segunda-feira, setembro 11

Interrupção intelectual...

Palavra de honra... eu até simpatizo com esta mulher!



A Joana Amaral Dias é uma mulher inteligente, mostra uma garra na defesa das suas opiniões que até lhe dá algum carisma e, escusado será dizer, tem uma presença física absolutamente extraordinária.
Porém, tem um gravíssimo defeito: é do Bloco de Esquerda! E isso faz com que, periodicamente, escreva coisas deste tipo... o problema da Joana, bem como de muita da esquerda portuguesa (incluíndo algum PS), consiste em fazer a crítica despreocupada e livre, aquela que é fácil porque é politicamente correcta, aquela que é desonesta porque, no fundo, é oca e apenas é feita porque, quem a pratica, sabe que não pode aspirar a outros vôos na democracia portuguesa!

Para textos como este da Joana, e muitos outros de Louça, Jerónimo de Sousa, Bernardino Soares, Fernando Rosas ou Miguel Portas (repare-se que o estilo pouco difere entre todos estes), há sempre uma falha nítida, imperdoável e fatídica: após enumerarem 19849279473298 razões para o (alegado) fracasso dos EUA pela sua tirania monstruosa e ineficaz política externa de relações diplomáticas e militares, como que culpando os EUA pelo (outra vez, alegado!) incentivo ao choque de civilizações, apetece perguntar: que outras opções, soluções e caminhos todos eles apontaram? Criticam, mas... e sugestões práticas, reais? Rigorosamente nenhumas!! É uma medíocridade intelectual que, pelo menos na Joana Amaral Dias, eu não reconheço mas que, por vezes, é tristemente evidente...

Powered by Blogger