domingo, janeiro 7

Sim, eu estive lá... meu Deus, eu estive lá! :)

Esta é a foto mais marcante desta minha tarde... :)


O FC Porto foi eliminado da Taça de Portugal, no Estádio do Dragão, pelo modesto Atlético e eu estive no Estádio do Dragão.


Diga-se que houve total mérito por parte da equipa de Lisboa na eliminação dos campeões nacionais. Foram um equipa absolutamente surpreendente sob o ponto de vista da tranquilidade e qualidade táctica que evidenciaram durante toda a partida! Perfeitos na ocupação dos espaços e nas marcações aos principais jogadores do FCP, o Atlético soube jogar com a lentidão de processos de toda a equipa do FCP, com a impaciência do público e com a falta de automatismos defensivos que o FCP evidenciou.
Quaresma foi individualista, Meireles perdeu claramente a luta no meio campo, mesmo quando ajudado por Paulo Assunção e Bruno Moraes foi muito ingénuo nas poucas oportunidades que teve; mas convém referir que o Atlético também teve claras oportunidades para dilatar o marcador! Aliás, a primeira grande situação de perigo é do Atlético, a que se seguiu uma jogada extraordinariamente polémica. Um dos avançados da equipa de Lisboa isola-se na frente atacante (fruto de um bom passe que rasga toda adefesa portista) e é claramente derrubado à entrada da área. Livre muito perigoso e cartão (que seria vermelho!) por mostrar a Ricardo Costa.

O FCP mostrou ao longo de toda a partida uma gritante ausência de ligação entre os sectores; passes mal medidos, descoordenação entre meio campo e o ataque, falta de ideias! Juntamos, a tudo isso, uma irritação nítida à medida que o cronómetro avançava... é elucidativo que, perto do fim, Quaresma deixa sair a bola do perímetro do jogo e chuta violentamente a mesma na direcção do banco de suplentes do.. FC Porto!

O Atlético impressionou... soube jogar à bola! Soube sair a jogar sempre com tranquilidade, fazendo correr a bola por todos os seus sectores e tentando sempre passes em profundidade, ficando a defesa do FCP várias vezes em apuros! Conseguiu colocar o jogo ofensivo do FCP longe da sua área e fê-lo sempre com muita inteligência!

O lance polémico: o penalty a favor do FCP quando passavam já 3 ou 4 minutos após os 90! No sítio onde me encontrava (mesmo no enfiamento da jogada!), o lance é altamente duvidoso por uma simpes razão: o jogador do FCP (creio que Ricardo Costa), no momento em que salta, escorrega ligeiramente e isso dá a impressão que o jogador do Atlético o terá empurrado, o que não aconteceu! Lance mal ajuízado pelo árbitro, mas "Deus escreve bem por linhas tortas" e Quaresma não converte!

Vitória justa e suada do Atlético, castigo duro mas merecido para este FC Porto!

Powered by Blogger