segunda-feira, março 26

A Grande Pequenez!

Foi revelado o nome do vencedor do concurso da RTP Os Grandes Portugueses... como se previa, a vitória de Oliveira Salazar foi arrasadora, com um valor ligeiramente acima dos 40%.

Mais do que focar a personalidade e a importância para Portugal desta figura, atente-se, em primeiro lugar, para a esmagadora vitória: em 10 nomeados para a final, quase metade dos votos foi para o ditador de Santa Comba Dão. Como não temos valores e distribuição dos votos tendo em conta a origem das chamadas telefónicas (os telemóveis têm destas coisas), especulemos sobre quem poderia dar esta vitória a Salazar; ou, num exercício mais simples, quem não votou em Salazar! Na minha opinião, não foi a população mais jovem (18-35) que votou em Salazar, pois não só não tem a experiência vivida nessa época como, além disso, é, sobretudo, defensora das liberdades individuais e colectivas. Penso, também, que não foi a faixa etária adulta da nossa população (35-60), pois essa geração foi a que fez o 25 de Abril e foi a que lutou pela democracia. Acho, então, que quem votou em Salazar foi sobretudo uma faixa etária mais velha, que sempre foi apoiante de Salazar e, obviamente, muitos grupos organizados de extrema direita. Foram grupos de pessoas altamente motivadas por este programa pela promoção que os ideais e figura de Salazar poderiam projectar com eficiência!
Ao contrário do que foi dito por várias personaliadades presentes neste programa da final, não acredito que o voto em Salazar foi, sobretudo, um voto de protesto com a situação actual do país! Ironicamente, o panorama político actual do país exibe um líder governativo muito forte e que muitos insinuam com tiques de ditadorial (longe da verdade, enfim...). Penso que os que se sentem incomodados com a actual situação não devem sentir um grande impulso para participar num programa deste tipo... aposto muito mais na organização eficiente de grupos políticos!

Maria Elisa disse que a votação teve mais de 200.000 chamadas; ou seja, houve 80.000 votos para Salazar. Acredito que houve muitos votos provenientes do interior norte e centro do país. Acredito também que houve muito voto urbano, mas não faço a mínima ideia de onde veio em particular... e, infelizmente, nunca o iremos saber!

De qualquer forma, é importante referir que tudo isto foi apenas um concurso! Um concurso que nos ensinou algo de muito valioso: é preciso investir urgentemente na educação, no ensino da nossa História... Salazar foi um vencedor por falta de comparência do adversário! E esse adversário deveria ser a cultura e o conhecimento que os portugueses têm da sua História!

Fomos o único país em que se realizou este programa que atribuíu a vitória a um ditador e talvez isso revele, mais do que qualquer outra votação, a pequenez da nossa vergonha e a imensidão da nossa ilusão!

Powered by Blogger