quinta-feira, março 29

não, não morri... Ainda!

Porque é que quando tenho tempo de sobra não tenho paciência para me dedicar ao blog e agora que tenho a corda na garganta e trabalho até dizer CHEGA!! tenho mil e uma coisas para dizer?
Arre!!!!

quarta-feira, março 28

A questão dos Mitos

Toda as questões que têm rodeado o filme 300 (que já vi e que mais tarde irei discutir aqui!) levou-me a pensar em alguns pontos que, no fundo, fundem a Antiguidade com o Presente e que é, para mim, uma temática aliciante e profundamente evocativa: o Mito!

Começo por deixar aqui uma sugestão de leitura!



História das Mitologias (2 Volumes)
de Félix Guirand
Edições 70


Dois livros fascinantes sobre o fenómeno do Mito ao longo da História da Humanidade; o Mito é o resumo perfeito entre o Homem, a Emoção, a Coragem e a Inteligência! E, tristemente, noto que é no passado que se encontram os Mitos; por outro lado, que Mitos temos no presente ou, sejamos mais generosos, num passado mais perto de nós? O Mito, ou a personificação desse conceito, encontramos (muito graças ao actual cinema!), de uma maneira mais ou menos unânime, em Alexandre, o Grande ou presentemente em Leónidas, o rei Espartano que, mesmo perdendo a sua batalha, inspirou outros a derrotar o Império Persa graças à sua coragem e mestria táctica! Sun Tzu ou Átila também poderiam entrar nesta lista! No fundo, a personagem mitógica humana será aquele/a que, tendo em si características de liderança únicas, atreve-se a concretizar os desígnios dos Deuses, assumindo, em si mesmo e perante os olhos dos seus fiéis, também uma certa componente divina. Homens e mulheres que, na procura pelo seu sentido de vida, alteraram no tempo e no espaço a sua realidade, para o bem ou para o mal!

Um dos grandes problemas do nosso tempo reside precisamente no facto de já não termos mitos, de já não temos figuras absolutamente inspiradoras para alcançar um objectivo comum! Atente-se neste meu pequeno pensamento sob a forma de pecado: um dos maiores mitos portugueses, S. Sebastião, é, em si, uma personagem fraca, que nada provou e que apenas tudo prometeu quando, num acto de insanidade (um mito tem de ter inteligência!), perdeu-se em terras africanas... mais mitológico seria, por exemplo, D. Nuno Álvares Pereira, mas ninguém pede que ele apareça do meio da sua campa!

Um mito é um sonho que nos envolve, que criam em nós e entre nós as sinergias que desafiam a matemática pois dizem-nos que 1 + 1 = 3! É uma imagem do futuro que queremos concretizar agora, sempre com sangue, suor e lágrimas! O Mito é uma figura, é um ser humano mas abençoado pelos deuses e que, por isso, eleva todos aqueles que o rodeam!

Onde estão os nossos mitos? Nunca precisámos tanto deles...

segunda-feira, março 26

Tranquilidade ...

Poço das Andorinhas, Alvito da Beira, Proença-à-Nova

A Grande Pequenez!

Foi revelado o nome do vencedor do concurso da RTP Os Grandes Portugueses... como se previa, a vitória de Oliveira Salazar foi arrasadora, com um valor ligeiramente acima dos 40%.

Mais do que focar a personalidade e a importância para Portugal desta figura, atente-se, em primeiro lugar, para a esmagadora vitória: em 10 nomeados para a final, quase metade dos votos foi para o ditador de Santa Comba Dão. Como não temos valores e distribuição dos votos tendo em conta a origem das chamadas telefónicas (os telemóveis têm destas coisas), especulemos sobre quem poderia dar esta vitória a Salazar; ou, num exercício mais simples, quem não votou em Salazar! Na minha opinião, não foi a população mais jovem (18-35) que votou em Salazar, pois não só não tem a experiência vivida nessa época como, além disso, é, sobretudo, defensora das liberdades individuais e colectivas. Penso, também, que não foi a faixa etária adulta da nossa população (35-60), pois essa geração foi a que fez o 25 de Abril e foi a que lutou pela democracia. Acho, então, que quem votou em Salazar foi sobretudo uma faixa etária mais velha, que sempre foi apoiante de Salazar e, obviamente, muitos grupos organizados de extrema direita. Foram grupos de pessoas altamente motivadas por este programa pela promoção que os ideais e figura de Salazar poderiam projectar com eficiência!
Ao contrário do que foi dito por várias personaliadades presentes neste programa da final, não acredito que o voto em Salazar foi, sobretudo, um voto de protesto com a situação actual do país! Ironicamente, o panorama político actual do país exibe um líder governativo muito forte e que muitos insinuam com tiques de ditadorial (longe da verdade, enfim...). Penso que os que se sentem incomodados com a actual situação não devem sentir um grande impulso para participar num programa deste tipo... aposto muito mais na organização eficiente de grupos políticos!

Maria Elisa disse que a votação teve mais de 200.000 chamadas; ou seja, houve 80.000 votos para Salazar. Acredito que houve muitos votos provenientes do interior norte e centro do país. Acredito também que houve muito voto urbano, mas não faço a mínima ideia de onde veio em particular... e, infelizmente, nunca o iremos saber!

De qualquer forma, é importante referir que tudo isto foi apenas um concurso! Um concurso que nos ensinou algo de muito valioso: é preciso investir urgentemente na educação, no ensino da nossa História... Salazar foi um vencedor por falta de comparência do adversário! E esse adversário deveria ser a cultura e o conhecimento que os portugueses têm da sua História!

Fomos o único país em que se realizou este programa que atribuíu a vitória a um ditador e talvez isso revele, mais do que qualquer outra votação, a pequenez da nossa vergonha e a imensidão da nossa ilusão!

sexta-feira, março 23

As malditas coincidências ...

Os factos:

- Belmiro de Azevedo afirma que o Governo de José Sócrates teve uma posição activa no insucesso da OPa da Sonae sobre a PT ...
- O jornal Público pertence a Belmiro de Azevedo ...

A "coincidência":

- manchete do jornal Público de 5ª feira, 22 de Março:

Há falhas no dossier da licenciatura de Sócrates na Universidade Independente.


Há coisas fantásticas, não há??

terça-feira, março 20

Momento humorístico/irónico do Ano!!!

Paulo Portas a pedir, humildemente, desculpa pelos desacatos no final da reunião do CDS-PP de ontem...

Se ninguém aqui à saída teve a humildade para pedir desculpas aos militantes do partido pelo triste espectáculo, alguém tem de o fazer. Faço-o eu que não sou presidente do partido nem presidente do Conselho Nacional

Absolutamente hilariante!!

quinta-feira, março 15

5 de Abril... 5 de Abril!!!

caramba... já falta pouco para... isto!


quarta-feira, março 14

Prémio "E Esta, hem??" ou "Como não me lembrei disto antes??"

"Um cidadão português, que sempre desejou ter uma casa com vista para o Tejo, descobriu finalmente umas águas-furtadas algures numa das colinas de Lisboa que cumpria essa condição. No entanto, uma das assoalhadas não tinha janela. Falou então com um arquitecto amigo para que ele fizesse o projecto e o entregasse à câmara de Lisboa, para obter a respectiva autorização para a obra. O amigo dissuadiu-o logo: que demoraria bastantes meses ou mesmo anos a obter uma resposta e que, no final, ela seria negativa. No entanto, acrescentou, ele resolveria o problema. Assim, numa sexta-feira ao fim da tarde, uma equipa de pedreiros entrou na referida casa, abriu a janela, colocou os vidros e pintou a fachada. O arquitecto tirou então fotos do exterior, onde se via a nova janela e endereçou um pedido à CML, solicitando que fosse permitido ao proprietário fechar a dita cuja janela. Passado alguns meses, a resposta chegou e era avassaladora: invocando um extenso número de artigos dos mais diversos códigos, os serviços da câmara davam um rotundo não à pretensão do proprietário de fechar a dita cuja janela. E assim, o dono da casa não só ganhou uma janela nova, como ficou com toda a argumentação jurídica para rebater alguém que, algum dia, se atreva a vir dizer-lhe que tem de fechar a janela! [....]"

Nicolau Santos, Expresso


BRAVO!!!!!

sexta-feira, março 9

Uma questão... nuclear!

Parece que agora vamos discutir a hipótese nuclear enquanto fonte energética alternativa às que existem actualmente no nosso país! Bom, iríamos discutir... José Sócrates já manifestou a sua opinião e não poderia ser mais clara: Não, nem pensar!

Esta é uma discussão para cientistas, ambientalistas e muitos outros; podemos apresentar fortes argumentos para cada uma das posições! Mas, sobretudo, e como em qualquer discussão, temos de nos certificar que os nossos argumentos são sustentáveis, que os nossos argumentos podem ser analisados à luz de diferentes perspectivas, que não são meras argumentações dogmáticas ou slogans que ferem a inteligência de quem os produzem e de quem os escuta! Por isso, é absolutamente incompreensível que Ana Gomes venha dizer que é totalmente contra a energia nuclear em Portugal devido ao elevado risco sísmico no nosso território! É fundamental, para a validade da sua teoria, que nos elucide sobre a razão deste argumento, sobre a componente científica que o sustenta! Caso contrário, é mais uma contribuição incapaz para um tema tão... nuclear!

O que aprendemos nas revistas...

Revista Visão desta semana... rubrica Radar:flashback, as Boas Notícias e as Más Notícias da Semana, esta semana com Vasco Graça Moura!

Nas Más Notícias:

Os Novos Sinais da jihad antitabaco

(...)

Os fumadores têm de começar a organizar-se e a reagir energicamente proclamando os benefícios do tabaco.


Devo dizer-vos, por uma questão de honestidade intelectual, e utilizando a linguagem de VGM, eu sou um talibã antitabaco! Sou absolutamente a favor de fortes restrições no consumo de tabaco em locais fechados, em espaços públicos e em quaisquer locais que contribuam para a contaminação passiva e involuntária deste vício em qualquer pessoa.

Admiro muito a figura e a inteligência de VGM, mas espero ansiosamente que ele nos diga a todos quais são, de facto, os benefícios do tabaco!!

quarta-feira, março 7

Porque também há funcionários públicos dedicados!

Usar o messenger para ir à Junta de Freguesia

A revolução tecnológica também chegou às Juntas de Freguesia. No bairro da Lapa, em Lisboa, os moradores só precisam aceder ao programa MSN Messenger para tirar dúvidas, consultar informação, solicitar documentos e esclarecer as mais variadas questões, tudo em tempo real, evitando desta forma deslocações à sede da autarquia.

Para aplaudir de pé!! E para incentivar outros serviços públicos a seguirem a mesma ideia!

Os 80 anos de um génio...

"Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía haveria de recordar aquela tarde remota em que o pai o levou a conhecer o gelo(...)"

In
Marquez, Gabriel Garcia, Cem Anos de Solidão

sábado, março 3

Contradições...

Os ânimos exaltaram-se este sábado quando dezenas de jovens gritando vivas a Salazar tentaram aproximar-se dos participantes na reunião da União de Resistentes Anti-Fascistas à saída do salão municipal de Santa Comba Dão.

A manifestação da União de Resistentes Anti-Fascistas é legítima num Estado de Direito; porém, convém lembrar que foram estes os mesmos que lutaram pela liberdade de expressão, de pensamento e de acção há alguns anos atrás! Com isto quero dizer que acho uma contradição o gesto que hoje cometeram, pois, também no Estado de Direito, é legítimo discutir-se e evocar um figura como Salazar ou um período como o Estado Novo, por muitos dissabores que tal provoque! Aliás, falta ainda concretizar essa catarse no consciente colectivo de Portugal!

Powered by Blogger