalista britânico quando, no Japão, perguntou a Blair se este tinha "sangue a correr-lhe nas mãos"; apesar de tudo, Tony Blair é o Primeiro-Ministro do Reino Unido e representante dos seus cidadãos. Por isso, e por muito mais, merece o respeito de todos! Uma coisa é questionar objectivamente uma pessoa, outra coisa é, utilizando as perguntas, lançar logo à partida a suspeição! Respeito, acima de tudo!

Golpe militar em S. Tomé e Príncipe
Acabou o golpe militar em S. Tomé e Príncipe. Ao contrário do que já é uma tradição em África, tudo se passou sem derramamento de sangue ou fortes contestações civis e, por isso, louve-se a atitude dos golpistas. A CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), aparentemente, teve uma acção fundamental no culminar deste processo e, por isso, também é de realçar tal facto. Afinal, a CPLP serve para alguma coisa!
Os golpistas conseguiram o que queriam - ao contrário do que se pensava, o objectivo não era derrubar o actual governo mas sim mostrar à comunidade internacional os graves problemas por que essas ilhas africanas estão a passar. Espera-se, agora, que o actual governo tenha a mesma sensatez em tratar os golpistas como estes tiveram a tratar do seu próprio povo durante este período de instabilidade!


Notas da Semana

Carlos Andrade saí da TSF - ele foi um dos fundadores da TSF e um dos maiores responsáveis pela subida das audiências e de prestígio da TSF nos últimos anos. Como director da estação, Carlos Andrade entrou em rota de colisão com a Administração devido a questões que se prendem com a nova grelha de programação e com a redução de pessoal. Emídio Rangel (ele voltou!!) já disse que não teve nada a haver com o que se passou! Veremos o que irá acontecer agora à TSF com a saída de uma personalidade carismática como Carlos Andrade.

Hillary Clinton - lançou o há já muito esperado e desejado livro e que em pouco tempo vendeu mais de um um milhão de exemplares. Hillary Clinton é uma senhora na política americana. A sua inteligência e experiência nos corredores da Casa Branca podem ser trunfos bastante fortes para uma hipotética candidatura à Presidência. E pode ser mesmo o melhor candidato dos Democratas (apesar de pessoalmente achar que Al Gore, ao recandidatar-se, poderia ganhar!).

A destruição da nossa floresta - esta semana também ficou marcada pelo enorme fogo que ocorreu no concellho da Sertã e que atingiu a maior mancha florestal de pinheiro bravo da Europa. Conheco muito bem a região em causa (as raízes da minha família paterna provém, precisamente, dessa zona). E lembro-me como me deliciava (e ainda me delicio) a caminhar por essa floresta. O crime que vimos não foi cometido apenas contra a floresta; foi contra todos nós enquanto habitantes deste planeta juntamente com a natureza que nos envolve. Já o meu avô me dizia: a essas pessoas era atá-las a um pinheiro no meio de um fogo!!

O nosso futebol - de acordo com um estudo apresentado pela Liga de Clubes, a nossa Liga seria mais competitiva e mais rica se fosse reduzida a 10 clubes que se defrontariam em 4 rondas. Rapidamente o Major Valentim Loureiro veio dizer que tal seria impossível porque, assim, haveriam regiões geográficas que não estariam representadas num escalão maior do nosso futebol. Valentim Loureiro até pode ter razão. Porém, a 1 ano da realização do Euro 2004 no nosso país, convém reflectir com profundidade para onde caminha o desporto-rei do nosso país!

Gato Fedorento - uma pequena sugestão cibernáutica: trata-se do blog de alguns dos membros das Produções Fictícias. A análise humorística e genial ao que se passa no nosso país e nos outros! Para ver em http://gatofedorento.blogspot.com


Quer ler?
Esta semana não há livros para recomendar. Prefiro fazer uma aclamação pública de prestígio e qualidade para a publicação Visão. Com uma independência ideológica e política assinalável, esta revista é um paraíso no meio da pobreza editorial do nosso país. Cáceres Monteiro está, de facto, a realizar um excelente trabalho à frente deste projecto...


Melodias
A sugestão desta semana vem de um compositor alemão que é um génio no seu tempo - o nosso tempo. Trata-se de Claus Zundel, conhecido por The Brave. Ao longo das próximas semanas vamos conhecer a sua obra e hoje começamos pelo seu último trabalho. Classical Spirit é uma viagem pela música clássica com toques de modernismo. Para ouvir à noite, para embalar o sono...


E esta semana ficamos por aqui...

FMSG

Que o céu não nos caia na cabeça!

Powered by Blogger