quinta-feira, junho 26

Contextos...

Política - onde me situo...
Uma vez que este espaço pretende ter uma análise semanal sobre política (entre muitas outras coisas!), penso que, por uma questão de honestidade, terei de fazer uma pequena introdução sobre o espaço político em que me enquadro. Assim, poderei dizer que sou, sobretudo, uma pessoa com tendências de esquerda (socialista!) mas uma esquerda a tender para o centro. E o que quero dizer com isso? Quero dizer que me revejo numa certa política de dinamização da vida portuguesa com base no aspecto social e tal base apenas poderá ser devidamente realizada pelo único partido de esquerda com maturidade e capacidade governativa - o PS! Além disso, sendo eu um homem que se move nos bastidores da Ciência, penso também que, como bem prova o passado e o presente, uma modernização científica e cultural apenas terá a sua expressão mais profunda com o Partido Socialista. Como exemplo disso, tome-se o extraordinário trabalho realizado por Mariano Gago à frente do agora extinto Ministério da Ciência e Tecnologia em comparação com o estado de hibernação em que entrou a Ciência no nosso país desde que a coligação PSD-PP chegou ao poder. E passa-se o mesmo em relação à Cultura, onde partidos como estes últimos têm um comportamento para com a Cultura e Ciência apenas comparável a um elefante entrar numa loja de porcelanas...
No entanto, sou também um crítico do PS e das suas linhas moderadoras... por isso, e ao contrário do actual Secretário Geral (Dr. Ferro Rodrigues), gostaria de ver um PS mais ao centro, um PS que tivesse uma preocupação mais acrescida para com as nossas relações internacionais, nomeadamente com os EUA (o facto de ser totalmente pró-americano pode ser algo que afaste os leitores destas linhas mas penso que acima de tudo tenho de manter a minha coerência pessoal!) e também no que diz respeito a reformas no sector administrativo e económico!
Devo, no entanto, afirmar que, pessoalmente, não me custa mesmo nada assistir a períodos de renovação governativa entre o PS e o PSD. Tenho uma teoria que diz que para um Portugal que se quer modernizar culturalmente, cientificamente e socialmente, então o PS deverá estar no governo; para um Portugal que quer apostar em reformas de fundo no campo da economia, então o PSD (e não a coligação PSD-PP!) deverá ser o escolhido! E isso leva-me a dizer que, olhando para o que foram os nossos governos nos últimos 20 anos, o povo português é sábio na sua escolha! Porém, e olhando para o actual panorama, resta saber durante quanto tempo mais os portugueses poderão aguentar o vento reformista (que pode ser uma tentação de consequências perigosas!) deste governo...
Muito rapidamente, direi curtas palavras que definem o meu actual sentimento para com os actuais grupos parlamentares:
PSD - tem feito um trabalho de mérito no campo da economia portuguesa mas cujos resultados apenas poderemos apurar, provavelmente, em 2005, no final deste ciclo de arrefecimento da economia mundial. Mas os louvores na economia passam a críticas ferozes no campo da Ciência e da Cultura onde ainda não se percebeu muito bem se tem ou não uma política de acção definida. Durão Barroso compensa com seriedade (às vezes demais!) a sua total ausência de carisma e simpatia popular!
PS - é um partido que está a passar por uma crise nítida! Se, por um lado, tem também um líder com falta de carisma, por outro lado tem um conjunto de novos valores e personalidades de inegáveis qualidades e que asseguram o seu futuro a médio e a longo prazo; António Costa tem tido um comportamento enquanto líder parlamentar notável e é sempre um fortíssimo candidato a líder do PS a médio prazo. José Sócrates tem um carisma e uma aceitação popular crescente e consistente com a sua frontalidade e inteligência; na minha opinião, e a par de António Costa, poderá ser um dos fortes candidatos a líder do PS. Não nos podemos ainda esquecer de António Vitorino...mas, para já, veremos até onde irá a sua dinâmica internacional!
PCP - ainda não sabemos se está, ou não, em coma profundo... a verdade é que toda a ideologia perfeitamente utópica do comunismo já morreu há muito tempo em todo o mundo (excepto em Cuba, mas isso são outras histórias!); por isso é urgente o PCP realizar profundas reformas internas! Caso contrário, o PCP ameaça morrer! E os sinais que o actual secretariado tomou em relação aos movimentos reformadores anunciam a sua morte, o que não deixa de ser irónico: o PCP vai morrer com a sua própria assinatura!
PP - PP é de Paulo Portas ou de Partido Popular? Este é um dos grandes problemas do actual PP - vive, depende e sobrevive apenas à custa do seu líder. O que tem de popular perde em coerência pessoal! O Paulo Portas jornalista nunca deixaria de tentar derrubar o Paulo Portas político na recente questão da Moderna que, diga-se, nada tem de político e é um erro qualquer partido aproveitar-se de tal; no entanto, foi a coerência pessoal do passado de Paulo Portas que o incriminou no seu presente e, quiçá, no seu futuro! Este PP é sobretudo, um partido de centro que terá como grande paradoxo e perigo as próximas eleições para o Parlamento Europeu: vai concorrer com o PSD e apoiar a Europa (que o PP de Monteiro sempre recusou!) e, assim, perder a sua ideologia e cair no perigo de perder votos para o novo partido de Manuel Monteiro? É um teste de ferro, e veremos até onde vai a habilidade política de Paulo Portas!
BE - eis um partido que, para mim, é o cúmulo da ironia. O marketing ideológico, político e de imagem é algo em que os partidos de direita (de governação!) são peritos; no entanto, o BE é que é o verdadeiro mestre em tais áreas! De facto, o BE mais não é do que um pacote cheio de...nada! A sua maneira de intervir na sociedade e no Parlamento assemelha-se mais a um espectáculo mediático do que a outra coisa qualquer e a verdade é que este, BE sem a inteligência de Louça ou a ironia de Miguel Portas, não passa de uma colectividade que outrora abraçou o comunismo e a sua utopia mas que cedo reparou que há que ser primeiro mediático e só depois comunista! O BE esvazia-se totalmente em fóruns sociais e a sua irritação constante com o capitalismo e com os EUA é de um sintoma de esquizofrenia política gravíssima. Vale-se dos seus slogans políticamente incorrectos que, analisando bem, não passam de slogans moralmente correctos e, ironia das ironias, são slogans políticamente correctos para a faixa etária que predomina nas suas fileiras: jovens urbanos! Tem apenas a sorte de existir na altura em que o PCP se prepara para dar a facada mortal pois caso o PCP fosse um partido forte e reformador, o BE não tinha razão ou força para existir!
PEV - eu devo confessar que nunca percebi muito bem a coligação entre "Os Verdes" e o PCP. Por isso, apenas tenho uma questão: o PEV irá ser engolido na contracção gravitacional fatal do PCP?

Bom, e uma vez expostas as minhas ideias sobre política partidária, penso que, de futuro, pode ser mais clara a compreensão das minhas análises políticas. Como me parece óbvio, tudo farei para que sejam imparciais, mas como estou ligado a um corpo humano, espero que os meus leitores possam compreender quando, de vez em quando, parecer algo parcial! Assim, apenas na próxima semana irei começar tão interessante actividade...


Quer ler?
Como os media apenas promovem livros da chamada literatura geral, gostaria de utilizar este espaço para promover, semanalmente, dois livros de carácter científico e/ou de ficção científica.
Assim, começamos com uma obra que, pessoalmente, muito me diz e que é, sem dúvida, um livro bastante atractivo para a mente de todos aqueles que adoram conhecer um pouco mais sobre a Ciência e algumas das suas fraudulentas fronteiras... Um Mundo Infestado de Demónios é, na minha opinião, o melhor livro de Carl Sagan e mostra-nos de uma maneira surpreendente porque razão a astrologia e outras pseudo-ciências são, acima de tudo, uma fraude! Lê-se com uma facilidade fabulosa e é uma excelente recomendação para estas férias! É mais um livro da soberba colecção Ciência Aberta da editora Gradiva (http://www.gradiva.pt)
Ainda na mesma editora e na mesma colecção temos A Falsificação de Euros e Pequenos Mundos do meu querido amigo Jorge Buescu. No seu livro anterior (O Mistério do Bilhete de Identidade e Outras Histórias), Jorge Buescu mostrou-nos como é possível falar de assuntos mundanos e relacioná-los com a matemática. O autor pertence a uma nova geração de cientistas que crê na importância da divulgação da Ciência. E quando a mesma é feita com o bom senso, inteligência e a beleza literária de Buescu, então devemos pedir a Portugal para que aparecam mais e mais "Jorges Buescus"!

Melodias
A sugestão musical para esta semana vem de Terras de Sua Majestade. Craig Armstrong é já uma referência no panorama internacional. Colaborou com personalidades como Madonna, Bono Vox, Massive Attack e inicia-se agora também na composição de bandas sonoras para filmes (toda a música do filme The Quiet American tem a sua assinatura!). A sublime combinação do piano com sintetizadores é algo que comove!
Assim, para ouvir com prazer (para a alma e para a mente!) os seus trabalhos The Space Between Us e As If to Nothing. Mais informações sobre o compositor em http://www.craigarmstrong.com

TV - para que te quero?
Numa altura em que muito se fala sobre serviço público da televisão, eis um serviço público para os adolescentes (e não só!!) do nosso país. Apesar de muito mal tratado pelos "cérebros" da crítica televisiva portuguesa, o programa Curto-Circuito da Sic Radical é um exemplo de como se consegue chegar ao público jovem e falar sobre o que eles gostam: música, cinema, novas tecnologias, etc...
Conduzido actualmente por Pedro Ribeiro (parabéns pela sua mais recente aquisição familiar!), Digo Beja, Carla Salgueiro e Teresa Tavares, este programa tem ainda as sugestões diárias de Nuno Markl (DVD e cinema), Rui Pedro Tendinha (cinema), DJ Xavier (música), Paulo Garcia (música), António Freitas (música), Sylvie Dias (moda), Mário Franco (internet) e muitos outros...
Apenas um reparo: a adolescência não se esgota em música e êcrans... para além do tema diário (que pode ser qualquer um!), seria talvez interessante incluir rubricas de carácter mais sério e que pudesse estimular a mente e obrigar a raciocinar!
De resto, um programa que serve de exemplo para o que deve ser o serviço público para camadas mais jovens! Tudo, mas mesmo tudo, em http://www.curtocircuito.tv

E esta semana ficamos por aqui...

Beijos e abraços!
FMSG

Que o céu não nos caia na cabeça!

quinta-feira, junho 19

O Outro Lado da Lua - o que é!

Dizem que hoje é um dos dias mais quentes dos últimos anos em Portugal! E quis o destino que hoje fosse aberto este espaço virtual em que eu, um vulgar produto da Humanidade, escrevesse sobre o que mais de interessante e o que de mais mundano e vulgar se faz, se diz, se produz neste planeta. Que, caso não saiba, é a Lua!! De facto, somos supreendidos todos os dias com notícias tão gritantemente extraordinárias que mais parece que estamos na Lua! E como Portugal não é conhecido particularmente por ser um dos países que acompanha mais de perto o que de interessante se faz neste planeta, só podemos estar no outro lado da Lua!

E de tudo se pode falar, sobre tudo podemos comentar aqui! Política, poesia, Ciência e Tecnologia, musica, sociedade, cinema, livros, desporto, mulheres, homens, humor, tragédia... enfim, todos os actos desta peça de teatro que é a vida!
Tentarei dar uma renovação semanal aos meus comentários, mas pode ser que assim não ocorra!
A minha perspectiva não é melhor nem pior do que a dos outros, simplesmente é a minha.
Por isso, é um espaço de liberdade; e a liberdade é o melhor que temos neste país!
Então, para hoje, apenas ficamos com uma apresentação muito informal e muito ao estilo de interrogatório!

Como me chamo?
Francisco Miguel de Sousa Gonçalves
Francisco porque o meu pai também tem este nome (nunca percebi muito bem esta tradição), Miguel por mútuo acordo entre os meus pais, o "de" é para dar um sinal de nobreza (sempre acreditei nesta versão desde criança!), Sousa vem do meu lado materno e Gonçalves do meu lado paterno.

Onde e quando é que nasceste?
Nasci às 20h45m na famosa maternidade Júlio Dinis (Porto) do dia 10 de Maio de 1978! Sou, por isso, um produto da famosa (ainda estamos a tentar apurar o porquê da fama!) década de 70! Façam as contas e descubram a minha idade (para os que não sabem, basta apenas fazer uma subtracção!). Sou, por isso, um "cota" para alguns e um "jovem" para outros!!

Porque razão nasceste?
É uma pergunta legítima e curiosa mas que levanta uma série impressionante de perturbantes questões de ética, moral e filosofia e que apenas poderão ser respondidas por quem de direito (sugiro os meus pais!)

E que fazes agora na vida?
Bom, já reparei que hoje é só perguntas de elevado grau de inteligência e relevância!
Eu estudo Astronomia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (um dia destes irei fazer uma profunda reflexão sobre este curso e esta faculdade!) e sou também colaborador do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (título pomposo mas que se resume a fazer atendimento ao público, bibliotecário e ir pôr cartas ao correio e ir ao banco).

E quais são as tuas perspectivas de futuro?
Como cantou o grande Mike Oldfield naquele fantástico álbum Songs of the Distant Earth: "Only time will tell"!

O que gostas de fazer na vida?
Ler, praticar deporto (futebol e ténis) e discutir um tema interessante com pessoas interessantes está no topo da minha lista.

O que gostarias de fazer na vida?
Paraquedismo, passeios sub-aquáticos e Yoga! Não entendo porque razão os meus pais e a minha namorada dizem sempre que eu sou um homem de extremos!!

E por falar em namorada... quem é a vítima?
Não vamos entrar por esse caminho porque ela não tem culpa nenhuma de se apaixonar por mim... são daquelas coisas que acontecem na vida, pronto... ;)

E hoje vamos ficar por aqui...
Para a próxima semana há mais! Ainda não sei do quê, mas posso garantir que haverá mais...muito mais...

Que o céu não nos caia na cabeça!

Powered by Blogger