sábado, julho 30

Prémio "Ridículo do Ano"!!!!

sexta-feira, julho 29

Gelo em Marte...

Uma fantástica foto tirada pela sonda Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA)...




These images, taken by the High Resolution Stereo Camera (HRSC) on board ESA?s Mars Express spacecraft, show a patch of water ice sitting on the floor of an unnamed crater near the Martian north pole.


Toda a notícia aqui!

terça-feira, julho 26

And... LIFT OFF...

Hoje é um GRANDE dia!!


Like 3-2-1, orbiter Discovery has successfully shed its Solid Rocket Boosters and External Tank, and shut down the main engines after reaching space.

segunda-feira, julho 25

Percursos...

Graças à generosidade de uns bons amigos (obrigado Susy e Ricky!) e sempre bem acompanhado, hoje, de manhã, andei por outros percursos...


Foto: Susana Oliveira


São os antigos caminhos de água bem escondidos no subsolo da cidade do Porto! Mais de 5kms de caminhos íngremes, desbravados no longínquo ano de 1597, nascentes que aparecem nos mais exôticos locais e, sobretudo, muita aventura...

Iniciou-se na Praça 9 de Abril (Jardim de Arca d'Água) e, como toupeiras, passamos pela rua de Serpa Pinto, Burgães, Boavista e terminou na Praça do Coronel Pacheco (nas traseiras da antiga FEUP)... uma manhã diferente e um programa a recomendar para todos os verdadeiros portuenses (e não só!).

Para mais informações, ler este artigo no Diário de Notícias!

domingo, julho 24

Presidenciais, parte II: Cavaco Silva e o beco sem saída...

E porque hoje apetece-me falar da corrida presidencial, alguns pensamentos soltos sobre Cavaco Silva...



Sobre o antigo PM já escrevi muitas coisas que, resumindo, reduzem-se ao seguinte: um excelente candidato, mas não para Belém! É a pessoa certa, mas para S. Bento! E tudo porque não tem perfil! Mas, caso os portugueses não olhem para o perfil, poderá ser o futuro PR porque tem obra feita e carisma...

Se o apoio do PSD é real e consensual, resta saber se este PP de José Ribeiro e Castro irá apoiar Cavaco; presumo que PP, PCP e BE irão todos alinhar pelo mesmo diapasão: apresentarão candidato próprio mas que, numa hipotética 2ª volta, irão apoiar cada uma das mais fortes figuras da sua ala política.

Mas Cavaco Silva já está, neste momento, num beco sem saída... é perfeitamente perceptível que Cavaco quer avançar para a corrida presidencial, espera apenas o timing perfeito (alguma quebra significativa nas sondagens para o PS?) para o anunciar! Mas Cavaco tem um sério problema caso o candidato do PS seja Mário Soares... por um lado, se Cavaco não avançar nesse cenário, a percepção reinante será que Cavaco tem medo de um combate eleitoral contra Mário Soares, um candidato mais adequado ao perfil de PR! Se Cavaco avançar e perder, o seu destino político está traçado: queimado como os fogos florestais de Verão! Nem mesmo um forte PM como ele foi aguenta 2 pesadas derrotas eleitorais pessoais para a esquerda!

De uma maneira ou de outra, e se a corrida for entre Cavaco e Soares, o vencedor terá uma vitória gloriosa! Para Cavaco Silva seria derrotar a mais forte e prestigiante figura da esquerda, bem mais apetecível do que Jorge Sampaio; para Soares, seria notável, com a sua idade, derrotar uma figura com o carisma e a força eleitoral de Cavaco Silva.

Soares é fixe?

cada vez mais sinais que indicam que o candidato do PS ao Palácio de Belém será Mário Soares...




A escolha aparenta ser pacífica entre as hostes socialistas! Mário Soares foi o fundador do Partido, é uma personalidade da História do Portugal contemporâneo e é uma referência política que dificilmente alguém iguala no presente. Foi sempre um Presidente da República com índices de popularidade muito elevados, demonstrando, por isso, uma enorme empatia entre o povo e Soares.

Dito isto, Soares seria sempre um fortísimo candidato: tem apoio, mística, experiência e perfil; sobretudo perfil! E é essa a enorme vantagem que terá quando comparado com Cavaco Silva, o mais que certo candidato do PSD (e de toda a direita?).

Porém, é absolutamente inequívoco que Soares é a opção de recurso do PS, o plano B... e isso pode ter custos!! E é uma opção de recurso porque Sócrates terá reparado para 2 pormenores (ou pormaiores):

1. os candidatos que Sócrates gostaria de ver nessa corrida ou não aceitaram por uma questão de agenda (Guterres) ou porque pura e simplesmente não querem concorrer (Vitorino);

2. à esquerda, começou a ser nítido que não haveria nenhum nome de peso para combater a aparente vitória absoluta de Cavaco Silva; Manuel Alegre só poderia ser anedota e mesmo os mais fortes, de acordo com todas as sondagens, perderiam para Cavaco (os mesmo referidos acima).

Para além destes 2 pontos, é preciso também referir o nome de Freitas do Amaral. O actual Ministro dos Negócios Estrangeiros (que até tem feito um bom trabalho nessa pasta!) foi sempre uma carta fora do baralho! Nunca seria um candidato que iria encantar a grande maioria do PS, nem tão pouco PCP ou BE! Nem iria tirar um qualquer voto à direita, sobretudo com Cavaco como candidato! A verdade é que a sua aparente viragem política à esquerda em questões relacionadas com a política externa choca com as suas ideias de direita no que diz respeito a questões caras à esquerda como, por exemplo, o aborto... por isso, Freitas deverá continuar no Palácio das Necessidades!

Mas, voltemos a Soares... será interessante ver, a partir de agora, o vox pop e o feedback que Soares irá receber... veremos até onde irá a vaga de fundo! Para já, Soares diz nim!

Soares sabe que tem um problema sem resolução: a sua idade! Será isso um motivo de desconfiança do povo para com Soares? Presumo que sim! É verdade que Mário Soares continua activo políticamente e apresenta um vigor absolutamente notável! Será que os amigos de Soares vão alegar que com a idade vem a sabedoria, fazendo esquecer que, mesmo no seu último mandato, Mário Soares já era senhor de uma bela idade? A verdade é que, se esquecessemos a idade de Soares, tudo o resto estaria lá!

É preciso apenas acrescentar mais um outro pormenor: se a disputa for entre Soares e Cavaco, trata-se da primeira vez que a direita apresenta um candidato tão forte e com uma probabilidade muito elevada de ser eleito... será Soares, velho e sábio, capaz de derrotar um candidato tão novo e enérgico?

E, subitamente, lembrei-me do Rui Costa... saíu da Selecção porque, alegaram uns, era já velho e tinha de dar lugar aos mais novos (Deco)... mas o nosso Rui não continua a deixar o seu perfume nos relvado desta Europa, mesmo estando, para uns, acabado para o futebol?

segunda-feira, julho 18

Louvores à RTP Memória

Às vezes, há pérolas no meio da programação televisiva... e, a pérola que deliciosamente devorei, chamou-se Conversas Vadias, um programa de diálogos entre convidados ilustres e aquele que foi um dos enormes pensadores de e sobre Portugal e o Mundo: o falecido Professor Agostinho da Silva...



Passa na RTP Memória às 2as feiras às 23:30h e em todos os programas é absolutamente admirável notar a sua clareza e simplicidade de pensamento e de comunicação que o mesmo possuía! Os olhos cativam e o seu aspecto rústico apenas engana quem o vê com desdém! Pergunto-me se não seriam estas as reposições para colocar não na RTP Memória, mas sim na RTP 1... porque tudo o que ele disse está na Memória, mas o ensinamentos reflectem-se todos no Futuro!

Alguns dos seus pensamentos:

"A coisa melhor do homem não é ser normal".

"O que se deve dizer duma pessoa é que tem determinadas características e não que tem defeitos e qualidades"

"Todas as pessoas são excepções e tudo devia ser excepção, mas a normalização obriga-nos a parecer-nos todos uns com os outros."

"Toda a pessoa que toma uma resolução, fecha as portas ao futuro".

"Quando não houver economia e todos tiverem tudo, podemos dedicar-nos à contemplação".



Sem demora, para comprar alguns dos seus (muito baratos!) livros!!

terça-feira, julho 12

Genial!!



segunda-feira, julho 11

Amazónias e privatizações...

Obrigado Pat!!

"Durante um debate numa universidade nos Estados Unidos o actual Ministro da Educação CRISTOVAM BUARQUE, foi questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazónia (ideia que surge com alguma insistência nalguns sectores da sociedade americana e que muito incomoda os brasileiros).

Um jovem americano fez a pergunta dizendo que esperava a resposta de um Humanista e não de um Brasileiro. Esta foi a resposta do Sr. Cristovam Buarque:

"De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazónia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse património, ele é nosso.




Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazónia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a humanidade.

Se a Amazónia, sob uma ética humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro...

O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazónia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extracção de petróleo e subir ou não o seu preço.

Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazónia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país. Queimar a Amazónia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.



Antes mesmo da Amazónia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França. Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo génio humano. Não se pode deixar esse património cultural, como o património natural Amazónico, seja manipulado e destruído pelo gosto de um proprietário ou de um país.

Não faz muito tempo, um milionário japonês, decidiu enterrar com ele, um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.

Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milénio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York, como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua história do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.




Se os EUA querem internacionalizar a Amazónia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos também todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maior do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.

Nos seus debates, os actuais candidatos à presidência dos EUA têm defendido a ideia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do Mundo tenha possibilidade de COMER e de ir à escola.

Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como património que merece cuidados do mundo inteiro. Ainda mais do que merece a Amazónia. Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo como um património da Humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar, que morram quando deveriam viver.

Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazónia seja nossa. Só nossa!"


sábado, julho 9

Começo a ficar preocupado...

já vi e ouvi 2 críticos de cinema diferentes dizerem que o filme War of the Worlds (Guerra dos Mundos) é formidável...



Juro que não percebo... fui ver o filme e tinha, à partida, algumas expectativas: é Spieldberg, a temática é apelativa e os efeitos especiais prometiam! Mas... tudo se resume a 120 minutos de pura e simples destruição, com o sempre inevitável drama familiar! Tudo gira à volta de Tom Cruise e se o objectivo era colocar Tom de novo na ribalta graças a uma magnífica performance, então há um equívoco, porque nem o próprio tem tempo para brilhar pois passa mais de metade do tempo a correr, a fugir e a gritar!

Os efeitos visuais são, diga-se, do melhor! Mas isso é tudo o que se espera de um filme de Spieldberg... tudo o resto falha: o drama familiar, o argumento, a questão alienígena e como os mesmo operam e são derrotados, rigorosamente tudo!

Quando é que Spieldberg volta a proporcionar-nos momentos destes? Oferece-se prémio a quem descobrir que filme é! :)


quarta-feira, julho 6

De outros mundos...



Um dos melhores filmes deste e de outros anos...

Dá pelo nome (pouco criativo) de Crash e é, sem dúvida, um dos grandes filmes de 2005, independentemente dos que vierem a seguir!



Num registo muito semelhante ao filme Magnólia, este filme de Paul Haggis é, porém, muito superior ao referido. Muito forte ao nível da mensagem principal (os fenómenos do preconceito racial nos EUA), Colisão vai muito mais longe e mostra-nos que a exploração entre raças apenas é comparável à exploração dentro da própria raça e tendo sempre vários fins: políticos, financeiros, amorosos...
É um retrato quiçá exagerado da realidade americana, mas consegue tocar fundo na ferida e é pontuado com vários momentos de enorme intensidade dramática.



Contando no elenco com várias estrelas de Hollywood (Sandra Bullock, Don Cheadle, Matt Dillon, Jennifer Esposito, William Fichtner...), é curioso verificar que talvez a mais cintilante de todas (Bullock) acaba por ter o papel mais apagado; todos os restantes poderiam ser uns justos nomeados para os Óscares de Hollywwod.

Para prestar muita atenção a 2 actores muito menores mas com desempenhos soberbos: Michael Pena (no filme, Daniel Ruiz) e Shaun Toub (Farhad)!

segunda-feira, julho 4

É um senhor...

Alberto João Jardim não quer chineses na Madeira

"Portugal já está sujeito à concorrência de países fora da Europa, os chineses estão a entrar por ai dentro, os indianos a entrar por ai dentro e os países de leste a fazer concorrência a Portugal... está-me a fazer sinal aí porque? Que estão chineses ai, é mesmo bom que eles vejam porque não os quero aqui", disse.




Acho bem... esses rapazes de olhos em bico ainda podiam fazer coisas estranhas... como, por exemplo... sei lá... abrir um off-shore!!


Será que a Deep Impact anda vai a tempo de mandar mais alguns explosivos pequenitos para um certo senhor?? Ai... senhores...

E (com) tudo o cometa levou...

Até ver, a missão Deep Impact da NASA/ESA foi um sucesso...

O principal objectivo desta missão seria atingir o cometa Tempel 1 com um explosivo de modo a que este cometa pudesse revelar (literalmente à força) o seu interior e permitir aos cientistas conhecer um pouco mais de que é feito o interior destes corpos que, segundo algumas teorias (as mais aceites pela comunidade científica), terão sido o veículo portador dos primeiros materias que permitiram o aparecimento de vida no nosso planeta...

Fiquemos com as primeiras imagens enquanto não chegam as primeiras conclusões...

Powered by Blogger