sexta-feira, novembro 30

Agradecimentos...

Como nunca fui mal agradecido, na altura em que a Ana decide sair deste lado da Lua, resta-me agradecer a sua boa disposição e a participação especial que só ela soube emprestar a este bocado virtual...

Por isso, obrigado, Ana, e que sejas feliz! :)

Beijos!

Adeus

quinta-feira, novembro 29

Não há Natal sem este anúncio...



Há coisas fantásticas, não há?? :)

terça-feira, novembro 20

Em apreciação...

(mas recomendo desde já! :) )


The Ends of the Earth: An Anthology of the Finest Writing on the Arctic and the Antarctic
by Elizabeth Kolbert (Author), Francis Spufford (Author)

The Arctic and Antarctic ice shelves have been an object of obsession for as long as we’ve known they existed. Countless explorers, including such legends as Richard Byrd, Ernest Shackleton, and Robert Falcon Scott, have risked their lives to chart their frozen landscapes. Now, for the first time in human history, we are in legitimate danger of seeing polar ice dramatically shrink, break apart, or even disappear. The Ends of the Earth, a collection of the very best writing on the Arctic and Antarctic, will simultaneously commemorate four centuries of exploring and scientific study, and make the call for preservation. Stocked with first-person narratives, cultural histories, nature and science writing, and fiction, this book is a compendium of the greats of their fields: including legendary polar explorers and such writers as Jon Krakauer, Jack London, Diane Ackerman, Barry Lopez, and Ursula K. LeGuin. Edited by two contemporary authorities on exploring and the environment, The Ends of the Earth is a memorable collection of terrific writing—and a lasting contribution to the debate over global warming and the future of the polar regions themselves.
... depois digo qualquer coisa ...

segunda-feira, novembro 19

Amanhã, no RCP...

Às 15h, no Rádio Clube Português (Emissão Regional do Porto - 90.0MHz) ...

Os Mestres da Humanidade
Sócrates, Buda, Confúcio, Jesus
de Karl Jaspers
Edições Almedina




História das Mitologias I
de Félix Guirand
Edições 70



A Oração dos Homens
Uma Antologia das Tradições Espirituais
de Vários
Assírio & Alvim

terça-feira, novembro 13

Pepe e porque razão não deveria jogar na Selecção!

Para rir logo pela manhã... este foi talvez o melhor argumento que já ouvi para justificar a não convocação do Pepe à Selecção Nacional:

A trica da semana prova-o: pior que um português que não bate num espanhol é um português que apanha dum espanhol. Ora, qualquer filósofo sabe que:

A) Pepe apanhou dum espanhol;

B) Nenhum português apanha de espanhóis;

Conclusão - Pepe não é português.


Assim, o lugar de Pepe é, inevitavelmente, na selecção do Brasil!


Tem a sua lógica, sim senhor... :)

segunda-feira, novembro 12

Amanhã, no RCP...

Às 15h, no Rádio Clube Português (Emissão Regional do Porto - 90.0MHz) ...




O Banqueiro Anarquista
Fernando Pessoa
Assírio & Alvim




História da União Soviética
Peter Kenez
Edições 70




Oriente Próximo
Alexandra Lucas Coelho
Relógio d'Água

(Des)Empregos!

Publico em seguida, com o maior prazer, o texto do Cegueira Lusa relativo aos professores das actividades extracurriculares que vivem uma situação dramática. Eu própria estive a trabalhar nessa situação um ano e tal. Dava aulas de Inglês nessas tais actividades de embrutecimento curricular. Com frequencia não tinha sala própria, tendo de dar aulas no corredor ou mesmo na biblioteca, e apanhava os alunos às 6 da tarde estoirados depois de um dia de escola. Não fora isto já por si só mau, no último ano lectivo acabei por desistir em meados de Novembro. Pura e simplesmente não recebia o vencimento (a RVerdes, claro!). Após a desistência e após ter enveredado por outros caminhos que nada têm a ver com a minha licenciatura acabei por receber o meu rico dinheirinho em...... Março! Valeu o que tinha amealhado e a ajuda de familiares.
Em suma: Isto de ser professor não é para quem quer é para quem pode!

"As Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), há quem as designe de Actividades de Empobrecimento Curricular, nasceram algo tortas e, como diz a sábia voz do povo, «aquilo que nasce torto, tarde ou mal se endireita». Não querendo tomar a parte pelo todo, não me atrevo, para já, a juntar-me ao exército, que tem visto as suas fileiras engrossarem, daqueles que diabolizam as AEC. Apesar de não ser novidade para ninguém que me conheça que não concordo com o modelo adoptado nem com os objectivos (se é que estes existem) que estas se propões alcançar. Todavia, posso afirmar, convictamente, que este modelo contribui para o empobrecimento dos professores envolvidos no projecto.A trabalharem desde Setembro sem receberem um cêntimo pelos seus serviços é absolutamente inaceitável. Não esqueçamos que estes profissionais trabalham a «Recibo Verde», portanto há uma boa parte do ano em que não recebem coisa alguma. Isto já é preocupante. Pensar que estas pessoas desde Julho que não auferem qualquer vencimento suscita-me algumas questões: Quem paga a renda / prestação da casa? Quem paga a alimentação? Quem paga a água, a luz, o telefone? Como é que se vive assim? Não esqueçamos que muitos têm que se deslocar em transporte próprio para a (s) escola (s) onde leccionam. Não sei se esta situação se está a passar em todo o país. Em Viseu esta é uma realidade dramática. Parece que os vencimentos estão a ser processados…estavam…estarão…Ninguém sabe ao certo.O que sei é que há gente a vivenciar situações dramáticas. Um amigo disse-me que não sabe se o dinheiro que ainda lhe resta será suficiente para o combustível que lhe permita deslocar-se às várias escolas em que trabalha. Aqui está outra aberração: contratam imensa gente e depois atribuem apenas 12 horas a cada professor, horas distribuídas por distintos locais, obrigando a várias deslocações diárias. Se não expusesse esta situação vergonhosa e lamentável hoje, tenho a sensação de que nem dormiria em paz. Outros há que estão, dado o adiantado da hora, tranquilamente a sonhar com a cabeça na almofada. Enquanto isso, muitos fazem das tripas o coração, encetando majestosos malabarismos, para fazerem face às necessidades básicas do quotidiano. Que vergonha!!! "

quinta-feira, novembro 8

A propósito do acidente rodoviário na A23...


e porque perguntar não ofende...


Quando algo de bom ou na eminência do mau é safamo-nos do mesmo, é vulgar afirmar "graças a Deus"!


Mas quando algo de mau acontece...

É impressão minha ou há algo de religiosamente incoerente nesta temática?

Ou será que esta expressão é invenção do Homem sem a concordância de Deus?

E será que perguntar não ofende mesmo? Pode-se questionar? Debater??

Enfim... paz às almas deste acidente!

Faltam só 5 dias...



Planeta Terra é a maior produção da história da BBC e o mais ambicioso documentário sobre o planeta azul. O documentário traz uma visão abrangente de todo o funcionamento do planeta - os animais, as plantas, o clima, os movimentos internos, as influências externas.






Posso garantir-vos, é mesmo muito bom!! Vi algumas imagens no programa da Oprah e, de facto, nunca se viu nada igual; vale a pena também visitar a webpage oficial do documentário! Finalmente em edição portuguesa, pode ser adquirido aqui em pré-venda e a um preço muito interessante!

Uma magnífica prenda de Natal...

terça-feira, novembro 6

Hoje, no RCP...

Às 15h, no Rádio Clube Português (Emissão Regional do Porto - 90.0MHz) ...




Homem-Máquina, Paradigma da Vida Moderna
José Martins dos Santos
Almedina




Portugal Genial, o lado positivo das marcas de Portugal no Mundo
Carlos Coelho
Bertrand Editora




O Monge que Vendeu o seu Ferrari, uma Fábula Espiritual
Robin Sharma
Pergaminho

Powered by Blogger