quarta-feira, julho 6

Um dos melhores filmes deste e de outros anos...

Dá pelo nome (pouco criativo) de Crash e é, sem dúvida, um dos grandes filmes de 2005, independentemente dos que vierem a seguir!



Num registo muito semelhante ao filme Magnólia, este filme de Paul Haggis é, porém, muito superior ao referido. Muito forte ao nível da mensagem principal (os fenómenos do preconceito racial nos EUA), Colisão vai muito mais longe e mostra-nos que a exploração entre raças apenas é comparável à exploração dentro da própria raça e tendo sempre vários fins: políticos, financeiros, amorosos...
É um retrato quiçá exagerado da realidade americana, mas consegue tocar fundo na ferida e é pontuado com vários momentos de enorme intensidade dramática.



Contando no elenco com várias estrelas de Hollywood (Sandra Bullock, Don Cheadle, Matt Dillon, Jennifer Esposito, William Fichtner...), é curioso verificar que talvez a mais cintilante de todas (Bullock) acaba por ter o papel mais apagado; todos os restantes poderiam ser uns justos nomeados para os Óscares de Hollywwod.

Para prestar muita atenção a 2 actores muito menores mas com desempenhos soberbos: Michael Pena (no filme, Daniel Ruiz) e Shaun Toub (Farhad)!

Powered by Blogger