sábado, junho 26

O fim de um ciclo...

Ao que tudo indica, Durão Barroso será o próximo Presidente da União Europeia, algo prestigiante a nível pessoal e a nível nacional. Mas ficamos pelo prestígio, uma vez que Portugal não ganhe nada em termos reais com esta nomeação.
Durão Barroso não soube dizer que não a este convite, algo que outros Primeiros-Ministro fizeram na mesma situação: António Guterres, Aznar ou Felipe Gonzalez.
Ao nível governamental e, ao longo destes últimos meses, era notório que Barroso era a pedra forte deste elenco. Estaria acima da média. Por isso, não deixa de ser preocupante ver partir o melhor dos piores... ainda por cima, quando este se preparava para fazer uma remodelação governamental profunda.
Durão não foge, mas escapa; noções diferentes mas que, na prática, têm o mesmo resultado! Correspondem a um fim de um ciclo que acabou cedo demais e corresponde também ao início de um período muito conturbado para a política nacional.
Para essa perturbação, muito contribuí o nome do seu sucessor; ao que tudo indica, Pedro Santana Lopes(PSL), um homem que sempre teve visões e ideias muito diferentes de Barroso, será o próximo Primeiro Ministro. Este é, muito provavelmente, um presente muito envenenado que PSL recebe de Barroso e isto porque, na prática, PSL não tem legitimidade política sufragada em eleições para conduzir os destinos deste país! Além de não ter o perfil minimanente necessário para tal cargo, PSL não consegue escapar à imagem de playboy político, um homem que governa de uma maneira popular (veja-se a obra e o caos financeiro que deixou na Figueira da Foz, o Parque Mayer e o Túnel do Marquês em Lisboa, apenas para dar alguns dos muitos exemplos!) e que não tem o rigor orçamental que o país precisa...
Por isso, PSL terá de reestruturar por inteiro este governo que, aparentemente, já está a debandar: Manuela Ferreira Leite já deu a entender que não fica neste governo com PSL!
O único aspecto minimamente positivo é que PSL é um homem de consenso no centro direita, isto é, um homem perfeito para relançar a Coligação.
De resto, nada de bom vem aí...perspectivam-se tempos de enorme perturbação!


Selecção Nacional - e agora??

Depois de uma epopeia, Portugal qualificou-se para as meias-finais do Euro2004. Sangue, suor e lágrimas, houve de tudo nesta qualificação após um jogo memorável contra uma equipa inglesa que apenas soube defender, depois de ter aproveitado um erro madrugador de Portugal. A vitória é justa e apenas os "orgulhosamente sós" tablóides ingleses é que dizem o contrário, criticando o árbitro por alegadamente ter invalidado um golo limpo aos ingleses! O que os ingleses não queriam ver era a imagem desse lance visto de outro ângulo e que foi publicado pela CNN... Quem empurra quem e quem se apoia em quem? Há 2 faltas:
1. Terry impede que Ricardo dispute a bola;
2. Campbell apoia-se em Terry, o que é considerado uma infracção...



Agora temos a Suécia ou a Holanda; pessoalmente prefiro a Holanda, mas acho que nos vai calhar a Suécia...


Cosmos: estamos quase a chegar a Saturno!

A sonda Cassini (NASA), que leva a bordo o engenho Huygens, da ESA está quase a chegar ao seu destino: Saturno! Pensa-se que será no dia 1 de Julho! Até agora tudo tem corrido sem problemas...

Powered by Blogger