quarta-feira, maio 16

O presente do passado!

Foi o Prof. José Pedro Teixeira Fernandes que teve a gentileza de me alertar para esta notícia que passou despercebida na nossa comunicação social...

Muçulmanos querem Península Ibérica «de volta»

"O apresentador de um programa infantil da televisão palestiniana, Al-aqsa, afirmou que a zona de Andaluz, actual Península Ibérica, e que foi outrora território dividido entre Portugal e Espanha, vai voltar um dia a estar sob o poder islâmico.
(...) Ao mencionar a zona de Andaluz, que foi um território conquistado e controlado politicamente por árabes e muçulmanos no século VIII até ter sido reconquistada pelos cristãos, o apresentador recorda que «esta querida terra vai voltar para nós um dia».
O apresentador acrescenta, ainda, que no mesmo período histórico, os cristãos nunca viram as suas igrejas e mosteiros «tão seguros». (...)"


A primeira questão que se coloca é porque razão esta notícia não teve o devido tratamento e importância jornalística que lhe é devida; não tenho quaisquer teorias sobre isso (para além da rotineira explicação da degradação do nosso meio jornalístico!), mas a verdade é que não é a primeira vez que é focada a relação entre o património islâmico (do passado e transposto para o futuro) na Península Ibérica por parte de alguns grupos extremistas islâmicos! Relembra-se que o próprio Bin Laden já aflorou essa questão, praticamente nos mesmos moldes, nas mesmas palavras!
É importante realçar a particularidade desta mensagem: estes responsáveis islâmicos já não se referem a uma Europa no abstracto, já não apresentam argumentos mais ou menos globais; em vez disso, é apresentada um espaço geográfico muito particular, a zona de Andaluz! As nossas preocupações em relação a esta temática adquire um impacto e significado muito próprio, muito próximo, perto de nós... e pior do que esconder esta actualidade é termos uma sociedade portuguesa perfeitamente analfabeta nestas questões (como se pode constatar nos comentários feitos à notícia!).

Powered by Blogger