domingo, agosto 29

Ingerências!

A França vive, hoje, um clima de terror por aquilo que pode ainda vir a acontecer a dois dos seus jornalistas que foram sequestrados e ameaçados de execução no Iraque.
Este acto não está relacionado com a guerra no Iraque; de facto, tudo isto está acontecer por culpa exclusiva de Paris e seus decisores e políticos.




Convém relembrar que, na questão iraquiana, Paris sempre se opôs à intervenção americana e britânica; e até tinha razões válidas de ordem interna para suportar tal decisão: há uma enorme minoria muçulmana a viver em França proveniente das suas antigas colónias do norte de África e, caso a França apoiasse a intervenção militar, poderia haver fortes distúrbios civis. Portanto, a atitude francesa era claramente compreensível!

Mas, para espanto de muita gente, a França decidiu dar um autêntico tiro no pé no que diz respeito aos direitos e liberdades dessa mesma camada da população quando aprovou, com enorme polémica, uma lei que proíbe as mulheres muçulmanas de usarem o já famoso véu, uma tradição secular do seu povo e dessa religião! Para além de ser claramente uma restrição à liberdade de expressão (e os franceses frequentemente definem-se como os heróis da liberdade!), os políticos franceses colocaram-se numa perigosa encruzilhada ao misturar política com religião! Erro grave!

Agora, os raptores destes jornalistas franceses, dizem que estes não serão executados se e apenas se a França revogar esta lei; como já afirmei, a França errou nesta questão! E como quem não sente não é filho de boa gente, esta acção terrorista era mais ou menos previsível.

Mas uma outra questão levanta-se: até que ponto é que será legítimo e perigoso depender toda uma política e todo um destino de uma nação das acções de um grupo terrorista? É que se a França ceder (o que eu não acredito que aconteça!), teremos, pela segunda vez num curto espaço de tempo e no espaço europeu, uma claríssima ingerência de grupos terroristas nas políticas de um povo! Aconteceu na Espanha com a queda de Aznar e poderá também acontecer agora em Paris...

Vivemos, por isso, em tempos conturbados em que, de um momento para o outro, todo um quadro político interno pode ser alterado devido à interevenção directa de grupos extremistas externos a esses mesmo países; a própria ciência política é obrigada a dar passos muito largos nos próximos tempos!


As modernas agressões entre potências...

Tony Blair lesionou o seu homólogo italiano, Sílvio Berlusconi, durante um jogo de futebol...


Hey, Tony... next time you'll be in my team! I'll make you a proposal you can't refuse...


José Barroso (ou Barosso, ou Baaroso, ou Barrosso!) reuniu-se de imediato com o conselho de Disciplina da UEFA para discutir quantos jogos de suspensão terá o britânico...


quinta-feira, agosto 26

Acho bem...

O Governo de Santana Lopes quer trocar 50 carros (totalmente novos) que herdou do já muito antigo governo de Durão Barroso...

Eu acho bem; toda a gente sabe que, a partir da perigosa marca dos 5000 kms, automóveis daquela classe começam a ficar completamente obsoletos: parece que o leitor de DVD deixa de funcionar e a TV apenas sintoniza uma vez por semana e sempre no mesmo canal - por volta das 21h de domingo e na TVI!!

Não há ministro que aguente tal desconforto... não há condições, não há condições!

Quem se mete na toca do lobo...

Algúem enviou-me este interessante texto; achei por bem partilhá-lo com todos vós...

De homossexualidade & preconceitos (sob o nome de Deus como álibi!)!

Recentemente, uma célebre animadora de rádio dos EUA afirmou que a
homossexualidade era uma perversão: «É o que diz a Bíblia no livro do
Levítico, capítulo 18, versículo 22: "Tu nâo te deitarás com um homem como
te deitarias com uma mulher: seria uma abominação". A Bíblia refere assim a
questão. Ponto final», afirmou ela. Alguns dias mais tarde, um ouvinte
dirigiu-lhe uma carta aberta que dizia:

"Obrigado por colocar tanto fervor na educação das pessoas pela Lei de Deus.
Aprendo muito ouvindo o seu programa e procuro que as pessoas à minha volta
a escutem também. No entanto, eu preciso de alguns conselhos quanto a outras
leis bíblicas. Por exemplo, eu gostaria de vender a minha filha como serva,
tal como nos é indicado no Livro do êxodo, capítulo 21, versículo 7. Na sua
opinião, qual seria o melhor preço?
O Levítico também, no capítulo 25, versículo 44, ensina que posso possuir escravos, homens ou mulheres, na condiçâo que eles sejam comprados em nações vizinhas. Um amigo meu afirma que isto é aplicável aos mexicanos, mas não aos canadianos. Poderia a senhora esclarecer-me sobre este ponto? Por que é que eu não posso possuir escravos canadianos?
Tenho um vizinho que trabalha ao sábado. O Livro do êxodo, capítulo 25,
versículo 2, diz claramente que ele deve ser condenado à morte. Sou obrigado
a matá-lo eu mesmo? Poderia a senhora sossegar-me de alguma forma neste
tipo de situação constrangedora?
Outra coisa: o Levítico, capítulo 21, versículo 18, diz que não podemos
aproximar-nos do altar de Deus se tivermos problemas de visâo. Eu preciso de
óculos para ler. A minha acuidade visual teria de ser de 100%? Seria
possível rever esta exigência no sentido de baixarem o limite?
Um último conselho. O meu tio não respeita o que diz o Levítico, capítulo
19, versículo 19, plantando dois tipos de culturas diferentes no mesmo
campo, da mesma forma que a sua esposa usa roupas feitas de diferentes
tecidos: algodâo e polyester. Além disso, ele passa os seus dias a maldizer e a blasfemar. Será necessário ir até ao fim do processo embaraçoso que é
reunir todos os habitantes da aldeia para lapidar o meu tio e a minha tia,
como prescrito no Levítico, capítulo 24, versículos 10 a 16? Nâo se poderia
antes queimá-los vivos após uma simples reunião familiar privada, como se
faz com aqueles que dormem com parentes próximos, tal como aparece indicado
no livro sagrado, capítulo 20, versículo 14? Confio plenamente na sua
ajuda. »




Quem tão bem serve...

A sempre sagaz e requintada equipa da Avenida dos Aliados (eis um exemplo do que um blog pode e deve ser!) mostra-nos mais uma típica característica do nosso povo...

A Ponte Maria Pia sobre o Douro foi, até há alguns anos atrás, um elo de ligação por excelência do Porto com o resto do país! O seu carisma, a sua funcionalidade e a sua beleza marcou para sempre portuenses e não só!

Hoje, perde-se no tempo e na vontade de um povo que nunca soube preservar quem o serve! Hoje, as ervas daninhas que crescem à sua volta representam um desdém de proporções que são muito mais que históricas...são, também, morais!

Alguém que diga ao Abrunhosa para se acorrentar à Ponte!! Eu vou com ele!

Não há nada a fazer? Vamos ficar, uma vez mais, de braços cruzados?

Astronomia em português!

Hoje soube-se que o astrónomo português Nuno Santos (foto abaixo) pertence a uma equipa europeia de cientistas que conseguiu detectar o mais pequeno planeta extra-solar até ao momento! Este cientista pertenceu à equipa suiça que, pela primeira vez, consegui detectar um planeta extra-solar há já alguns anos atrás...



O que torna esta descoberta interessante é o facto de, pela primeira vez, e com os actuais instrumentos de observação, ser possível colectar dados sobre planetas mais pequenos do que os super planetas encontrados até ao momento (do tamanho ou muito superiores a Júpiter!).

Este novo planeta, que orbita à volta de uma estrela que está a cerca de 50 anos-luz da Terra (isto é, uma nave espacial que viajasse à velocidade da luz - aproximadamente 300000 kms/s - demoraria 50 anos a atingir esta estrela!), apresenta ainda uma outra interessante característica: tudo leva a crer que estamos na presença do primeiro planeta extra-solar que é constituído predominantemente por material sólido ao contrário dos enormes balões encontrados até agora! E sempre que se fala em planetas como a Terra (se bem que este é uma Super Terra, como o próprio Nuno Santos o apelida, por ter uma massa 14 vezes superior à Terra!) fala-se logo em...vida!



A verdade é que ainda é muito cedo para adiantar o que quer que seja em relação a essa matéria; se para haver vida uns defendem que é preciso um "sustento" sólido, então esta descoberta pode ter tido uma importância ainda maior do que a registada! Mas ainda não temos a capacidade técnica para apurar o significado mais profundo deste novo avanço da Ciência! Até agora apenas temos uma espécie supostamente inteligente em estudo: a nossa própria! All the rest are peanuts...

terça-feira, agosto 24

Anderlecht 3 0 Benfica

Foi uma equipa sem chama, sem garra, sem..nada!!

Uma coisa é certa: hoje, todo e qualquer sócio ou adepto do Benfica, terá de fazer uma pergunta vital: porque razão Ricardo Rocha foi ostracizado? Depois dos elogios de Trapatoni, resta apenas a SAD como bode expiatório.

Este equipa do Benfica mostra que não tem ligação entre os sectores, falta rapidez e clarividência. Mas não há dúvida que o que aconteceu foi uma hecatombe, tal não é frágil e tosca esta equipa do Anderlecht. Ao menos, o Benfica tem a certeza que será cabeça de série na Taça UEFA, mas esta derrota (como a da Super Taça) fará muitas marcas no seio do grupo benfiquista... Quando, numa derrota por 3-0, o nosso melhor jogador é um defesa (Luisão), não há NADA a fizer!

Mais do que a derrota, custou ver a humilhação que o Benfica sofreu e tudo por sua própria culpa!

Simão disse que está época o Benfica iria pisar os calcanhares do FCP... nem com 30 pontos de avanço!!

Enquanto benfiquista, gostaria de dizer que não tenho qualquer esperança para esta época! E é uma pena, porque estavam reunidas todas as condições para acontecer precisamente o contrário!

Para este Benfica, o fim é antes do início!



Microsoft com aulas de ... geografia!

A edição online do Público diz-nos que a Microsoft aconselha aos seus trabalhadores a terem aulas de Geografia e de cultura geral! Sabiam que, para estes iluminados, Jammu e Caxemira não pertence à Índia, um erro que foi considerado ofensivo e que levou o Governo indiano a proibir a venda do sistema operativo no país? Ou que o jogo "Age of Empires 2" foi também proibido na Arábia Saudita porque mostrava exércitos islâmicos a transformarem, com um clique do rato, igrejas em mesquitas?

Qualquer dia, ainda vão dizer que Portugal é um dos países mais desenvolvidos da Europa ou que o Benfica, em 24 de Agosto de 2004, goleou por 5-0 o Anderlecht...

Saudosos Leões...

A culpa é de uma conversa cibernaútica com uma estudante da minha Faculdade; ela, mais nova, mas com ideias claras sobre a nossa Faculdade e o seu espírito académico, invocou uma palavra que, em mim, despertou 1001 sensações, recordações e emoções... os Leões, mais concretamente, o edifício da FCUP na Praça dos Leões e tudo o que o envolve!



Pelos corredores e escadarias daqueles labirintos infindáveis muitos mundos se percorreram, muitos livros e cadernos abriram-se, fechararam-se, devoraram-se... muitas lágrimas jorraram, muitos sorrisos cúmplices se trocaram, muitas serenatas foram ouvidas e meditadas! Foi, e ainda é (por pouco tempo, segundo sei!) o local mais mítico da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto! Foi naquela fonte que muitos caloiros foram praxados, foi perto daquela Praça (mesmo ao lado) que já se ouviram muitos Fados... foi ali que, anualmente, tínhamos presente a saudável "rivalidade" com os nossos amigos Engenheiros! Foi no Turim que comi, sempre bem acompanhado e, às vezes, em amena cavaqueira, as suas famosas pizzas; no Piolho bebia o café ou encontrava-me com os amigos; na Cordoaria lia, estudava e namorava; na livraria Lello deliciava-me com os livros e com a arquitectura do sítio; na confeitaria Central encantavam-me os croissants e os batidos de morango!

No inverno, recordo as aulas que começavam de dia e acabavam de noite! Ali perto, na Rua Miguel Bombarda, vivia eu e mais alguns amigos (aqueles amigos para a vida - Jorge, Ricardo, Bel...) e nessas tardes/noites, saíamos de uma Faculdade escura e misteriosa pelas suas grandes portadas e íamos viajando pelas coloridas e luminosas Praça Carlos Alberto e Rua de Cedofeita; o contraste encantava-me, principalmente no Natal (ouvir músicas de Natal em tal cenário é delicioso)! E lá percorríamos nós aquele espaço mágico, a falar da vida, dos projectos, das alegrias e das tristezas de uma vida académica que ainda hoje trilhamos... mas com outras visões!

Essa minha nova amiga estudante diz-me que nostalgia é a alegria de se estar triste! Não estou triste, estou com vontade de voltar a descobrir este local que, agora, no meio da modificação do Homem, ainda deve conservar o mesmo romantismo... tem de conservar!

Ricardo, Jorge, Bel... para quando uma visita ao Turim? Não estamos a caminhar para novos! ;)

domingo, agosto 22

Jobs for...who??

A SIC Notícias diz-nos que o Governo de Santana Lopes, apesar de ser de transição e com uma duração máxima de 2 anos, já fez mais de 100 novas nomeações... só para si foram 23(!!) secretárias pessoais!

Jobs for...who??




Afinal, até há espanhóis simpáticos...

Obrigado André pelo contributo!!

A publicação digital espanhola El Confidencial, através do seu jornalista Jesús Cacho, surpreendeu meio mundo português ao declarar rasgados elogios a Portugal! Querem ver que já começam a ter medo do José Barroso??

sexta-feira, agosto 20

A eterna diferença dos sexos... ;)

Obrigado Jorge...

Para quem acha que ser mulher é um inferno e ser homem é um
paraíso, deixo à vossa consideração esta extensa lista que, no fundo,
relança este interessante debate filosófico, antropológico e fisionómico
entre a diferença dos sexos... para ser lido com atenção e devoçao pelas
mulheres e para ser lido com exaltação da raça do homem! ;)

Ser homem é..

- Sentir a dor física de uma bolada nos tomates.
- A tortura de ter que usar fato e gravata no verão (esta é pior que a
bolada nos tomates).
- O suplício de fazer a barba todos os dias.
- O desespero das cuecas apertadas.
- A loucura que é fingir indiferença diante de uma mulher sem soutien.
- A loucura que é resistir a olhar para as pernas se for a de uma mini-saia
curta.
- Ir à praia e resistir a olhar para aquele mulherão deitado ao seu
lado.
- Viver sob o permanente risco de ter que entrar numa briga.
- Vigiar o grelhador no churrasco aos fins de semana enquanto todos se
divertem.
- Ter sempre que resolver os problemas do carro.
- Ter que reparar na roupa nova dela.
- Ter que reparar que ela mudou de perfume.
- Ter que reparar que ela trocou a tintura do cabelo de Imedia 713 para 731
louro bege.
- Ter que reparar que ela cortou o cabelo, mesmo que seja somente um
centímetro.
- Ter que jamais reparar que ela tem um pouco de celulite.
- Ter que jamais dizer que ela engordou, mesmo que isto seja a pura
verdade.
- Desviar os olhos do decote da secretária, que se faz de distraída e deixa
a blusa desabotoada até ao umbigo.
- Trabalhar com mulheres!!! (aqui para nós, diga se é possível discutir a
sério um assunto de trabalho com alguém que use baton vermelho, perfume
atrás da orelha, cabelos soltos que balançam ao vento e saia curta e
justa? E quando elas cruzam as pernas ????)
- Ter a obrigação de ser um atleta sexual.
- Ter a suspeita de que ela, com todos aqueles suspiros e gemidos, só está
tentando nos incentivar.
- Ouvir um NÃO, virar conformado para o lado e dormir, apesar da vontade de
partir o quarto todo e fazer um escândalo.
- Entrar numa boite de strip-tease, dessas repletas de "gajas" baratas
alegando pura "curiosidade antropológica".
- Ter que ouvi-la dizer que está sem roupa.
- Parar para almoçar no domingo na casa dos sogros, discutir política com
aquele velho reacionário, tratar bem os sobrinhos e controlar-se para não
olhar para o decote da irmã dela, não dar na cara do irmão dela, sacana
do caraças, que veio pedir dinheiro emprestado outra vez !!!

Depois elas ainda acham que é fácil, só porque nós não menstruamos!!






Beam me up, Scotty!

A última edição da revista científica Nature faz-nos sonhar... uma equipa de cientistas da Aústria e dos EUA conseguiu teleportar (ou teletransportar) átomos ao longo do rio Danúbio... o processo é complexo e difícil de escrever num blog destas características (o mundo sub-atómico é ainda um campo quase virgem para os físicos!) mas, basicamente, estamos perante um fenómeno em que um conjunto de partículas sabe quase instantaneamente tudo o que se passa e o estado em que estão um outro conjunto de partículas num outro local qualquer. Este fenómeno é denominado de teletransporte e a ficção científica já fez bom uso dele!! Neste caso, temos mais uma situação em que a realidade tenta alcançar a ficção!



As aplicações desta tecnologias são, ainda, vagas e desconhecidas! A verdade é que ainda falta conhecer muito e dominar minimamente este mundo microscópico! Estamos ainda estamos muito longe dos cenários futurísticos do Star Trek, onde, como que por magia, uma pessoa desaparecia num sítio e aparecia noutro! Para já, a informática poderá ser o mais forte e directo beneficiário deste avanço da Ciência... mas vivemos tempos empolgantes...

terça-feira, agosto 17

Astros: uns ganham-se, outros perdem-se...

O que se ganha...

A sonda Cassini volta a apaixonar todos aqueles que amam os ceús! Agora, aparentemente descobriu 2 novas luas em Saturno! E não ficar por aqui, vai uma aposta?





O que se perde...

A licenciatura em Física/Matemática Aplicada (Astronomia), para já, apenas é leccionada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Ligado a essa Universidade, está o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, um centro de investigação de reconhecida qualidade nacional e internacional. Integrado nesse centro de investigação está o Núcleo de Divulgação que serve, como o próprio nome indica, para divulgar a Astronomia; para tal, conta com 1 planetário fixo, 1 planetário portátil, uma Astroteca e várias actividades mensais, entre outras coisas...

O curioso reside no facto de o Porto, esta cidade da Ciência, como lhe chama agora Rui Rio, ser uma das poucas capitais de distrito que NÃO tem uma única actividade no programa Astronomia no Verão, tal como nos é indicado na página do Ciência Viva...

Ironias ou mais do que isso?

segunda-feira, agosto 16

Visitar o Interior...

Apesar de ter nascido na Invicta, cresci e vivi 18 anos na cidade de Castelo Branco, no verdadeiro Interior do nosso país...
Castelo Branco tem sido uma das poucas cidades do Interior que tem resistido à fuga de pessoas, serviços e riqueza para o litoral; de facto, hoje, os albicastenses podem orgulhar-se de ter uma cidade cada vez mais moderna (já é um pólo industrial por excelência) e com uma interessante qualidade de vida para a qual muito contribuíu o excelente trabalho do actual presidente da Câmara, o socialista Joaquim Morão!

Afinal e finalmente, há vida no Interior!


Jardim do Paço: ex-líbris de Castelo Branco

domingo, agosto 15

Afurada...



Barco Para A Afurada

Leva homens, poetas
E gente encantada,
Trocam beijos, piropos
Pedaços de nada.
Na margem espera
A pressa do dia,
Ficam presas em terra
As vidas vazias.

Atravessam soldados, amantes,
E velhos distantes
E loucos contentes,
Meninas de lábios cortantes
E olhares provocantes
Seduzem correntes.

Rasga o silêncio da estrada
Rio madrugada,
D?ouro, marfim.
O Barco para a Afurada
Cidade cansada
Tão longe de mim.

Rezam padres discretos, selectos
E amores inquietos
Navegam o rio,
Mulheres de futuro cansado
Murmuram um fado,
Enganam o frio.

Sob a sombra da ponte,
Que é a sombra do mundo,
Cada onda é um canto
De um dia profundo,
E o piloto conduz
Mais do que as gentes que leva,
São os sonhos que estão
Ancorados em terra.

Refrão

Tocam-se valsas
E roçam as calças
Por entre dois passos de dança,
Despertam amores,
Esquecem-se as dores
Que o desejo ardente não cansa.

E solta-se o mar
A reboque dos sinos,
São os homens que o barco
Faz de novo meninos,
E acordam poemas
Libertos na voz,
Descobrem apenas
Que não estão sós.

Refrão

...Barco que trago no peito,
Meu sonho desfeito,
Espera por mim.

Pedro Abrunhosa - Voz
Arnaldo Fonseca - Acordeão

Pérolas do Hubble...

O Telescópio Espacial Hubble mostra-nos mais uma pérola do nosso Universo...



Trata-se de um "poço de gás" cavado pelo vento (magnético) das estrelas e pela radiação proveniente de estrelas mais novas...

E, para delícia não só dos astrónomos, fala-se que a realização de trabalhos de manutenção do Hubble pode ser uma forte realidade, depois da actual Administração da NASA ter dito precisamente o contrário! Entenda-se que o Telescópio Espacial Hubble tornou-se um símbolo de grande reconhecimento junto dos americanos (saberão eles que parte do Hubble pertence à ESA?) e não há nada como um ano de eleições na terra do Tio Sam para haver uma religiosa defesa dos seus símbolos por parte dos políticos! Finalmente temos a política a ajudar a ciência, nem que seja por motivos "obscuros"!

sexta-feira, agosto 13

Valeu Cláu...

Para ti, que te libertas de novo, apenas isto...



"When one door of happiness closes, another opens; but often we look so long at the closed door that we do not see the one which has been opened for us. "


Helen Keller

Foge...

Vende-se paraíso!!

O Sapo diz que, no Brasil, este pequeno paraíso (um T4 em Fortaleza, Ceará, Brasil) está à venda por 67 901 euros!



Este mundo está cheio de tentações!!

quinta-feira, agosto 12

Cooperações extraterrestres!

A sonda Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA) sobrevoou ontem a zona onde está o rover Opportunity, da National Aeuronautics and Space Administration (NASA).



Durante esse período, a sonda da ESA recebeu os dados científicos recolhidos pelo rover americano e enviou-os para a Terra.

Se na nossa casa não há cooperação, pelo menos que ela exista noutros céus!

quarta-feira, agosto 11

Para reflectir...

"(...) imaginemos toda a história da vida condensada num dia de 24 horas. A criação do universo dá-se ao bater da meia-noite, início desse dia. Entre uma e duas horas antes do meio-dia começam a formar-se as primeiras estrelas e planetas do universo; por volta das 16 horas aparece o Sol e a Terra; a vida surge na Terra uma hora depois; os peixes deixam a água e invadem a Terra às 23 horas e 30 minutos; os dinossauros surgem às 23 horas e 45 minutos e desaparecem 10 minutos depois; os primeiros humanos aparecem 8 segundos antes da meia noite, quase ao fim do dia."

Viagem às Estrelas, Robert Jastrow

E agora que já cá estou...

... e prosseguindo esta nobre tarefa de mostrar a Invicta ao Mundo, fica aqui mais um retrato daquela que é, para muitos, uma das mais românticas cidades de Portugal!


Ribeira, Douro e Rebelo... uma outra Santíssima Trindade!

terça-feira, agosto 10

Benfica 1 Anderlecht 0

Antes de passar à minha análise ao jogo, uma nota que tem de ser bem visível: este árbitro deve ser mandado para os Distritais do seu país!! Foi mau, inacreditavelmente MAU e prejudicou em muito o jogo da equipa do Benfica, ora não assinalando faltas a nosso favor ou, quando assinala, beneficia o infractor! Não havia paciência para tanta estupidez!


Quanto ao jogo, fica marcado por uma palavra: nervoso! O Benfica entrou muito nervoso (algo difícil de explicar quando tinha tantas jogadores com experiência!) e não conseguiu sair desse estado o jogo todo! Esperava-se muito mais deste Benfica de Trappatoni! Houve alturas do jogo que roçaram o sofrível! Para isso também contribuíu a timidez da velha raposa que recusa-se determinantemente a jogar com 2 pontas de lança!



De 0 a 10, temos o seguinte:

Yannick (6) - não teve muito trabalho, mas o que teve resolveu bem, se bem que com algumas inseguranças nos cruzamentos. Tem um hábito que irrita: perde demasiado tempo nas reposições!

Miguel (7) - atacou muito pouco e teve mais trabalho a defender do que o que pensava! Apenas perdeu um lance, mas também esperava-se um Miguel mais actio ofensivamente!

Argel (7) - não comprometeu quando falhou; sempre com grande autoridade, viu um amarelo por excesso de zelo!

Ricardo Rocha (8) - muito bem, impecável nas dobras e muito competente nas marcações; não perdeu um único lance.

Manuel dos Santos (8) - nota-se que gosta de atacar e tem uma vantagem sobre Miguel: sabe fazer cruzamentos. A defender esteve bem.

Paulo Almeida (6) - não é birra minha, mas não consigo ver a necessidade de ter contratado este jogador. Esteve lento e não arrisca 1 milímetro!

Petit (8) - alguém o viu parado? Eu também não! Correu quilómetros, desmarcou, marcou, bateu e deram-lhe também uma boa dose de porrada.

Zahovic (7) - fez o golo e um passe de calcanhar, nada mais!! Mas está a construir uma bela tradição: 1º remate e golo!

João Pereira (4) - era ele que deveria ter saído e não Sokota! Não ganhou um único lance, parou o jogo e poderia ter saído logo ao intervalo!

Simão (6) - ainda não está fisicamente a 100% e hoje isso foi visível! Mas luta e luta e luta...

Sokota (7) - ele bem se esforçou e até fez 2 remates interessantes mas precisava de mais apoio. Foi mal substituído!

Bruno Aguiar (5) - não veio trazer nada de novo, apenas alguns bons pormenores técnicos.

Karadas (5) - ganhou um lance e amarelou um belga. Deveria jogar ao lado de Sokota!

Giovanni Trapatoni (6) - continuo sem perceber porque razão a raposa não aposta em 2 pontas de lança! Aquando da substituição de Sokota, o Benfica precisava de 2 pontas de lança para assustar a (frágil) defesa e o (inoperante) meio campo do Anderlecht.

domingo, agosto 8

Saudades...

a 300 kms da Invicta...



Saudades de um cacau quente às 3h da manhã nas arcádias da Ribeira (na outra margem de onde foi tirada esta foto) ... com este cenário que Deus pintou e que poucos são aqueles que verdadeiramente o sabem apreciar... saudades da conversa solta neste local com os verdadeiros amigos... saudades de me encostar na cadeira e desfrutar... apenas desfrutar...

Um tal de John, amigo do fotógrafo e certamente um apreciador do Belo apenas disse: this photo does not do justice to the true beauty of the place!

Às vezes a vida é só isto... desfrutar... com este toque divino é fácil!

segunda-feira, agosto 2

Um Mundo Infestado de Demónios...

O título é de um livro de Carl Sagan, mas adequa-se muito bem ao dia de hoje...

Soube-se que a Al-Qaeda voltou a ameaçar os EUA, em particular com novos atentados nas cidades de NY e Washington; no Iraque, igrejas católicas foram alvo de atentados terroristas (há quem queria esconder o que é óbvio: estamos perante uma guerra de religiões!); no Paraguai, um incêndio num centro comercial mata mais de 200 mortos; aqui, bem pertinho de mim, um outro incêndio, desta vez apenas com feridos, atinge os pipelines da Petrogal, em Leça da Palmeira...

Hoje, o que precisamos?


Fé da Humanidade... porque outros
irão pisar este chão que
nós, estupidamente, tentamos destruir...

Por entre as viagens da Cassini

Como hoje apetece fugir da Terra, vamos até Titã... é uma das mais belas fotos da Cassini; este gigantesco satélite pode conservar bem dentro de si alguns dos maiores mistérios do Sistema Solar!



Aqui vê-se um pouco da sua intrigante atmosfera composta principalmente por nitrogénio e uma pequena porção de metano....

Powered by Blogger