sábado, outubro 30

E pelos caminhos do Tio Sam...

Faltam poucos dias para as eleições presidenciais na maior potência mundial; por essa razão, as eleições nos EUA assumem uma importância planetária, porque, de facto, o líder desse povo pode influenciar directamente a economia e o destino de outras nações!

Algumas palavras sobre os candidatos e o meu palpite...

George W. Bush



Bush júnior é, provavelmente, o mais contestado líder americano fora do seu país e razoavelmente contestado dentro de portas. Numa sondagem recente feita pela Universidade de Maryland, soube-se que a má imagem dos EUA no Mundo deve-se à acção deste cowboy do Texas, filho de um antigo Presidente americano e com fortes ligações ao mundo do petróleo saudita. O seu passado não tem nada de exemplar e não fosse o facto de vir de uma das mais poderosas famílias americanas e seria mais um desempregado no seu país.
Bush chegou à presidência através de um complicado e muito polémico processo eleitoral registado na Flórida (governado por um seu irmão, Jeb Bush) onde terá ganho apenas por uma margem de 500 votos.
Durante a sua presidência, foi óbvia a influência dos mais poderosos lobbies que sempre o acompanharam (relembre-se que Dick Chenney, o Vice-Presidente, também vem do mundo do petróleo) e, após o 11 de Setembro de 2001, passou a considerar como o seu objectivo principal a luta contra o terrorismo, personificado em Bin Laden primeiro e, mais tarde, em Saddam Hussein. Um ainda anda a "laurear a pevide", o outro está em parte incerta e envolvido num julgamento fantoche porque já toda a gente sabe o desfecho final do mesmo!
A principal arma de Bush para estas eleições é o facto de ser uma pessoa que consegue gerir muito bem as baixas expectativas que recaem sobre ele; de facto, foi assim que ganhou a Al Gore! Consegue surpreender quando todos o julgam demasiado frágil e, a verdade, é que ele é mesmo uma pessoa com reduzidas capacidades de liderança e com um raciocínio muito pouco lúcido; vale-se de uma equipa que o controla e o protege de uma maneira extremamente eficaz, ou não fosse essa a marca do Partido Republicano.


John Kerry



De todos os candidatos às primárias do seu partido era, quiçá, um dos que tinha o menor carisma. John Kerry tem um passado militar que fala por si e que usa abundantemente para se demarcar do seu oponente. Casado com uma das mulheres mais poderosas do mundo dos negócios (Teresa Heinz - uma "portuguesa" que já fez questão de dizer publicamente que nada sente pelo nosso país!!), Kerry tem feito uma campanha condizente com a sua personalidade: um bocado apagada (falta claramente muita chama), apoiando-se muito em clichés e muito conformada! Gabe-se a escolha de Edwards para Vice-Presidente, uma maneira de tentar ganhar votos noutros eleitorados mais sulistas e mais jovens.
Kerry tem um grave problema de imagem e está muito longe de ter o charme de Clinton, o seu antecessor no partido. O seu discurso muito politicamente correcto pode-lhe valer alguns votos, mas nunca votos decisivos. Aliado a isto, Kerry não pode contar com a ajuda sempre mediática da sua esposa, uma vez que Teresa Kerry é uma pessoa extremamente polémica na maneira como aborda as questões políticas.

Prognósticos

Bush vai vencer e, possivelmente, com maior facilidade do que se poderia esperar; se, porventura, a Al-Qaeda decidir cometer alguma gracinha , tal irá beneficiar ainda mais o candidato republicano, pois os americanos irão sempre previligiar alguém que já está no poder e que, de uma maneira brutal, deu provas que não hesitará em entrar em guerra contra o que quer que seja!
Kerry cometeu alguns erros básicos: fez demasiadas críticas ad hominen, centrou muito o debate na questão da guerra do Iraque, argumento que se esgotou muito rapidamente! Além disso, a maneira desastrosa como atacou a vida familiar de Dick Chenney (em especial a preferência sexual da sua filha), foi um autêntico tiro no pé! Não tenho quaisquer dúvidas que Kerry daria um bom Presidente mas, para já, está a provar ser um péssimo candidato a Presidente!

Bush vai vencer porque é um mal menor e porque Kerry não soube encostá-lo à parede em questões fundamentais como, por exemplo, a Medicare, uma espécie de Segurança Social dos EUA, em que Bush pouco ou mesmo nada fez e que continua pelas ruas da amargura! E Kerry também não soube explorar a questão do desemprego e a economia que Bush eficazmente destruíu em tão pouco tempo e que Clinton extraordinariamente construíu em 2 mandatos!

Bush também vai vencer por uma outra razão: numa terra em que quem tem dinheiro tem tudo, a carteira republicana é (sempre foi!) bem mais pesada do que a carteira democrata! E nem mesmo um inspiradíssimo Michael Moore consegue dar a volta a essa questão..

Uma nota final para a abstenção: irá ser mais baixa do que em anos anteriores, assim se espera! O povo americano deve ter percebido o quão importante são estas eleições e certamente que, desta vez, não vão entregar o destino da sua nação e do Mundo a apenas 25% da sua população! Assim se espera... assim se espera...

Pelos caminhos de Portugal...

Foi mais ou menos uma semana... no interior norte transmontano...



A Câmara Municipal de Chaves teve a brilhante ideia de levar o Universo às escolas primárias do meio rural do concelho; um gesto bonito e que deve engrandecer as pessoas que pensaram em tal acto!
Ser professor e aluno nesses meios é algo de muito complicado; muitos dos alunos, à hora da entrada na escola, já tiveram um autêntico dia de trabalho nas suas aldeias, a tratar dos animais e outras actividades do género! Chegam cansadas, mas têm sempre vontade de aprender, apesar do cansaço já evidente...
E ser professor e aluno naquela zona particular do país é duro, muito duro! Chaves está esquecido no interior norte do nosso país; não tem bons acessos rodoviários (para quando a conclusão do IP3?? E pensar que a Espanha, 10kms acima, tem uma auto-estrada!!) e foi-lhes retirado, há perto de 10 anos atrás, a linha ferroviária! Por isso, conhecer a realidade de Chaves e, sobretudo, a realidade de Chaves rural, é recuar no tempo...
Mas as gentes de Chaves são honestas, trabalhadoras e generosas; combatem a infelicidade do tempo meteorológico e a estupidez dos governantes que se esquecem da sua existência com o calor humano e a simpatia do olhar!

É claro que nem tudo foram rosas! Ao trabalhar com professores, tive o desprazer de constatar a falta de solidariedade entre os mesmos; sendo este um projecto para levar a Astronomia às escolas rurais de Chaves, o professorado urbano tentou mover montanhas para estarem na linha da frente e participar à força no mesmo! Afirmaram que não são menos do que os outros, mas nós sabemos o quão isso é mentira...

E se os professores são assim, como esperam conduzir e formar cidadãos válidos para este nosso país que tanto precisa de novos certificados de validade?

sábado, outubro 23

Out of office...

Irei estar aqui




na próxima semana!! Quem adivinha onde é? Pista 1: Trás-os-Montes; Pista 2: perto de Espanha; Pista 3: no Norte!!

Vou levar o Universo a meninos e meninas e voltar a ver o brilhozinho nos olhos deles!

Voltarei na outra semana!!

Visões do Paraíso...

E se o hall de entrada dos Ceús fosse...


Parque da Cidade, Porto

assim? Espero que seja assim...


terça-feira, outubro 19

E passo a citar...

O jornal O Jogo, na sua edição de hoje, traz um comentário assinado por Ricardo Lemos e que transmite muito bem muito daquilo que todo e qualquer benfiquista sentiu anteontem! Sabe-se de que clube é este jornal porta-voz, pelo que torna-se mais imperativo conhecer este comentário! Não se sabe se este senhor amanhã ainda terá emprego, mas vamos colocar aqui o tal comentário!

Manual de desculpas de um árbitro

Há dias em que nada corre bem: o passe mal endereçado que culmina num golo magnífico; a grande oportunidade de golo desperdiçada "só" porque alguém agarra o ponta-de-lança; o golo que não vale porque o árbitro e um dos assistentes conseguem não ver aquilo que todos viram. São dias, pois, de muito azar. Apenas e só isso, claro está, porque, afinal, o árbitro é humano, erra como todos os outros intervenientes, não podia ver a bola passar a linha de golo porque estava com suor a escorrer pela testa ou, até, porque estava demasiado preocupado em ajeitar a farpela para aparecer bonito na fotografia - qualquer destas possibilidades pode agora ser argumentada pelos defensores de uma classe que é sempre muito corporativa na hora de esconder os erros. A verdade é que Olegário Benquerença e Luís Tavares conseguiram desvirtuar completamente o resultado de uma partida de futebol e não acredito que o juiz tenha tido ontem um dia de aniversário particularmente feliz, ainda que, certamente, tenha recebido inúmeros votos de parabéns - pelo aniversário, é claro.

Não discuto - não tive o prazer de frequentar um curso, especialmente aqueles dedicados à "elite" - as aptidões dos árbitros, mas posso comparar critérios. E a verdade é que Olegário Benquerença não tem, pura e simplesmente, qualquer critério de avaliação quando se trata de julgar lances passíveis de grande penalidade. Este ano, assinalou um penálti contra o Sporting depois de uma queda no mínimo duvidosa do setubalense Meyong, em lance disputado com Hugo, e já na época passada tinha visto o sportinguista Ricardo tocar em Alenitchev, quando todos foram unânimes em dar nota máxima ao russo pela sua queda artística. Perante este histórico de apontar para o castigo máximo mesmo sem haver falta, fica a pergunta: o que acontece quando há infracção, como anteontem, no lance entre Seitaridis e Karadas? Nada. Não poderia ter visto, certamente, mas também quem é que pede isso a um árbitro? Afinal, errar é humano, o céu azul, a água molhada, blá, blá, blá... Os dirigentes da arbitragem terão a resposta arquivada na secção de desculpas.


Facto
Baía à Selecção

Luiz Felipe Scolari deveria - e rapidamente - voltar atrás nos seus princípios e convocar Vítor Baía para a Selecção Nacional. É que os "frangos" que o guarda-redes do FC Porto dá não contam (nem dão golos...) e as suas exibições são sempre descritas como seguras, perfeitas e intocáveis, sendo até elogiado - imagine-se - porque consegue emendar erros sem que os árbitros vejam. Não seria mais fácil dizer, simplesmente, que errou?


A frase

"O árbitro tirou-nos um golo e não assinalou duas grandes penalidades a nosso favor. Que mais posso dizer? Tirou-nos três pontos"

Questões CDUPianas ou "quem se lixa é o mexilhão"...

Um dos pólos (Via Panorâmica/Ponte da Arrábida) do Centro Desportivo Universitário do Porto vai encerrar!





Pólo da Via Panorâmica/Arrábida do CDUP
Esta decisão está contextualizada num conflito aberto entre a Direcção do CDUP e a Reitoria da Universidade do Porto...

Este pólo dispõe de um recinto polidesportivo com dois pavilhões cobertos, um campo relvado para a prática de futebol e rugby, uma pista de atletismo em tartan, dois campos de ténis e um recinto polidesportivo ao ar livre para futsal...

No meio de tanta guerra, apetece perguntar qual é a culpa dos estudantes no meio disto tudo? No acto de pagamento das propinas (e são milhares aqueles que o fazem por estes dias!!), é importante lembrar que os alunos têm o direito legítimo de usufruir de um espaço que foi criado e pensado para eles e para os funcionários da Universidade do Porto!

Era apenas uma nota... tenho a certeza que tudo irá ser resolvido em breve!! Ou não...

segunda-feira, outubro 18

A imagem do Clássico!

Quem viu o jogo sabe porque razão eles se riram no final... é que os 2 tiraram uma bola de dentro da baliza!!

sábado, outubro 16

Sugestão machista!

Sobretudo para os homens... o video Call on Me, de Eric Prydz!!

Façam o download aqui, vejam e depois digam-me qualquer coisa...;) Um novo estímulo para fazer ginástica...

Cenas de um Portugal profundo...

O jornal A Capital avança com notícia de que o corpo da pequena Joana foi esquartejado e servido como refeição para animais (cães e porcos)...




Citando fontes policiais, foram encontrados vestígios do corpo numa pocilga.
A ser verdade esta notícia (e a PJ pode confirmá-la a qualquer momento), trata-se de algo que tem tanto de chocante como de esperado; chocante, obviamente, pela forma como foi conduzido a morte e o tratamento do corpo da menina; esperado, porque este é um acto que, certamente, não será virgem no nosso país, no passado, no presente e, se calhar no futuro! Por detrás do Portugal dos professores desempregados, das pressões sobre os meios de comunicação social, dos défices, das taxas de juro, das gasolinas, há um Portugal profundo que não quer saber nada disto... há um Portugal de pessoas com baixíssima cultura, analfabetas em tantas coisas e que é perfeitamente capaz de fazer actos horrorosos como este!
O aparecimento de mais meios de comunicação social (nomeadamente as televisões), apenas veio dar maior visibilidade a esse Portugal! E esse é um Portugal que não se sabe como combater...

sexta-feira, outubro 15

Os Antigos Céus...

O State Museum of Prehistory Halle, em colaboração com o National Museum of Denmark, de Copenhaga, mostra-nos algo de extraordinário...




Estamos perante O Disco do Céu de Nebra, (Saxony-Anhalt), descoberto em 1999 e trata-se de uma das maiores descobertas arquelógicas do século passado!

Este pedaço de bronze com aplicações de ouro é a mais antiga representação do Universo encontrada até hoje (na zona central da actual Alemanha) e tem mais de 3600 anos (Idade do Bronze)!! Verdadeiramente extraordinário!!

Obrigado ao meu amigo Ricardo Reis pela dica!!

quarta-feira, outubro 13

Eis o famoso busílis...

Elogios mútuos entre Santana e Jardim

Jardim aconselha Santana a enfrentar Sampaio

Santana cortou relações com jornal devido a editorial

"Há momentos em que o Presidente da República tem que saber estar calado" (Jorge Sampaio)

Sete Instituições de Investigação sem dinheiro no Orçamento de 2005

Nova contratação de professores a partir de amanhã

Perto de 20 mil professores no desemprego

Portugal viola regras do despedimento colectivo

Finalmente!! Compreendi o verdadeiro BUSÍLIS da nossa existência lusa!!! A verdade é que nós, os lusitanos sobreviventes destes tempos conturbados, temos de nos habituar a ver o nosso país não como uma nação, não como o famoso jardim à beira mar plantado, não como um local em que a luta e o trabalho honrado e reconhecido leva à prosperidade...

A verdade...

... é que o nosso país mais não é do que uma gigantesca QUINTA DAS CELEBRIDADES: as (supostas) celebridades são quem nos governa... nós não passamos de meros bichos que, de vez em quando, recebemos um palmadinha nas costas ou uma carícia de solidariedade (isto quando não nos tratam mal)!! Produzimos para outros gastarem, esbanjarem... para outros brincarem... para outros nos gozarem...

E por aqui vamos rindo, chorando, vivendo, como se nada fosse possível mudar...


o tuga contemporâneo??



Radical? Não... um desabafo...apliquem o princípio do contraditório nos comentários!!

A esperança? É que alguns de nós já leram O Triunfo dos Porcos, de George Orwell e aprendemos algumas coisas... xxxiiiiiiuuuuuu... não falem alto... hoje e aqui, mais do que nunca, as paredes têm ouvidos!!


A ler OBRIGATORIAMENTE (Parte II)...

A 2 de Outubro de 1987, em Moscovo, reuniu-se um conjunto de cientistas de todo o mundo ligados à exploração espacial; Carl Sagan, Roald Sagdeev (da Academia de Ciências da URSS), de Jager (Presidente da COSPAR - organismo ligado à ONU que zela pela utilização pacífica do Espaço) eram alguns de muitos participantes; o motivo: celebrar o 30º aniversário do lançamento do satélite Sputnik - o primeiro satélite artifical do Homem, que voou para o espaço a 4 de Outubro de 1957!

Sputnik


Como costuma ser hábito, em tal encontro foram proferidas algumas palavras sobre o passado evento por alguns dos mais reputados cientistas presentes na celebração; mas, sobretudo, falou-se do futuro! O futuro da exploração humana do espaço mas também o futuro do nosso próprio planeta; viviam-se os últimos tempos da Guerra Fria (e pode-se perceber isso nos discursos menos "patrióticos" de alguns cientistas soviéticos!), mas o medo de um conflito nuclear mundial era uma realidade perfeitamente concretizável para muitos!
Trata-se, portanto, de um documento de uma riqueza científica e política ímpar!

Para ler aqui! (procurar no Title Words por Space Future Forum; depois, logo no primeiro resultado, clicar na letra F com o botão do lado direito do rato e fazer Save as.../Guardar como...).

segunda-feira, outubro 11

Morreu um Super-Homem!

Christopher Reeve, conhecido em todo o mundo como o actor que interpretou o papel de Super-Homem nas telas de cinema, faleceu ontem aos 52 anos, vítima de uma paragem cardíaca.


Há 9 anos atrás, Reeve sofreu uma queda de um cavalo que o tornou tetrapelégico desde então; a partir dessa altura, o actor encarnou em si o verdadeiro papel de Super-Homem, tal não era a sua força, coragem e vontade em recuperar rapidamente, nunca desistindo face a qualquer contrariedade...

Paz à sua alma!

Invictas imponências...


Igreja da Lapa e Rua do Paraíso, Porto

domingo, outubro 10

A ler OBRIGATORIAMENTE...

o magnífico texto What Is Life - and How Do We Search for It in Other Worlds ? de Chris P. McKay, um dos mais proeminentes cientistas da actualidade no campo da exobiologia, aqui, no site do Spaceref.com; um extraordinário exemplo sobre como deve ser escrito um artigo relativamente científico mas pensado para o público menos conhecedor da área!

quinta-feira, outubro 7

Para fugir deste mundo...

Entremos noutro...



Nebulosa da Lagoa

Um dos belos quadros que o Telescópio Espacial Hubble ofereceu à Humanidade...

Pereira & Marcelo

Pereira

José Pacheco Pereira (JPP), no seu Abrupto, diz-nos o seguinte em relação à referência que Sócrates fez de Kennedy: (...) Dizer que Kennedy é da "esquerda americana" é no mínimo bizarro. Kennedy, o amigo da Mafia, o invasor da Baía dos Porcos, o "eu sou berlinense", encaixa mal na classificação, se a levarmos a sério. Já Lyndon Johnson, por estranho que pareça, encaixa melhor.

JPP até pode ter razão (afinal, nunca se saberá quem verdadeiramente comanda os EUA, se o seu Presidente ou alguns poderes ocultos); até pode ser uma crítica inteligente! Mas o que JPP se esqueceu de dizer é que foi o próprio Kennedy quem conseguiu fazer uma façanha que poucos políticos no Mundo e na História da Humanidade atingiram: a recuperação da fé, da força e do orgulho de um povo! De facto, os EUA antes de Kennedy viviam tempos de alguma instabilidade económica, desemprego e uma total descrença nas suas capacidades enquanto nação. Hoje, Portugal tem, mais até do que uma crise económica, uma falta de identidade, um povo que não se revê em si próprio e que não sonha para si nada mais do que sobreviver até à próxima estação do ano! Kennedy fez sonhar os americanos, levou-os literalmente à Lua (um sonho de Kennedy que o mesmo não chegou a ver realizado!) e restaurou a sede de ambição e de força dos EUA!

Se Sócrates apenas conseguir isso (o que já é algo de enorme!), será eternamente relembrado; mas vivemos no país dos ses...




Ainda Marcelo

Carl Sagan, no seu extraordinário livro Um Mundo Infestado de Demónios, conta-nos, a propósito da realidade americana, mas que em tudo se pode aplicar à nossa própria: A consciência do valor da liberdade de expressão e das outras liberdades consignadas na Declaração de Direitos, do que acontece quando não as temos, e de como as devemos exercer e proteger, deveria consituir um pré-requisito essencial para se ser cidadão americano - ou, em boa verdade, um cidadão de qualquer país, e tanto mais quanto menos protegidos estiverem esses direitos. Se não formos capazes de pensar por nós próprios, se não estivermos dispostos a questionar a autoridade, ficamos nas mãos dos que detêm o poder. Mas se os cidadãos tiverem um bom nível educacional e souberem formar as suas próprias opiniões, os detentores do poder trabalham para nós.
Em todos os países devíamos ensinar às crianças o métodp científico e o interesse de uma Declaração de Direitos- Isto trará alguma decência, alguma humildade e algum espírito comunitário. No mundo infestado de demónios em que vivemos pelo facto de sermos humanos, isto pode ser tudo o que nos separa da escuridão envolvente.


Palavras para quê?



Tiro ao alvo!

O de baixo já foi...



Segue-se este...



Pondera-se a hipótese do Estado Português comprar o blogger.com com o objectivo de fazer desaparecer o Abrupto... a operação financeira será suportada pelo dinheiro poupado pelo Estado nos benefícios fiscais dos Planos Poupança de tudo e mais alguma coisa!

Afinal, esta semana o Santana (e amigos!) ainda teve de trabalhar alguma coisinha... e diziam que ele não fazia nada!! tsc...tsc...

sábado, outubro 2

O último Adeus...

A perda de uma grande alma...


Fialho Gouveia (1935 - 2004)

rosas vermelhas, sorrisos e lembranças neste último Adeus...

Ironias...

O cenário:


estátua de D. Afonso Henriques à frente

do Castelo de Guimarães

os intervenientes: turistas britânicos que me pediram para tirar uma foto à frente da dita estátua!

a ironia: na altura do habitual e sempre simpático agradecimento, saí a palavra GRACIAS!!

Ai se o homem da estátua estivesse vivo e por aqueles lados naquele momento...


sexta-feira, outubro 1

Panoramas...

Rua de Cedofeita, Porto

Powered by Blogger