O Outro Lado da Lua
Everyone is a moon, and has a dark side which he never shows to anybody...
Mark Twain
Um blog de Miguel Gonçalves (FMSG)
terça-feira, maio 29
segunda-feira, maio 28
DMB
Assisti este fim-de-semana ao melhor concerto de toda a minha vida: Dave Matthews Band. Há alguns anos que ansiava pela sua vinda cá, situação que tinha como mais que remota. Raramente saem dos Estados Unidos uma vez que gozam de uma popularidade imensa e o número de concertos esgota a sua agenda anual. Este ano tentaram fazer algo diferente. Arriscaram e ganharam. Começaram na Australia e chegaram à Europa para uma mini tour de cinco concertos. Chegados a Lisboa ficaram perplexos. Como sempre não deixámos os créditos por mãos alheias e arrasamos. Mais uma banda estupefacta com o público nacional. Não conseguiram abrir a boca e ao aperceberem-se da popularidade que tinham aqui não resistiram e assumiram que irão voltar rapidamente ao nosso país.
Posso dizer que foi um sonho tornado realidade. Embora não seja uma pessoa que idolatre actores, cantores ou afins, tremi quando o Dave subiu ao palco para apresentar o Tom Morello dos Rage Against de Machine e Audioslave. Foi memorável. Um concerto de 3 horas e meia que superou as minhas expectativas. Quando tocaram Grey Street foi a loucura total. Conseguir ouvir ao vivo músicas que fazem parte da minha vida, que são a banda sonora do meu dia-a-dia foi surreal.
Obrigado Dave e até breve, quem sabe com o Tim Reynolds numa sala como o Coliseu!! ;)
quinta-feira, maio 24
terça-feira, maio 22
Dedicada a todos os homens com 25 anos que têm varicela e a todos os homens que, com 33 graus de febre, estão às portas da morte...
Pachos na testa
Terço na mão
Uma botija
Chá de limão
Zaragatoas
Vinho com mel
Três aspirinas
Creme na pele
Dói-me a garganta
Chamo a mulher
Ai Lurdes, Lurdes
Que vou morrer
Mede-me a febre
Olha-me a goela
Cala os miúdos
Fecha a janela
Não quero canja
Nem a salada
Ai Lurdes, Lurdes
Não vales nada
Se tu sonhasses
Como me sinto
Já vejo a morte
Nunca te minto
Já vejo o inferno
Chamas diabos
Anjos estranhos
Cornos e rabos
Tigres sem listas
Bodes de tranças
Choros de corujas
Risos de grilo
Ai Lurdes, Lurdes
Que foi aquilo
Não é a chuva
No meu postigo
Ai Lurdes, Lurdes
Fica comigo
Não é o vento
A cirandar
Nem são as vozes
Que vêm do mar
Não é o pingo
De uma torneira
Põe-me a santinha
À cabeceira
Compõe-me a colcha
Fala ao prior
Pousa o Jesus
No cobertor
Chama o doutor
Passa a chamada
Ai Lurdes, Lurdes
Nem dás por nada
Faz-me tisanas
E pão de ló
Não te levantes
Que fico só
Aqui sózinho
A apodrecer
Ai Lurdes, Lurdes
Que vou morrer
António Lobo Antunes
segunda-feira, maio 21
Parabéns ao campeão!!
Antes de mais, os meus sinceros parabéns ao FCP. Apesar de tudo, aguentar a liderança do campeonato desde a 2ª jornada é sinal de resistência física e psicológico, merecendo, por isso, o título de campeão nacional.
Porém, e dada a pontuação final, eu devo dizer que qualquer um dos 3 grandes seria um justíssimo vencedor! De uma maneira geral, todos eles tiveram altos e baixos, variando apenas na regularidade e duração dos mesmos. Eu gostaria de relembrar a todos que, há poucas jornadas atrás, o Benfica parecia o mais forte, com grandes possibilidade de ser campeão.
Gostaria agora de analisar a prestação e o futuro dos 3 grandes.
FUTEBOL CLUBE DO PORTO
O início foi complicado e confuso; Jesualdo abriu uma guerra entre Boavista e FCP mas, aos 60 anos, ele não hesitou em assinar pelo Porto para ser campeão.O FCP merece o título porque, sobretudo, foi mais consistente durante mais tempo; apesar de uma péssima 2ª volta, consegui sempre apresentar uma matriz de jogo muito regular, uma defesa segura e uma linha avançada que muito tem de agradecer a Adriano, o goleador que esteve com um pé fora do Dragão. Está mais que visto que, apenas com Hélder Postiga, o FCP não ia lá! Na defesa, Pepe foi intransponível e Bruno Alves uma surpresa e apenas o meio campo vacilou fisicamente durante o campeonato.
Quanto ao futuro, Jesualdo fica mas precisa de reforços, até porque ainda não se sabe muito bem quem saí! Pepe é apetecido por muitos, tal como Quaresma e Lucho mas, aposto eu, ninguém saí! Mas será necessário reforçar o meio campo e a linha avançada!
Uma última nota para algo que me parece muito importante: se Anderson não sofresse aquele lesão, tenho a certeza absoluta que o FCP seria campeão muito mais cedo! Será uma das futuras estrelas do futebol mundial!
SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
Este 2º lugar tem o cunho de Paulo Bento na maneira como conseguiu enquadrar a juventude com a maturidade e fazer daí uma equipa competitiva. Moutinho foi mais uma vez decisivo, apesar da óbvia quebra física, mas quem tem Liedson tem quase tudo! Paulo Bento percebeu de uma maneira muito clara uma das verdades do futebol:um bom ataque ganha um jogo mas uma boa defesa ganha campeonatos e este SCP mostrou-se muito certinho sobretudo na defesa e também a partir do momento em que Caneira fez companhia a um Polga em muito bom plano.No meio campo, Miguel Veloso demorou a afirmar-se devido sobretudo à teimosia de Paulo Bento que insistia nessa nulidade chamada Custódio. Moutinho, Nani, Miguel Veloso e Romagnoli foram os trunfos certos na altura certa! Na frente, sempre Liedson e também sempre o mesmo problema, que terá de ser resolvido na próxima época: não havia nenhuma alternativa ou complementaridade válida para Liedson. Alecsandro e Bueno não são, definitivamente, jogadores de futebol, apesar dos esporádicos fogaços que apresentaram!
Por tudo isto, o SCP também merecia o título pelo bom futebol apresentado, por uma bombástica 2ª volta, pela aposta inteligente na formação e no lançamento de novos valores, apesar de Pereirinha ser, na minha modesta opinião, um flop
Para o futuro, a ser verdade a renovação contratual com Moutinho e Nani, este SCP apenas precisa de reforçar com qualidade o ataque. E parece que o dinheiro da entrada directa na CL pode ajudar bastante!
SPORT LISBOA BENFICA
Foi uma época muito complicada para a águia; as lesões condicionaram ao longo de todo o campeonato o trabalho de Fernando Santos! Ver-se privado de 2 jogadores fundamentais (Simão, Rui Costa e Luisão) e ter uma frente atacante e defensiva sem alternativas (apesar da muito agradável surpresa chamada David Luiz!) são sempre grandes dores de cabeça. Porém, houve jogadores que tudo deram, que batalharam, que colocaram paixão e entrega total em pro da equipa e, nesse aspecto, os nomes de Karagounis, Petit, Katsouranis (o melhore reforço dos 3 grandes, sem dúvida!!) e, nesta parte final, Rui Costa serão eternamente relembrados! Mas há um nome que se eleva: Miccoli! O pequeno italiano é um caso de amor profundo entre a massa associativa e é com enorme tristeza que os benfiquistas se despedem deste enorme jogador e a Liga Portuguesa fica bem mais fraca! Jogador rápido, imprevisível, de remate fácil e colocado e com grande visão de jogo! Há muito que o Benfica não tinha um atacante assim, há muito que o Benfica precisava de uma referências destas nos seu ataque. Ele vai embora mas ficará sempre connosco!O futuro não é brilhante para a equipa da Luz: Luisão diz que quer ficar, mas será complicado manter Simão, Karagounis e Miccoli! Ou seja, alguns dos jogadores nucleares irão para outras bandas, e ou há um forte investimento no mercado (mas não há $$!) ou então promove-se à pressa jogadores das camadas jovens (o chinês para que tem pinta!). É sintomático o 1º reforço da época (tirando o Coentrão!) ser um defesa: é preciso, de facto, criar alternativas a Luisão ou a Nélson. A compra de mais um central ou deixar ficar o Fonte tem de ser uma realidade. É preciso também "despachar" alguns que lá andam e que , claramente, não estão à altura do nome do Benfica: Manu, Paulo Jorge, Beto e João Coimbra (já sei o que vão dizer mas é a minha opinião!!) terão de ser dispensados!
A manter-se Nuno Gomes, precisamos de 2 nomes fortes para a frente atacante alguém que, realmente, saiba marcar golos! E não me falem do Mantorras porque, de facto, o angolano não aguenta 90 minutos!!
E porque razão merecia o SLB o título de campeão? Porque, apesar de tudo, o esforço heróico de alguns foi poético, foi inspirador e porque o Benfica até nem foi tão irregular como isso! O descalabro aconteceu quando Luisão se lesionou e, surpreendentemente, a lesão de Simão não foi tão destrutiva como a do central...
Rui Costa fica mais uma época e eu digo: obrigado Maestro!
E pronto, the end is near and so I face the final curtain...
Foi, digamos, um campeonato entretido!
quarta-feira, maio 16
O presente do passado!
Foi o Prof. José Pedro Teixeira Fernandes que teve a gentileza de me alertar para esta notícia que passou despercebida na nossa comunicação social...
Muçulmanos querem Península Ibérica «de volta»
"O apresentador de um programa infantil da televisão palestiniana, Al-aqsa, afirmou que a zona de Andaluz, actual Península Ibérica, e que foi outrora território dividido entre Portugal e Espanha, vai voltar um dia a estar sob o poder islâmico.
(...) Ao mencionar a zona de Andaluz, que foi um território conquistado e controlado politicamente por árabes e muçulmanos no século VIII até ter sido reconquistada pelos cristãos, o apresentador recorda que «esta querida terra vai voltar para nós um dia».
O apresentador acrescenta, ainda, que no mesmo período histórico, os cristãos nunca viram as suas igrejas e mosteiros «tão seguros». (...)"
A primeira questão que se coloca é porque razão esta notícia não teve o devido tratamento e importância jornalística que lhe é devida; não tenho quaisquer teorias sobre isso (para além da rotineira explicação da degradação do nosso meio jornalístico!), mas a verdade é que não é a primeira vez que é focada a relação entre o património islâmico (do passado e transposto para o futuro) na Península Ibérica por parte de alguns grupos extremistas islâmicos! Relembra-se que o próprio Bin Laden já aflorou essa questão, praticamente nos mesmos moldes, nas mesmas palavras!
É importante realçar a particularidade desta mensagem: estes responsáveis islâmicos já não se referem a uma Europa no abstracto, já não apresentam argumentos mais ou menos globais; em vez disso, é apresentada um espaço geográfico muito particular, a zona de Andaluz! As nossas preocupações em relação a esta temática adquire um impacto e significado muito próprio, muito próximo, perto de nós... e pior do que esconder esta actualidade é termos uma sociedade portuguesa perfeitamente analfabeta nestas questões (como se pode constatar nos comentários feitos à notícia!).
domingo, maio 13
Vangelis ... porque é incontornável!
O primeiro vídeo, bem antigo, é uma simples improvisação... o segundo, um momento único como suspiro final do épico Mythodea, com a Acrópole ateniense como fundo...
Porque quando preciso de me encontrar, nada é melhor do que Vangelis!
É, digamos, a minha droga pessoal...
sábado, maio 12
A Câmara de Lisboa
Numa altura em que começam a surgir os primeiros rumores dos candidatos do PS e PSD para a Câmara de Lisboa (Fernando Seara pelo PSD e António Costa pelo PS) e também as primeiras certezas (Helena Roseta, como independente), um comentário muito breve a cada um dos nomes em cima da mesa...
António Costa, caso se confirme, será um profundo erro! Eleitoralmente seria, sem dúvida, um peso-pesado, com uma vitória fácil, mas fará muito mais falta ao Governo de Sócrates do que à Câmara de Lisboa. O Governo perde um dos seus Ministros políticos mais eficientes e competentes e, sobretudo, o Governo perde também alguém do aparelho do PS. O trabalho que está a desenvolver na reforma da Administração Interna é visível e fundamental para o país! E, numa altura em que o Governo começa a dar os primeiros sinais de desgaste ao nível das sondagens, convém segurar um homem de confiança de Sócrates!
Fernando Seara é, em toda a linha, uma incógnita! O seu trabalho em Sintra tem sido muito discreto mas deve a sua popularidade totalmente ao mundo do futebol e ao programa O Dia Seguinte, da SIC Notícias. Tem uma razoável capacidade comunicacional, mas não é um homem de obra ou de liderança forte reconhecida. Apesar de tudo, irá cumprir bem o papel de borrego de sacrifício do PSD nestas eleições intercalares, pois o partido laranja saíu com uma imagem muito negativa no meio de toda esta estória!
Helena Roseta é a outsider. Talvez querendo aproveitar a moda dos independentes com sucesso, esta amiga muito próxima de Manuel Alegre não terá muitas hipóteses sequer para chegar a um lugar como vereadora. Tem uma personalidadade profundamente agressiva e nada consensual e, penso eu, irá encarar esta candidatura como um desafio pessoal a José Sócrates. Não terá muita sorte...
António Costa, caso se confirme, será um profundo erro! Eleitoralmente seria, sem dúvida, um peso-pesado, com uma vitória fácil, mas fará muito mais falta ao Governo de Sócrates do que à Câmara de Lisboa. O Governo perde um dos seus Ministros políticos mais eficientes e competentes e, sobretudo, o Governo perde também alguém do aparelho do PS. O trabalho que está a desenvolver na reforma da Administração Interna é visível e fundamental para o país! E, numa altura em que o Governo começa a dar os primeiros sinais de desgaste ao nível das sondagens, convém segurar um homem de confiança de Sócrates!
Fernando Seara é, em toda a linha, uma incógnita! O seu trabalho em Sintra tem sido muito discreto mas deve a sua popularidade totalmente ao mundo do futebol e ao programa O Dia Seguinte, da SIC Notícias. Tem uma razoável capacidade comunicacional, mas não é um homem de obra ou de liderança forte reconhecida. Apesar de tudo, irá cumprir bem o papel de borrego de sacrifício do PSD nestas eleições intercalares, pois o partido laranja saíu com uma imagem muito negativa no meio de toda esta estória!
Helena Roseta é a outsider. Talvez querendo aproveitar a moda dos independentes com sucesso, esta amiga muito próxima de Manuel Alegre não terá muitas hipóteses sequer para chegar a um lugar como vereadora. Tem uma personalidadade profundamente agressiva e nada consensual e, penso eu, irá encarar esta candidatura como um desafio pessoal a José Sócrates. Não terá muita sorte...
Eis a minha aposta:
sexta-feira, maio 11
Desabafos...
A nossa equipa de trabalho conta, desde o início deste mês, com um novo membro que, pela sua formação académica, funciona como "cabecilha" e comandante deste departamento, a quem tenho de dar contas do meu trabalho. Já há uns meses que trabalhava connosco. Amistoso, simpático, ainda que com algumas manias de recém licenciado com a mania de quem ia conquistar o mundo. Todo o departamento se trata por tu... menos ao sr. doutor que conta já com a provecta idade de... 23 anos! Uns dias antes de assumir funções como Toto Riina aqui do sítio, começou a fazer sangue. Colegas desalojadas do seu local de trabalho e brincadeiras (a brincar a brincar foi o macaco.. às compras com a mãe) acerca de horas extraordinárias não pagas que funcionariam como obrigação tácita. A coroação não trouxe augúrios de bonança: obrigatoriedade de "farda" com "poucos decotes", "saltos altos", "bem apresentadas", isto quando não vemos viva alma o dia todo. Não sou mais dona da minha hora de almoço, já que é ele "quem manda" e decide onde e a que horas devo almoçar. A sua graça passou a incorporar o Dr, não mais se chamando Fulano de tal, mas sim Dr Fulano de tal e, como tal, não pode atender telefones. Não faz parte das suas funções já que é "patrão". Desconheço-lhe sociedade na empresa e/ou cargo de gerência. Irrita-me solenemente e um dia destes mordo-lhe!
E agora que desabafei... de volta ao trabalho ;)
quinta-feira, maio 10
sábado, maio 5
quinta-feira, maio 3
Bravíssimo AC MILAN!!
Goste-se ou não, este AC Milan é uma equipa que não deixa ninguém indiferente... pelo registo nas provas europeias, pelo palmarés mas, sobretudo pela mística! Ironicamente, a par do Manchester United, a equipa de Cristiano Ronaldo que eliminou hoje na meia final da Liga dos Campeões, não encontro na Europa mais nenhuma outra equipa com uma identidade tão forte e durante tanto tempo! Mestres na estratégia, poderosos no pautar o ritmo durante os jogos, é invejável o valor que eles dão, sobretudo, à experiência e à cultura táctica! Tal como qualquer campeão, é uma equipa que sabe sofrer, às vezes até parece que gosta de sofrer durante 89 minutos mas... mas... aos 90 minutos, lança um contra-ataque mortífero, marca e passa! Uns chamam sorte, eu chamo a Arte da Guerra (de Sun Tsu) em todo o seu esplendor! Este é também um colectivo que junta a discplina militar/táctica exemplar de jogadores como Gattuso, Ambrosini ou Maldini com o perfume técnico de Kaka, Seedorf e Pirlo!
Mas é infindável a lista de jogadores preciosos que passaram por esta equipa (precisarei de relembrar dos 3 famosos holandeses??) e que sempre saíram agradecidos à hipnótica atmosfera que se vive no AC Milan durante tantos anos!
Por isto, por tudo isto e ainda muito mais, e exceptuando o meu Benfica, o AC Milan sempre foi o clube da minha eleição, da minha preferência em todas as competiçoes da UEFA! Qual Chelsea, qual Manchester United...
Que se vinguem do Liverpool, que ergam mais um troféu! São tantos os jogadores/guerreiros que o merecem!