quarta-feira, março 28

A questão dos Mitos

Toda as questões que têm rodeado o filme 300 (que já vi e que mais tarde irei discutir aqui!) levou-me a pensar em alguns pontos que, no fundo, fundem a Antiguidade com o Presente e que é, para mim, uma temática aliciante e profundamente evocativa: o Mito!

Começo por deixar aqui uma sugestão de leitura!



História das Mitologias (2 Volumes)
de Félix Guirand
Edições 70


Dois livros fascinantes sobre o fenómeno do Mito ao longo da História da Humanidade; o Mito é o resumo perfeito entre o Homem, a Emoção, a Coragem e a Inteligência! E, tristemente, noto que é no passado que se encontram os Mitos; por outro lado, que Mitos temos no presente ou, sejamos mais generosos, num passado mais perto de nós? O Mito, ou a personificação desse conceito, encontramos (muito graças ao actual cinema!), de uma maneira mais ou menos unânime, em Alexandre, o Grande ou presentemente em Leónidas, o rei Espartano que, mesmo perdendo a sua batalha, inspirou outros a derrotar o Império Persa graças à sua coragem e mestria táctica! Sun Tzu ou Átila também poderiam entrar nesta lista! No fundo, a personagem mitógica humana será aquele/a que, tendo em si características de liderança únicas, atreve-se a concretizar os desígnios dos Deuses, assumindo, em si mesmo e perante os olhos dos seus fiéis, também uma certa componente divina. Homens e mulheres que, na procura pelo seu sentido de vida, alteraram no tempo e no espaço a sua realidade, para o bem ou para o mal!

Um dos grandes problemas do nosso tempo reside precisamente no facto de já não termos mitos, de já não temos figuras absolutamente inspiradoras para alcançar um objectivo comum! Atente-se neste meu pequeno pensamento sob a forma de pecado: um dos maiores mitos portugueses, S. Sebastião, é, em si, uma personagem fraca, que nada provou e que apenas tudo prometeu quando, num acto de insanidade (um mito tem de ter inteligência!), perdeu-se em terras africanas... mais mitológico seria, por exemplo, D. Nuno Álvares Pereira, mas ninguém pede que ele apareça do meio da sua campa!

Um mito é um sonho que nos envolve, que criam em nós e entre nós as sinergias que desafiam a matemática pois dizem-nos que 1 + 1 = 3! É uma imagem do futuro que queremos concretizar agora, sempre com sangue, suor e lágrimas! O Mito é uma figura, é um ser humano mas abençoado pelos deuses e que, por isso, eleva todos aqueles que o rodeam!

Onde estão os nossos mitos? Nunca precisámos tanto deles...

Powered by Blogger