domingo, setembro 24

Perdido no espaço e no tempo...

Há alguns anos atrás, quando este lado da Lua ainda era habitado apenas por mim, contei-vos a minha paixão por este local tão especial do meu Porto: a Praça dos Leões e todo o sentimento que tem a antiga e agora quase abandonada (de estudantes!) Faculdade de Ciências da Universidade do Porto!
A propósito de algumas broncacias, na semana passada tive de voltar lá, ao mesmo espaço... e foi a mesma emoção! Peguei, então, na câmera fotográfica do meu telemóvel (por isso, peço desde já desculpas pela qualidade das mesmas!!) e captei para a posteridade uma Faculdade que, definitivamente, já tem muito pouco daquela Faculdade barulhenta, cheia de vida e de lições de vida que me deu gratuitamente! E porque eu sei que alguns que passam por este lado da Lua também conhecem bem o local, deixem-me pegar nas vossas mentes e passear por esta Faculdade, recordando a outra!

E toda a história, todo o percurso, começa pelo início, num primeiro passo...






A FCUP que eu conheci, em 1996, não tinha esta cara tão "lavadinha". Era mais escura, bem mais escura! Sofreu obras de requalificação, elevando a honra, beleza e dignidade deste pedaço de história portuense... tal como a fonte dos Leões, santuário de todos os caloiros, ponto de encontro para saídas nocturnas ou, apenas, para contemplações! Agora, já não há sinais de praxe, já não há sinais do saudável vandalismo académico... devolveu-se o espaço aos cidadãos, podem dizer uns! Mas serão sempre os Leões... mesmo com uns horríveis cachecóis vermelhos de plástico!



Agora, a entrada da FCUP é um zona muito mais aberta, muito mais ampla do que aquela que eu conheci! Abrem-se todos os portões e observa-se logo a primeira boa ideia que tiveram para este espaço: forrar as suas paredes, os seus corredores, com História, com a História da FCUP e também um pouco da história da cidade... os painéis brancos que estão do lado direito reproduzem capas e páginas de jornais de outros tempos que relatam vários acontecimentos íntimos da FCUP e do Porto. Uma excelente ideia!




O primeiro grande momento emocional da viagem... depois de passarmos os portões da entrada, deparamo-nos com 2 escadarias. A de cima, a 1ª, será, para sempre, conhecida por escadaria de Astronomia e o termo diz tudo! Era ali o ponto de encontro da grande parte dos alunos do meu curso. E, naquelas escadas, tudo se fez... uns fumavam, outros tinham acesas mais sempre amigáveis discussões; uns beijavam-se, outros suspiravam; uns estudavam, outros liam dedicadamente o jornal; uns perdiam-se na vida, outros encontravam uma luz! Uns e outros, todos juntos, sabiam uma coisa: era ali que tinham início os sonhos, os projectos de todos! Era ali que as mágoas de uns passavam de uns para os outros para que um outro, com uma palavra amiga, soprasse essa núvem escura para outro lugar... ali, era o início da nossa Vida, ali era o teatro dos nossos sonhos!
Aprecie-se, através da foto da 2ª escadaria (a de baixo), a beleza absolutamente clássica e imponente deste edifício!



Ao subirmos as escadas, se prestarmos atenção, encontramos outros pormenores de enorme beleza... os quadros alusivos ao estudo do conhecimento (em cima) e, no cimo, uma clarabóia que empresta momentos de geniais inspirações a qualquer um!



A luz da clarabóia ilumina os portões do Salão Nobre da FCUP, local que recebeu apenas momentos de honra e de prestígio. Desse local, contempla-se, então, todas as escadarias e o busto de Ferreira da Silva, um dos nomes emblemáticos da nossa história e uma das grandes figuras da nossa Ciência do Séc. XIX!



Os corredores... longos, estreitos, vibrantes, frios... mostro-vos apenas 2: o de cima ia dar aos antigos laboratórios de Zoologia, penso eu, não tenho a certeza (alguém que me corrija!). Lembro-me que, neste corredor, nas 2 últimas salas do lado direito, tive as aulas de Cálculo Automático com a Profª Teresa Mendonça e também com o Prof. Paulo Gameiro... se não me engano, era nas terça feiras de manhã, logo às 9h! E aprendíamos Linguagem P (ainda hoje não sei que raio de coisa é essa e para que serve!), Basic e outras coisas bonitas! Era também, no fundo desse corredor, ao longo de 3 ou 4 frias escadas, que muitos namoravam, ali, longe de tudo e todos, num local de mínima privacidade para máximos desejos!

O outro corredor, o da foto de baixo, acredite-se ou não, era o mais agitado de todos! Era o corredor que dava acesso ao bar, mais ou menos a meio do lado direito! Saía-se da aula e fugia-se para o bar para comer um panike de ovo ou de chocolate e isso explica muito sobre a presente condição física do autor deste post! :) Foi também nesse bar que entornei uma fanta de laranja sobre a minha namorada... sim, a mesma, aquela que me atura já desde esse tempo! Por isso, este tributo a este local mítico é também um agradecimento a ela; por ter esperado, por ter acreditado, por ter... tudo! O tempo e esta nossa FCUP juntou-nos... a ela teremos de regressar um dia, para (mais, outros) momentos felizes!



Temos então, na foto de cima, o belissímo átrio que serve de entrada ao Anfiteatro de Química (aquela porta aberto no fundo, lado direito) ... foi sempre a minha sala favorita para fazer exames! Fiz lá muitos, passei a alguns, reprovei também a alguns! Mas, pelo tamanho, pela boa disposição que um átrio destes nos dava antes da entrada para uma prova de fogo, sempre encarei este local como um dos mais bonitos da Faculdade. E, para o comprovar, note-se a foto de baixo, representanto o 2º andar desse mesmo átrio... não se bebe perfeição, fenomenalidade, inspiração divina e tranquilidade e total cumplicidade entre a obra do Homem e a graça de Deus? Foi neste local, neste ambiente, nesta exaltação dos sentidos que nasceu o GIRA - Grupo de Informação e Recreacção Astronómica, uma união de amigos que criou um espaço de divulgação da astronomia com algum sucesso no norte do país! Mas falarei mais disso à frente...





Mas nem tudo é recordado com um doce no espírito... quem não se lembra dos abomináveis contraplacados que serviam como salas de aula, como este aqui da foto do lado esquerdo? Quem não se lembra do frio que entrava por todos inúmeros buracos daquelas "coisas"? Quem é que não se lembra das cadeiras, das mesas, dos quadros que pareciam objectos de arremesso de uma qualquer Guerra Mundial? Quem é que não se lembra da sujidade do chão?
Mas foi também aí que se ouvia Senhorrrra, derrrivada de sieno?? pronunciado por um professor de dimensões físicas assustadoras proveniente das Rússias?
O bar também era num contraplacado, representado na foto de baixo.

E, para terminar, uma delírio... uma foto de horrível qualidade mas de grande nostalgia, mostrando o impacto da FCUP nas nossas vidas! Pouco tempo depois da génese do GIRA, tirou-se a foto de família num dos corredores da nossa Faculdade, para a posteridade... para uns recordarem com enorme prazer, outros nem tanto! Mas, sentimos agora, a construção do nosso futuro começou no passado daqueles corredores, começou nos sonhos, projectos e segredos que sussurámos entre nós e entre cada pedaço de rocha daquele edifício! Fiquem com um registo do passado que eu vou ali ter com o futuro! :) Boa noite!



de cima para baixo, da esquerda para a direita:
Rui Silva, Nuno Gomes, Pedro Russo, José Marçal, Luís Calçada, Fernando Pinheiro, João Marques, Luís Belerique, Elsa Silva, José António, Ricardo Reis, Miguel Gonçalves, Ana Sofia, Liliana, Jorge Martins, Alexandre Aibéo, Bruno Oliveira (MEIXTRE!!)

1997, num corredor qualquer da FCUP

Powered by Blogger