quarta-feira, outubro 13

A ler OBRIGATORIAMENTE (Parte II)...

A 2 de Outubro de 1987, em Moscovo, reuniu-se um conjunto de cientistas de todo o mundo ligados à exploração espacial; Carl Sagan, Roald Sagdeev (da Academia de Ciências da URSS), de Jager (Presidente da COSPAR - organismo ligado à ONU que zela pela utilização pacífica do Espaço) eram alguns de muitos participantes; o motivo: celebrar o 30º aniversário do lançamento do satélite Sputnik - o primeiro satélite artifical do Homem, que voou para o espaço a 4 de Outubro de 1957!

Sputnik


Como costuma ser hábito, em tal encontro foram proferidas algumas palavras sobre o passado evento por alguns dos mais reputados cientistas presentes na celebração; mas, sobretudo, falou-se do futuro! O futuro da exploração humana do espaço mas também o futuro do nosso próprio planeta; viviam-se os últimos tempos da Guerra Fria (e pode-se perceber isso nos discursos menos "patrióticos" de alguns cientistas soviéticos!), mas o medo de um conflito nuclear mundial era uma realidade perfeitamente concretizável para muitos!
Trata-se, portanto, de um documento de uma riqueza científica e política ímpar!

Para ler aqui! (procurar no Title Words por Space Future Forum; depois, logo no primeiro resultado, clicar na letra F com o botão do lado direito do rato e fazer Save as.../Guardar como...).

Powered by Blogger