quinta-feira, dezembro 30

tsunami

Após o tsunami que abalou o mundo, uma onda de solidariedade invade o planeta (eu sei, parece piroso) e Portugal não é excepção.
A TMN arranjou um método simples para quem tenha telemóveis dessa rede possa contribuir um pouco para ajudar que necessita; enviem uma mensagem SMS só com o texto "ajuda" para o número 12700 que estão a contribuir com 1 euro para a AMI (se não me engano).
O que eu disse não deve ser novidade para ninguém, pois os telejornais têm falado disso desde ontem à tarde mas hoje (por volta do meio dia) ao ver quanto dinheiro tinha sido angariado pelos diferentes métodos de ajuda, vi que a TMN tinha 20 000 ?. Digo só porque existem cerca de 4.000.000 de clientes TMN (acho eu :) ) e se cada um contribuir com 1 euro ... é só fazer as contas...
Vá lá, ajudem!
e já agora... boas festas e um óptimo 2005!!!

Ao... natural?? Era um tsunami nessa cabeça... ai era, era...

Obrigado, Catarina!!

Na SIC Notícias deu uma reportagem onde entrevistaram portugueses que partiram depois da tragédia para a Tailândia, mantendo as férias marcadas como antes de tudo acontecer.
Dulce Ferreira respondeu que já tinha as férias marcadas, que não tinha ficado nada preocupada com o que tinha acontecido, porque os pais, que lá estavam, tinham enviado uma msg a dizer que tinha havido "uns tsunamis e umas coisas", mas estavam bem. Quando a jornalista lhe pergunta se estava triste com toda a situação Dulce Ferreira respondeu "sim, claro, agora já não vou ter todas as condições de férias que iria ter se por acaso não tivesse acontecido nada disto. por outro lado, estou contente, porque vejo as coisas mais ao natural, como elas são."

Aqui segue a fotografia da inteligente do ano 2004...




quarta-feira, dezembro 29

Não há direito...


Então e nós???? Não há direito...

DESCRIMINAÇÃO!!!

segunda-feira, dezembro 27

Documento histórico!

O Coiso presentea-nos um dos documentos mais marcantes de 2004...



e, assim, se faz História!

sexta-feira, dezembro 17

Ver as vistas, mas em Saturno

Nunca é demais relembrar o engenho e a arte de quem se dedica à exploração espacial. A sonda americana Cassini (que leva às cavalitas a sonda europeia Huygens) continua a surpreender pelo detalhe das suas observações da vizinhança do planeta dos anéis.
E como a face visível da Astronomia foi (e sempre será) as imagens bonitas que se produzem, não resisto em partilhar esta convosco:


Imagem de Saturno e Dione. As "manchas" em Saturno são enormes tempestades.

A pequinina bola na imagem é a lua Dione, com o planeta Saturno a servir como pano de fundo alaranjado. A escala da imagem são uns espantosos 32km.

Para os mais interessados, não deixem de consultar a página da equipa que faz o tratamento das imagens da Cassini.

E, é claro, estamos todos em pulgas para o dia de Natal, não só pelas prendas que normalmente associamos à data, mas também para a "largada" da onda Huygens em direcçao à maior lua de Saturno, Titã. Se tudo correr bem, daqui a uma semana já ela terá iniciado a sua viagem de 3 semanas em direcção ao estudo da atmosfera desta lua. Para mais pormenores acerca da Huygens, visitem a página da missão.

Comentário do dia!

Cinha vai para a estrada pelo CDS-PP! (Correio da Manhã)



Comentário do leitor Armando Madureira (caixa de comentários): Que pena!..... Já temos as estradas tão poluídas!...


quarta-feira, dezembro 15

IRS 2004

Eu sei que já vai tarde, (porque o governo da coligação já se demitiu), mas queria partilhar isto com os nossos leitores... O que seria o futuro se eles se mantivessem no poder.

IRS modelo 2004?

Poderes da mente!

A agradecer à minha namorada, Mariana, pelo o que se segue abaixo...

Como são quase inexplicáveis os segredos do nosso cérebro!...
É incrível mas é verdade. Veja como consegue ler isto, com
facilidade:
Sguedno um etsduo da Uinvesriadde de Cmabgirde, a oderm das
lertas nas pavralas não tem ipmortnacia qsuae nnhuema.
O que ipmrtoa é que a prmiiera e a utlima lreta etsajem no lcoal
cetro. De rseto, pdoe ler tduo sem gardnes dfiilcuddaes... Itso é
prouqe o crebéro lê as pavralas cmoo um tdoo e nao lreta por lerta.
è msemo veadrde!




terça-feira, dezembro 14

Another "one small step for man...a giant leap for Mankind"!

Faltam apenas 11 dias para a sonda Huygens fugir da nave mãe (a Cassini) e embrenhar-se na misteriosa lua Titã, bem junto a Saturno... será o primeiro artefacto humano a explorar uma lua na sua própria superfície (excluímos a Lua!)!




Era apenas para avisar!!



segunda-feira, dezembro 13

As maravilhas da tecnologia

Nunca na minha vida pensei que um dia estaria a publicar um texto na Internet a partir do meu telemóvel. Como eu adoro a tecnologia moderna!

(Mas nem tudo é perfeito. Apesar de ter conseguido escrever o texto, quando chegou a altura de publicar, não consegui. Acho que os browsers para telemóveis ainda não aceitam muito bem "buttons". Links directos ainda vá que não vá.)

Para os mais curiosos, o aparelho em causa é o meu novo telemóvel, um Siemens SX1. Serve de agenda, telemóvel, máquina fotográfica digital, faz pequenos clips de video, serve de rádio e leitor de MP3 e consigo aceder à Internet. A única coisa que ainda não o consegui por a fazer foi torradas...

Tem a sua piada... ou talvez não!

Da minha amiga Dora... muito obrigado! ;)



quinta-feira, dezembro 9

Sem comentários...



domingo, dezembro 5

Mas alguém quer saber da bola??

Catherine Zeta Jones compra clube de futebol e será o seu Presidente!




Como benfiquista, prometo aqui e agora pela minha saúde e por todos os Deuses deste mundo que, se a Monica Bellucci concorrer e ganhar as próximas eleições do Benfica, eu torno-me sócio e vou a todos os jogos do Glorioso!! Mas apenas se ela for Presidente... seria inédito ir a um estádio com o público a olhar para o camarote presidencial em vez de observar os artistas do relvado!


sábado, dezembro 4

Ironias!

O Barabé diz-nos que no site do PSD, na barra do lado direito, surge uma "mini-sondagem"! É perguntado aos visitantes o seguinte: Concorda com a Decisão do Presidente da República em Convocar Eleições Antecipadas?

Quando lá fui, isto estava com 58,75% para o SIM!! Das duas, uma: ou os laranjinhas alinham com Sampaio e sentem alguns arrepios com o "trabalho" de Santana ou, então, aquilo passou a ser uma sondagem popular aberta da todos! Mas não deixa de ser irónico e sintomático! :)


quinta-feira, dezembro 2

Novo "look"

Como já devem ter reparado, "O Outro Lado da Lua" tem uma nova aparência. A responsabilidade desta mudança, apesar de ter o acordo dos meus colegas "bloguistas", é totalmente minha (RR), pelo que qualquer reclamação/elogio me devem ser dirigidos.

O código ainda não está perfeito (os mais atentos devem ter reparado que os comentários aos "Posts" desapareceram), mas estou a trabalhar para resolver estes pequenos problemas.

Espero que, apesar do "peeling", o Blog continue do agrado de todos os nossos fiéis leitores.

quarta-feira, dezembro 1

Realidade Alternativa!

Ontem à noite, após as declarações do Presidente da República, alguns populares manifestaram-se na baixa do Porto, apesar da chuva e do frio...


O som de AK-47 e kalashnikovs a serem disparadas não foram o suficiente para abafar os gritos da multidão, gritos de alívio, alegria e apoio ao Presidente, mas também de dúvida perante o futuro incerto do País. O presidente dos E.U.A., George W. Bush, já prepara uma força de paz para manter a calma em Portugal e garantir eleições imparciais...A estação de televisão TVI foi de momento tomada por apoiantes do futuro ex-PM e lançam uma campanha de propaganda através de uma maratona de 24 horas de "Quinta das celebridades".

A queda de um Governo segundo inspiração Cavaquista!

A queda deste Governo começa com uma ironia interessante: Sampaio parece inspirar-se no último e mais sério conselho do seu opositor nas primeiras corridas presidenciais a que concorreu - Cavaco Silva; foi Cavaco Silva quem, esta semana, disse que "está na hora do políticos competentes afastarem os políticos incompetentes"! E Sampaio, pura e simplesmente, seguiu essa máxima que, em qualquer país, deveria ser uma verdade e uma prática obrigatória!

Aparentemente, o episódio Henrique Chaves foi apenas a gota de água que fez transbordar este copo já de si muito instável; o Orçamento de Estado foi outro vector que o PR não terá gostado muito! E, por fim, o clima de desconfiança óbvia no seio do próprio PSD em relação à capacidade política de Santana..

A verdade é que de uma coisa Santana pode queixar-se: o seu projecto político de governação nunca foi bem amado pelo seu próprio partido! Desde o primeiro minuto que alguns dos mais notáveis barões do PSD demarcaram-se da figura e da condução política de Santana, nunca coibindo-se de o criticar publicamente! Mas não deixa de ser menos verdade que o agora ex-PM tudo fez para lhes dar razões e argumentos! Este Governo estava descrente, desanimado e quase em coma porque era visível para todos que Santana não emitia ou transmitia uma ideia, um projecto ou uma direcção! Mais grave do que isso, o think-tank de Santana era vulgar e familiar, dando prioridade às relações de amizade em desprimor da capacidade intelectual e política; por outras palavras, Santana era uma estrela apagada no meio de uma equipa sem talento e sem sentido colectivo!

E Jorge Sampaio fez o que tinha a fazer: afastou os incompetentes!

Quem perde e quem ganha? Umas curtas e rápidas palavras...


Quem perde...


Portugal - independentemente da justiça ou da injustiça da decisão de Sampaio, Portugal enquanto nação, perde; perde no que diz respeito à sua imagem para o exterior, em termos orçamentais (teremos um regime de duodécimos até à apresentação de novo Orçamento de Estado), em termos da estabilidade dos mercados (pouco significativo!) e poderá também perder no que diz respeito ao sentimento de segurança e confiança da população; um país em Governo de gestão é sempre um país fragilizado! Mas, creio, tudo isto não passa de um mal menor!

Pedro Santana Lopes - quando Durão Barroso lhe entregou o poder numa bandeja de ouro, Santana estava feliz; na altura não lhe pareceu que estava a receber um presente envenenado! Severamente criticado dentro do seu próprio partido, mesmo com um Congresso que era necessário mas sem qualquer tipo de significado político, nunca conseguiu apagar a imagem de político frágil, demasiado impulsivo e muito pouco racional, misturando amizades com deveres e lealdade para com um povo! Neste mundo, é muito difícil afirmar que um político morreu políticamente, mas a sua travessia no deserto terá de demorar muito, mas mesmo muito tempo! Provavelmente nunca mais terá condições para se candidatar a mais nenhum cargo político de relevância...

Paulo Portas - é também um dos perdedores da noite, na medida em que era o outro parceiro da coligação; mas, mais do que isso, Portas mostrou sempre uma arrogância e um prepotência inadequadas para quem ajuda a comandar um Governo! Além disso, foi sempre um inimigo a abater pela ala cavaquista do PSD que nunca lhe perdoou o que lhes fez enquanto director de O Independente no tempo da governação de Cavaco Silva! Tinha, por isso, dentro do PSD, muitos anti-corpos mas, mesmo assim, Portas nunca deixou de provocar com birras infantis o seu parceiro de coligação... não deverá deixar a liderança do PP, mas o seu futuro político é também muito nebuloso!

Luís Delgado - foi, durante todo a governação de Barroso e de Santana, o mais irritante, parcial e defensor do indefensável dos porta-vozes da coligação; as suas consecutivas promoções honoríficas e salariais vieram provar que é bom ser "lambe-botas" de um Governo; caíu muitas vezes no ridículo, tentado defender acções e ideias (??) que mesmo o mais acérrimo social democrata seria incapaz de proteger! Classificá-lo de jornalista é um atentado para a classe!

Durão Barroso - será sempre visto como o homem que fugiu de Portugal e deixou o país à mercê da catástrofe Santanista! A sua imagem e futuro político nacional esteve sempre unido ao desempenho de Santana e Durão sabia-o; ao assistir à queda de Santana, Durão Barroso é arrastado para o mesmo poço, poço esse de que poderá não voltar a sair!

PSD - muito pouco tempo depois do congresso da pseudo-consagração, Santana volta a colocar o PSD em apuros, mesmo deixando de ser o PM no activo; ele foi aclamado como líder quase incontestado do PSD e, caso não haja nenhum congresso extraordinário (o que duvido seriamente!!), ele será a cara do PSD para as eleições legislativas antecipadas! Com uma imagem completamente descredibilizada e com uma partido que não confia nele, Santana pode cair na tentação da vitimização, atacando o PR pela sua decisão; caso o faça, estará a cometer novo erro crasso, pois esquece-se que está a atacar quem o colocou no poder e quem o tirou do poder por desmérito próprio! Além disso, atacar a primeira figura do Estado, gozando esta de grande popularidade (maior agora que tomou esta decisão!), é um autêntico suicídio político!

Quem ganha...




José Sócrates - um dos delfins de Guterres mas, ao contrário do que se pensa e diz, muito diferente do mesmo no que diz respeito ao modo de actuar; se as eleições fossem hoje, o PS teria maioria absoluta devido ao total desmérito do Governo e não, ainda, devido à sua acção; porém, a sua imagem perante o povo está a crescer fortemente e, perante, um adversário muito enfraquecido, Sócrates pode demonstrar toda a sua sintética inteligência; o líder do PS parte com uma outra vantagem: a sua equipa é claramente muito forte e diz-se que será António Vitorino (um dos peso-pesados do PS e um militante de inegáveis qualidades) quem vai ser o principal contribuinte para a construção do plano de Governo do PS.
Mas uma coisa Sócrates tem de ter agora presente: pode estar para muito próximo o seu momento mas, para isso, terá de apresentar soluções e trabalho; terá de esquecer-se que é político e passar a agir como candidato a PM com ideias fortes e claras sobre o futuro do país! E ainda não ouvimos muito...
Caso não consiga a maioria absoluta, deverá governar isolado; o PCP com a nova liderança é pura e simplesmente mais do mesmo ou pior e o Bloco de Esquerda não tem a força e a dignidade necessária para ser parceiro de coligação!

Cavaco Silva - com Santana como PM, a sua corrida para Belém não seria muito apetitosa; indirectamente e directamente sempre criticou Santana Lopes enquanto político e enquanto homem e também sabemos que Santana nunca morreu de amores por ele; neste momento, apareceu um tapete bem vervelho que o vai levar à corrida presidencial!

Marcelo Rebelo de Sousa - tal como Pacheco Pereira e Manuela Ferreira Leite, foi um dos mais mediáticos sociais democratas a criticar duramente Santana Lopes; a sua obra saíu-lhe cara, ao ser afastado, com pressões governamentais, do seu púlpito televisivo semanal! Entrará na corrida pela futura liderança do PSD?

Marques Mendes - foi a única voz contestatária à estratégia e figura de Santana no congresso do PSD; claramente para marcar terreno e preparar uma nova candidatura à liderança do PSD, Marques Mendes, ao comparecer no combate, ganhou muitos pontos e, conjuntamente com Marcelo, pode ser um dos possíveis sucessores de Santana (se houver congresso extraordinário!).



Powered by Blogger