domingo, julho 24

Soares é fixe?

cada vez mais sinais que indicam que o candidato do PS ao Palácio de Belém será Mário Soares...




A escolha aparenta ser pacífica entre as hostes socialistas! Mário Soares foi o fundador do Partido, é uma personalidade da História do Portugal contemporâneo e é uma referência política que dificilmente alguém iguala no presente. Foi sempre um Presidente da República com índices de popularidade muito elevados, demonstrando, por isso, uma enorme empatia entre o povo e Soares.

Dito isto, Soares seria sempre um fortísimo candidato: tem apoio, mística, experiência e perfil; sobretudo perfil! E é essa a enorme vantagem que terá quando comparado com Cavaco Silva, o mais que certo candidato do PSD (e de toda a direita?).

Porém, é absolutamente inequívoco que Soares é a opção de recurso do PS, o plano B... e isso pode ter custos!! E é uma opção de recurso porque Sócrates terá reparado para 2 pormenores (ou pormaiores):

1. os candidatos que Sócrates gostaria de ver nessa corrida ou não aceitaram por uma questão de agenda (Guterres) ou porque pura e simplesmente não querem concorrer (Vitorino);

2. à esquerda, começou a ser nítido que não haveria nenhum nome de peso para combater a aparente vitória absoluta de Cavaco Silva; Manuel Alegre só poderia ser anedota e mesmo os mais fortes, de acordo com todas as sondagens, perderiam para Cavaco (os mesmo referidos acima).

Para além destes 2 pontos, é preciso também referir o nome de Freitas do Amaral. O actual Ministro dos Negócios Estrangeiros (que até tem feito um bom trabalho nessa pasta!) foi sempre uma carta fora do baralho! Nunca seria um candidato que iria encantar a grande maioria do PS, nem tão pouco PCP ou BE! Nem iria tirar um qualquer voto à direita, sobretudo com Cavaco como candidato! A verdade é que a sua aparente viragem política à esquerda em questões relacionadas com a política externa choca com as suas ideias de direita no que diz respeito a questões caras à esquerda como, por exemplo, o aborto... por isso, Freitas deverá continuar no Palácio das Necessidades!

Mas, voltemos a Soares... será interessante ver, a partir de agora, o vox pop e o feedback que Soares irá receber... veremos até onde irá a vaga de fundo! Para já, Soares diz nim!

Soares sabe que tem um problema sem resolução: a sua idade! Será isso um motivo de desconfiança do povo para com Soares? Presumo que sim! É verdade que Mário Soares continua activo políticamente e apresenta um vigor absolutamente notável! Será que os amigos de Soares vão alegar que com a idade vem a sabedoria, fazendo esquecer que, mesmo no seu último mandato, Mário Soares já era senhor de uma bela idade? A verdade é que, se esquecessemos a idade de Soares, tudo o resto estaria lá!

É preciso apenas acrescentar mais um outro pormenor: se a disputa for entre Soares e Cavaco, trata-se da primeira vez que a direita apresenta um candidato tão forte e com uma probabilidade muito elevada de ser eleito... será Soares, velho e sábio, capaz de derrotar um candidato tão novo e enérgico?

E, subitamente, lembrei-me do Rui Costa... saíu da Selecção porque, alegaram uns, era já velho e tinha de dar lugar aos mais novos (Deco)... mas o nosso Rui não continua a deixar o seu perfume nos relvado desta Europa, mesmo estando, para uns, acabado para o futebol?

Powered by Blogger