domingo, julho 24

Presidenciais, parte II: Cavaco Silva e o beco sem saída...

E porque hoje apetece-me falar da corrida presidencial, alguns pensamentos soltos sobre Cavaco Silva...



Sobre o antigo PM já escrevi muitas coisas que, resumindo, reduzem-se ao seguinte: um excelente candidato, mas não para Belém! É a pessoa certa, mas para S. Bento! E tudo porque não tem perfil! Mas, caso os portugueses não olhem para o perfil, poderá ser o futuro PR porque tem obra feita e carisma...

Se o apoio do PSD é real e consensual, resta saber se este PP de José Ribeiro e Castro irá apoiar Cavaco; presumo que PP, PCP e BE irão todos alinhar pelo mesmo diapasão: apresentarão candidato próprio mas que, numa hipotética 2ª volta, irão apoiar cada uma das mais fortes figuras da sua ala política.

Mas Cavaco Silva já está, neste momento, num beco sem saída... é perfeitamente perceptível que Cavaco quer avançar para a corrida presidencial, espera apenas o timing perfeito (alguma quebra significativa nas sondagens para o PS?) para o anunciar! Mas Cavaco tem um sério problema caso o candidato do PS seja Mário Soares... por um lado, se Cavaco não avançar nesse cenário, a percepção reinante será que Cavaco tem medo de um combate eleitoral contra Mário Soares, um candidato mais adequado ao perfil de PR! Se Cavaco avançar e perder, o seu destino político está traçado: queimado como os fogos florestais de Verão! Nem mesmo um forte PM como ele foi aguenta 2 pesadas derrotas eleitorais pessoais para a esquerda!

De uma maneira ou de outra, e se a corrida for entre Cavaco e Soares, o vencedor terá uma vitória gloriosa! Para Cavaco Silva seria derrotar a mais forte e prestigiante figura da esquerda, bem mais apetecível do que Jorge Sampaio; para Soares, seria notável, com a sua idade, derrotar uma figura com o carisma e a força eleitoral de Cavaco Silva.

Powered by Blogger