quinta-feira, fevereiro 3

Reflexões sobre o debate

Terminou o debate político entre José Sócrates e Santana Lopes...

Algumas reflexões...



1. Esta forma de debate "à americana" permite uma discurso muito mais claro, directo e sem rodeios por parte dos intervenientes! A repetir...

2. No que diz respeito aos "debates laterais", relacionados com a vida pessoal dos dois líderes e boatos, Santana Lopes não soube desmentir ou até mesmo afastar o tipo e método de campanha negativa que o PSD (e JSD) protagonizaram e que até mesmo algumas altas figuras do PSD repudiaram.

3. Sócrates excedeu-se quando repetiu vezes demais explicações a Santana Lopes pela sua governação; para quem diz que não vai amaldiçoar o mau trabalho dos antecessores, Sócrates tem de começar a inverter esse discurso.

4. Pedro Santana Lopes, uma vez mais, tentou marcar novas agendas e novos temas para a campanha eleitoral que, verdadeiramente, são sempre secundários face ao actual estado da economia do país (casamento de homossexuais, clonagem, eutanásia...).

5. A "mensagem de esperança" que ambos reclamam para o país foi muito mais vísivel (pelo menos no plano das intenções) em Sócrates do que em Pedro Santana Lopes.

6. Notou-se que a equipa que preparou Sócrates para este debate tinha melhor qualidade argumentativa e comunicativa do que a de Santana Lopes, algo não muito surpreendente quando se observa que Santana Lopes não tem nenhum dos pesos-pesados do PSD do seu lado (à excepção de Alberto João Jardim).

7. Este debate, ao contrário do que alguns dizem, pode ter sido decisivo: o PS pode ter garantido aqui a maioria absoluta, caso não aconteça algo de extraordinário nos próximos dias; alie-se a esse facto os tiros nos pés que PSD e PP continuam a dar (vejam-se hoje as declarações de Nobre Guedes).

8. Sócrates apresentou um nervosismo mais visível do que Santana Lopes; este, surpreendentemente, superou algumas expectativas no que diz respeito aos seus conhecimentos na área da economia e terá sentido que superou essa prova, dando-lhe alguma tranquilidade.

Muito mais haverá para dizer, mas, para já, fico-me por aqui! Apenas um reparo a quem organizou este debate: faltou debater e conhecer a posição política dos líderes sobre assuntos basilares da nossa sociedade tais como a educação e saúde...

Powered by Blogger