domingo, janeiro 14

O Maior Português, a minha votação!

Admito... cedi à moda... cedi a esta tentação de apontar um Maior Português, apesar da estupidez de tal acto, apesar da subjectividade de tal eleição!

E, então, a minha escolha recaí sobre:


D. JOÃO I, o de Boa Memória

É sempre muito complicado explicar com propriedade estas escolhas... D. João I, apesar da maneira tumultuosa como chegou a Rei (lembre-se que a Iª Dinastia acabava sem um descendente directo ao trono, ameaçando a independência de Portugal e, D. João I, filho ilegítimo de D. Pedro, com o apoio de alguns nobres, assassinou o conde de Andeiro, tornando-se mais tarde Rei de Portugal), D. João I está no vértice de duas linhas absolutamente decisivas para o Portugal que conhecemos hoje: no esfumar das esperanças bélicas por parte de Espanha para tomar Portugal (na Batalha de Aljubarrota, com o génio militar de D. Nuno Álvares Pereira, seu apoiante na tomada da Corte Real) e por ter sido, literalmente, o Pai da maior façanha colectiva do povo Lusitano: os Descobrimentos. Pai do Infante D. Henrique e da famosa Ínclita Geração, D. João I era um puro amante da cultura e do conhecimento, quiçá influenciando assim as vidas gloriosas dos seus filhos; era um Renascentista antes do seu tempo, preferindo delegar as conquistas e planeamento militar para Nuno Álvares Pereira, apesar de inteligentemente deduzir que o futuro de Portugal estaria na exploração geográfica sobretudo motivada pelo intercâmbio de comércio e de cultura.

Deixa um legado conhecido de todos através, sobretudo, da acção educadora e formadora que teve para com os seus filhos, mas é preciso lembrá-lo também como alguém que resgatou o país de uma quebra de independência, como alguém que segurou um país quando o mesmo parecia destinado ao obscurantismo e, mais do que segurar, soube transportar o nome de Portugal para uma imortalidade a todos os títulos planetária! Ele foi o verdadeiro pai da globalização, o primeiro a mostrar outros Mundos ao Mundo! E como seriam necessários tantos D. João I a este nosso Portugal!

Não está na lista dos 10 Maiores Portugueses do programa da RTP... está, injustificadamente, injustamente, muito longe disso. Para mim, ele foi o Maior Português!

Powered by Blogger