segunda-feira, janeiro 31

Detesto estar doente...

...mas quem é que gosta? E neste momento não sou só eu que posso dizer isto já que, pelo que ouvi dizer, anda por aí um surto de gripe. A semana passada não havia (pelo menos era o que dizia o nosso serviço nacional de saúde), nem era causa para alarme. Esta semana já convém que os caros concidadão se vão vacinar, se não querem "apanhar o bicho".


Micrografia do mais comum virus da gripe, o Influenza (Departmento de Microbiologia, Faculdade de Medicina, Universidade Laval, Quebec, Canada)


Eu pessoalmente não fui afectado por este pequena criatura da ordem dos 100 nanómetros, mas por outra espécie de "bicharoco" um pouco maior, conhecido por bactéria. Nada de muito grave (espero), mas só ontem é que voltei a comer comida sólida.
E para todos aqueles que vão a correr ao médico de família a pedir antibióticos para a gripe, desenganem-se! As bactérias é que se combatem com antibióticos (como o que eu ando a tomar). Para a gripe, muitos líquidos (água, chá e canjinha para quem gosta), muita vitamina C e cama. Há quem diga que o mel faz bem, há quem ache que as suas qualidades terapeuticas são duvidosas. Eu cá gosto de mel que qualquer maneira, pelo que como-o quando estou com gripe e quando não estou.
Há ainda aquela famosa "mézinha" chamada "matar o bicho", que envolve uma certa quantidade de um tipo de álcool logo ao acordar. Recomenda-se a quem vai trabalhar na lavoura e não a quem tenha de se meter no trânsito...
Melhoras aos doentes e continuação de saúde aos saudáveis.

Powered by Blogger