segunda-feira, fevereiro 21

Eleições... o que ficou da longa noite!

E porque a noite foi muito longa, uns curtos comentários aos resultados de cada partido e ao futuro próximo...

PARTIDO SOCIALISTA

Foi, sem dúvida alguma, o grande vencedor da noite! Absolutamente notável os resultados que obteve e que ficam bem expressos nesta ideia: de todas as capitais de distrito do país continental, apenas Leiria deu uma vitória ao PSD! Foram surpreendentes as vitórias do PS em Viseu (nunca tal aconteceu!), Vila Real, Bragança e Castelo Branco! E, em freguesias rodeadas pela polémica da co-incineração (Souselas e Soure), o PS ganha confortavelmente (41,97% em Souselas e 52,06% em Soure). Nos 4 maiores círculos eleitorais (Lisboa, Porto, Braga e Setúbal), o PS ganha com maioria absoluta e na Madeira consegue igualar o número de deputados com o PSD. Absolutamente avassalador...



PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA

Derrota em toda a linha e perda de alguns "bastiões" como Viseu e Trás-os-Montes e Alto Douro. Registou uma perda de mais de 500000 eleitores relativamente a 2002 e apenas Leiria deu uma vitória distrital ao PSD. É, de facto, o grande perdedor da noite, pois o outro partido da coligação não ficou muito longe dos valores obtidos em 2002. É o 2º resultado mais negativo da história do PSD e Santana não vai sair da liderança do PSD a bem... será interessante ver qual será o seu futuro político!



COLIGAÇÃO DEMOCRÁTICA UNITÁRIA (PCP/PEV)

Talvez a verdadeira surpresa da noite! Registou mais 30000 votos do que em 2002 e voltou a assumir-se como a 3ª força política em Portugal. Conseguiu aguentar-se bem em vários concelhos do Alentejo mas é sobretudo em Lisboa e Setúbal que consegue uma boa percentagem. Para quem pensava que estava morto e enterrado, eis que, inesperadamente, Jerónimo de Sousa consegue atrair alguma simpatia popular, a que não será alheio a sua posição de "coitadinho" no debate da RTP (o português é muito sentimental!).



PARTIDO POPULAR


Perdeu perto de 60000 eleitores, sobretudo na zona norte do país. Em Aveiro apenas elegeu Paulo Portas e consegue colocar um deputado em Viana do Castelo, algo que não conseguiu em 2002. Perde 1 deputado pelo círculo do Porto e, em Coimbra, onde apostou forte (por causa da questão ambiental e da guerra Nobre Guedes/Sócrates) não consegue meter nenhum deputado e perde mesmo mais de 2000 votos!
Paulo Portas demitiu-se e há muita curiosidade em saber quem o irá substituir, sabendo-se que PP é acrónimo de Paulo Portas e não de Partido Popular...


BLOCO DE ESQUERDA


Era praticamente consensual que iria ter um forte aumento ao nível da votação e do número de deputados. Triplicou na votação e quase que triplicava no número de deputados. É, porém, uma vitória com sabor amargo pois, mesmo com 8 deputados, não vai conseguir influenciar a política do PS devido à maioria absoluta deste... foi buscar votos ao PS e ao PCP e confirma-se uma vez mais o voto sobretudo urbano do Bloco, pois obteve bons resultados em Lisboa, Porto e Setúbal.


E AGORA....

O FUTURO GOVERNO?




Com esta maioria absoluta, Sócrates pode fazer um Governo à sua medida; e pode fazê-lo optando por construir um governo sobretudo tecnocrata, isto é, um Governo com técnicos e especialistas nas diferentes áreas de governação! Não precisa de criar muitos ministérios com altas figuras políticas, mas há personalidades do PS que irão, com toda a certeza, para este governo - António Vitorino, António Costa, António José Seguro, Jaime Gama... mas fontes próximas de Sócrates avançam que ele não quer ir buscar muitas figuras do chamado "Guterrismo".
Será muito importante verificar quem é que Sócrates vai colocar nas pastas das Finanças e da Economia, Saúde (fala-se muito no ex-Bastonário da Ordem dos Médicos, Germano Sousa), Justiça (de novo António Costa?), Educação e Ciência (pessoalmente, não me importava mesmo nada de ver um regresso de Mariano Gago!).

Os próximos dias prometem ser animados, com o PS a disfrutar do seu brinquedo novo: a maioria absoluta! Esperemos que não o estrague...

Powered by Blogger