segunda-feira, maio 21

Parabéns ao campeão!!

Antes de mais, os meus sinceros parabéns ao FCP. Apesar de tudo, aguentar a liderança do campeonato desde a 2ª jornada é sinal de resistência física e psicológico, merecendo, por isso, o título de campeão nacional.
Porém, e dada a pontuação final, eu devo dizer que qualquer um dos 3 grandes seria um justíssimo vencedor! De uma maneira geral, todos eles tiveram altos e baixos, variando apenas na regularidade e duração dos mesmos. Eu gostaria de relembrar a todos que, há poucas jornadas atrás, o Benfica parecia o mais forte, com grandes possibilidade de ser campeão.
Gostaria agora de analisar a prestação e o futuro dos 3 grandes.



FUTEBOL CLUBE DO PORTO

O início foi complicado e confuso; Jesualdo abriu uma guerra entre Boavista e FCP mas, aos 60 anos, ele não hesitou em assinar pelo Porto para ser campeão.
O FCP merece o título porque, sobretudo, foi mais consistente durante mais tempo; apesar de uma péssima 2ª volta, consegui sempre apresentar uma matriz de jogo muito regular, uma defesa segura e uma linha avançada que muito tem de agradecer a Adriano, o goleador que esteve com um pé fora do Dragão. Está mais que visto que, apenas com Hélder Postiga, o FCP não ia lá! Na defesa, Pepe foi intransponível e Bruno Alves uma surpresa e apenas o meio campo vacilou fisicamente durante o campeonato.
Quanto ao futuro, Jesualdo fica mas precisa de reforços, até porque ainda não se sabe muito bem quem saí! Pepe é apetecido por muitos, tal como Quaresma e Lucho mas, aposto eu, ninguém saí! Mas será necessário reforçar o meio campo e a linha avançada!
Uma última nota para algo que me parece muito importante: se Anderson não sofresse aquele lesão, tenho a certeza absoluta que o FCP seria campeão muito mais cedo! Será uma das futuras estrelas do futebol mundial!




SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

Este 2º lugar tem o cunho de Paulo Bento na maneira como conseguiu enquadrar a juventude com a maturidade e fazer daí uma equipa competitiva. Moutinho foi mais uma vez decisivo, apesar da óbvia quebra física, mas quem tem Liedson tem quase tudo! Paulo Bento percebeu de uma maneira muito clara uma das verdades do futebol:um bom ataque ganha um jogo mas uma boa defesa ganha campeonatos e este SCP mostrou-se muito certinho sobretudo na defesa e também a partir do momento em que Caneira fez companhia a um Polga em muito bom plano.
No meio campo, Miguel Veloso demorou a afirmar-se devido sobretudo à teimosia de Paulo Bento que insistia nessa nulidade chamada Custódio. Moutinho, Nani, Miguel Veloso e Romagnoli foram os trunfos certos na altura certa! Na frente, sempre Liedson e também sempre o mesmo problema, que terá de ser resolvido na próxima época: não havia nenhuma alternativa ou complementaridade válida para Liedson. Alecsandro e Bueno não são, definitivamente, jogadores de futebol, apesar dos esporádicos fogaços que apresentaram!
Por tudo isto, o SCP também merecia o título pelo bom futebol apresentado, por uma bombástica 2ª volta, pela aposta inteligente na formação e no lançamento de novos valores, apesar de Pereirinha ser, na minha modesta opinião, um flop
Para o futuro, a ser verdade a renovação contratual com Moutinho e Nani, este SCP apenas precisa de reforçar com qualidade o ataque. E parece que o dinheiro da entrada directa na CL pode ajudar bastante!



SPORT LISBOA BENFICA

Foi uma época muito complicada para a águia; as lesões condicionaram ao longo de todo o campeonato o trabalho de Fernando Santos! Ver-se privado de 2 jogadores fundamentais (Simão, Rui Costa e Luisão) e ter uma frente atacante e defensiva sem alternativas (apesar da muito agradável surpresa chamada David Luiz!) são sempre grandes dores de cabeça. Porém, houve jogadores que tudo deram, que batalharam, que colocaram paixão e entrega total em pro da equipa e, nesse aspecto, os nomes de Karagounis, Petit, Katsouranis (o melhore reforço dos 3 grandes, sem dúvida!!) e, nesta parte final, Rui Costa serão eternamente relembrados! Mas há um nome que se eleva: Miccoli! O pequeno italiano é um caso de amor profundo entre a massa associativa e é com enorme tristeza que os benfiquistas se despedem deste enorme jogador e a Liga Portuguesa fica bem mais fraca! Jogador rápido, imprevisível, de remate fácil e colocado e com grande visão de jogo! Há muito que o Benfica não tinha um atacante assim, há muito que o Benfica precisava de uma referências destas nos seu ataque. Ele vai embora mas ficará sempre connosco!
O futuro não é brilhante para a equipa da Luz: Luisão diz que quer ficar, mas será complicado manter Simão, Karagounis e Miccoli! Ou seja, alguns dos jogadores nucleares irão para outras bandas, e ou há um forte investimento no mercado (mas não há $$!) ou então promove-se à pressa jogadores das camadas jovens (o chinês para que tem pinta!). É sintomático o 1º reforço da época (tirando o Coentrão!) ser um defesa: é preciso, de facto, criar alternativas a Luisão ou a Nélson. A compra de mais um central ou deixar ficar o Fonte tem de ser uma realidade. É preciso também "despachar" alguns que lá andam e que , claramente, não estão à altura do nome do Benfica: Manu, Paulo Jorge, Beto e João Coimbra (já sei o que vão dizer mas é a minha opinião!!) terão de ser dispensados!
A manter-se Nuno Gomes, precisamos de 2 nomes fortes para a frente atacante alguém que, realmente, saiba marcar golos! E não me falem do Mantorras porque, de facto, o angolano não aguenta 90 minutos!!
E porque razão merecia o SLB o título de campeão? Porque, apesar de tudo, o esforço heróico de alguns foi poético, foi inspirador e porque o Benfica até nem foi tão irregular como isso! O descalabro aconteceu quando Luisão se lesionou e, surpreendentemente, a lesão de Simão não foi tão destrutiva como a do central...
Rui Costa fica mais uma época e eu digo: obrigado Maestro!


E pronto, the end is near and so I face the final curtain...

Foi, digamos, um campeonato entretido!

Powered by Blogger